Autor Tópico: Velas de pre-aquecimento clio 1.5 dci  (Lida 26317 vezes)

Offline romeupacheco35

• 1.0 SCe
  • *
Velas de pre-aquecimento clio 1.5 dci
« em: 26 de Dezembro de 2012, 18:11 pm »
Boas, alguém me sabe dizer qual o espaço de tempo entre mudança das velas de pré aquecimento no clio1.5 dci? Obrigado.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Re: Velas de pre-aquecimento clio 1.5 dci
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2012, 18:25 pm »
as velas nos diesel não teem tempo para mudar , ou acendem ou não , se não acendem mudam-se e pronto

Offline rik19

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2012, 19:11 pm »
E num dci podes ter as velas todas estragadas que ele pega sempre :laugh:

Offline romeupacheco35

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2012, 20:10 pm »
obrigado pelas vossas respostas. o meu clio deita muito fumo branco quando aínda está frio. Hoje vi numa loja daquelas nossas conhecidas, uma embalagem da Beru, c duas velas e tinha escrito max. 80.000km.  As minhas já devem ter uns 200.000.... as velas estão sempre como novas?  Muito obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2012, 23:49 pm »
Como novas só se for de aspecto, porque a resistência que faz aquecer a camera  de compressão, queima e deixa de aquecer. Esse fumo branco pode ser por as velas não estarem a aquecer o ar da camera de compressão como deve de ser.

Offline romeupacheco35

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 27 de Dezembro de 2012, 10:29 am »
Conheces outros "sintomas" , para além do fumo, para que possa mesmo ter a certeza que é das velas? O carro pega bem.... Muito obrigado!

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 27 de Dezembro de 2012, 21:56 pm »
se o carro pega bem é porque as velas estão boas , o fumo branco pode ser bomba desafinada ou fora de ponto , e pode ser um segmento a começar a dar passagem , nada de preocupante ou que tire o sono , é como as pessoas os anos e kilometros passam e as coisas gastam-se

Offline romeupacheco35

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 28 de Dezembro de 2012, 12:00 pm »
pois, ele está com 341.000.... se o ligarem á máquina numa oficina, conseguem ver exactamente qual é o problema? estou com medo de se porem a trocar peças e ele ficar na mesma.. obrigado pela ajuda!

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #8 em: 28 de Dezembro de 2012, 12:06 pm »
A ideia de ligar à máquina é mesmo essa, fazer um diagnóstico(se ele for possivel) para evitar andar a trocar peças à toa!

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : clio dci 65cv
« Responder #9 em: 28 de Dezembro de 2012, 17:09 pm »
Ola pessoal,hoje tive uma esperiençia no meu clio que me deixou um pouco baralhado,aqui deixo o testamento:
Vivo numa aldeia á beira rio onde as geadas são de "esgacha pessegueiro",tem dias em que ás 6 da manhâ estâo 10 negativos só para terem uma ideia,e o meu clio nesses dias custa a pegar so pegando á segunda ou terceira vez,tirando essas alturas pega que é uma maravilha!
Já por aqui disseram que as velas nos dci não estam lá a fazer nada mas duvido pois com 10 negativos acredito que o motor vá precisar delas de certeza!
Bom,pensando eu nas velas toca a fazer o teste nas mesmas para ver o seu estado e fiz 2 testes: 1º- tirar a vela fora,ligar o "cachimbo" e escostar um fio na rosca da vela e a outra ponta no negativo da bateria e.......nada,nenhuma vela aqueçeu!
Fiz o mesmo teste com as 4 velas BERU que comprei e todas aqueçeram,logo fiquei a pensar que as velas do carro estavam queimadas!
Não satisfeito nem convençido fiz outro teste diferente nas velas que estavam no carro que foi,vela em çima do borne negativo da bateria e com um fio ligado no borne positivo encostei na ponte onde ligam os "cachimbos" e..............voilá,aqueçeu sem problemas,testei as outras e todas aqueçeram também,entâo eu pergunto aos entendidos com é possivel?
Estâo ou não estâo as velas queimadas? :huh:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #10 em: 28 de Dezembro de 2012, 17:27 pm »
Quanto ás velas não fazerem nada nos dci não é bem assim, a temperaturas abaixo de zero são essenciais se não me engano isso já foi dito aqui no forum e acho que foi o Artur até que disse, por isso elas são essenciais no entanto na maior parte dos sítios em Portugal é tudo acima de zero por isso se dizer que não fazem lá nada.

Quanto ao primeiro teste não terem acendido, já fiz igual teste e também não acenderam mas deveu-se a não estar o fio bem encostado na mesma e pode ter sido isso que te aconteceu e para mais as do carro devem estar sujas com o uso e as novas limpinhas logo o contacto é melhor nas novas do que nas antigas.

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 28 de Dezembro de 2012, 17:48 pm »
Pois...........fio mal encostado não,de certeza,fiz tudo com muita calma pois também pensei nisso,quanto a sujidade só se for no interior das velas pois por fora estavam limpas e eu passaei um pano nas pontas para limpar alguma fuligem que traziam,como vês pensei em tudo...............que mistério!! :rolleyes:
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 17:49 pm por carlosjcm »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2012, 17:52 pm »
Para que tirar a vela fora??? Basta tirar o cachimbo e encostar um fio no positivo na bateria e na vela. Se fizer faiscas está boa senão está despachada...

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 28 de Dezembro de 2012, 18:11 pm »
Nada como ver com os proprios olhos a vela a aqueçer.......eu prefiro assim!!
Já agora reparei que em relaçâo ao antigo motor 1.9(tive um 19 1.9 diesel de 1994) nestes dci´s as velas estão a aqueçer menos tempo ou seja o temporizador desliga muito rapido,muito mais rapido que nos motores antigos!
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 18:12 pm por carlosjcm »

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #14 em: 28 de Dezembro de 2012, 21:04 pm »
e num pug 504 de ha 20 anos que demoravam 20 a 30 segundos a acender?