Autor Tópico: Velas de pre-aquecimento clio 1.5 dci  (Lida 26339 vezes)

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Velas de pre-aquecimento clio 1.5 dci
« Responder #15 em: 29 de Dezembro de 2012, 10:10 am »
Tudo é relativo.. Andei numa carrinha quando trabalhava num hotel, um Ford Transit de 91 e não tinha nem luz de aquecimento nem precisava de esperar para aquecer... E fiz o teste uma vez a tentar dar arranque depois de um mês parada... Sem esperas.. Pegava sempre logo na primeira volta.. Nunca percebi...

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #16 em: 29 de Dezembro de 2012, 10:28 am »
Essa era de injecção directa.
Os sistemas de injecção directa, sejam os common rail, os de bomba radial, ou os sistemas injector-bomba em tempos usados pelos carros do grupo VAG, não necessitam de tempos de espera.
Os antigos com pré-câmara de combustão é que são dependentes das velas.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #17 em: 29 de Dezembro de 2012, 17:55 pm »
Não sabia Rui.

Sempre me perguntei porque de não aquecer. Não pensei que uma carrinha de 91 já fosse de injecção directa...

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #18 em: 29 de Dezembro de 2012, 20:57 pm »
A injecção directa já existe há bastante tempo nos veiculos de mercadorias e afins.
Em ligeiros de passageiros foi usado pela 1ª vez num Rover e o 1º motor diesel de injecção directa a ter vendas de jeito foi um 1.9 ou 2.0 (não me lembro de qual deles) montado num FIAT Croma a meio da década de 1980. Curiosamente este Croma tinha a designação TDI, que seria mais tarde popularizada pelo grupo VAG. Ao contrário do que muitos pensam, não foi a VW que inventou o sistema.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #19 em: 29 de Dezembro de 2012, 22:12 pm »
concordo e sei disso , eles na VAG só melhoram os sistemas que vão aparecendo e fazem o anuncio em grande

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #20 em: 30 de Dezembro de 2012, 02:38 am »
Ola pessoal,hoje tive uma esperiençia no meu clio que me deixou um pouco baralhado,aqui deixo o testamento:
Vivo numa aldeia á beira rio onde as geadas são de "esgacha pessegueiro",tem dias em que ás 6 da manhâ estâo 10 negativos só para terem uma ideia,e o meu clio nesses dias custa a pegar so pegando á segunda ou terceira vez,tirando essas alturas pega que é uma maravilha!
Já por aqui disseram que as velas nos dci não estam lá a fazer nada mas duvido pois com 10 negativos acredito que o motor vá precisar delas de certeza!

as velas num dci ( ou num sistema common rail ) não estão lá a fazer nada, só ligam em temperaturas abaixo dos 0º centrigrados, de resto, nem sequer aquecem, pois a pressão da bomba é suficiente para colocar o motor em funcionamento

Bom,pensando eu nas velas toca a fazer o teste nas mesmas para ver o seu estado e fiz 2 testes: 1º- tirar a vela fora,ligar o "cachimbo" e escostar um fio na rosca da vela e a outra ponta no negativo da bateria e.......nada,nenhuma vela aqueçeu!
Fiz o mesmo teste com as 4 velas BERU que comprei e todas aqueçeram,logo fiquei a pensar que as velas do carro estavam queimadas!
Não satisfeito nem convençido fiz outro teste diferente nas velas que estavam no carro que foi,vela em çima do borne negativo da bateria e com um fio ligado no borne positivo encostei na ponte onde ligam os "cachimbos" e..............voilá,aqueçeu sem problemas,testei as outras e todas aqueçeram também,entâo eu pergunto aos entendidos com é possivel?
Estâo ou não estâo as velas queimadas? :huh:

pergunto eu.... Ou não percebi bem, ou está prai uma salganhada.
ora, se o cachimbo da vela entra na rosca ( positivo ) vais dar negativo na rosca ? claro que não aquece, provoca um curto circuito .... Se as outra acenderam, então filma isso que tens ai um milagre ...

Positivo da bateria na rosca e negativo da bateria no corpo metalico da vela e se não acender da ponta até meio em instantes ( 2 a 3 segundos ) troca

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #21 em: 30 de Dezembro de 2012, 12:52 pm »
Artur positivo na rosca? A única rosca que possuem é para apertar no bloco e isso é negativo.. o cachimbo salvo erro não tem rosca, é de encaixe e isso é que é positivo..

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #22 em: 30 de Dezembro de 2012, 12:57 pm »
a maior parte delas, onde entra o suposto "cachimbo" é tipo "varão roscado" para o mesmo não saltar

esta imagem, apesar de não ser a de uma vela propria para cachimbo, dá para perceber, este tipo de vela com porca leva um "pente" ou "fio" para transportar corrente a outra vela e assim em diante

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #23 em: 30 de Dezembro de 2012, 13:01 pm »
ha ok amigo pensei que estavas a falar na rosca do bloco... por isso é que perguntei..

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : clio dci 65cv
« Responder #24 em: 30 de Dezembro de 2012, 20:04 pm »
Errado........a parte onde vai encaixar o cachimbo não é de rosca,é um ponta comprida lisa,era assim nas que estavam montadas no motor e também são assim as novas que coloquei (marca beru).

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #25 em: 30 de Dezembro de 2012, 20:21 pm »
(...)esta imagem, apesar de não ser a de uma vela propria para cachimbo, dá para perceber, este tipo de vela com porca leva um "pente" ou "fio" para transportar corrente a outra vela e assim em diante

O que o artur disse é que a foto é de uma vela que não leva cachimbo, mas neste caso em concreto dá para diferenciar bem as zonas do pólo positivo e pólo negativo

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 30 de Dezembro de 2012, 20:39 pm »
Não esta façil.........vou explicar,ou que eu fiz foi dar negativo na parte roscada da vela(aquele que aperta na cabeça do motor) e dar positivo na ponta da vela(onde entra o cachimbo)......capiche agora? :azn:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #27 em: 30 de Dezembro de 2012, 20:49 pm »
E assim como fizeste aqueceu a vela? ou não?

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:09 pm »
Como já disse lá atrás, nas que estavam no carro não aqueçerem nas novas que ia meter todas aqueçeram,no entanto no teste da bateria(vela deitada em cima do borne negativo e dando positivo na ponta com um fio ligado ao positivo da bateria as que estavam no carro aqueçeram todas e isso e que me intriga! :rolleyes:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #29 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:18 pm »
Provavelmente ou fizeste alguma coisa mal no primeiro teste, ou então não chega corrente aos cachimbos, ou há problemas de massa a nível do motor, mas se o motor de arranque funciona bem , também não deve ser isso.

As novas funcionaram ligadas ao cachimbo, ou directamente à bateria?