Autor Tópico: Motores Energy e Diet 1.2 Qual melhor opção?  (Lida 7040 vezes)

Offline Mamba

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
Motores Energy e Diet 1.2 Qual melhor opção?
« em: 30 de Dezembro de 2012, 18:45 pm »
Boas, sou novo cá no forum e como já tenho carta (a pouco mais de um ano) o interesse por ter o meu proprio carro é grande. Sempre tive um lado "clio" e desde então tenho feito a minha proprio pesquisa, a procura de um bom carro/motor. Neste momento e como o orçamento é "pequeno", ando a estudar os renault clio 1.2 mk1. A minha grande duvida é sobre o motor mas tambem sobre o funcionamento geral.

A questão que se coloca é:

Qual dos motores, energy e DiEt, são os "melhores"? Tenho visto que os energy são motores fortes e que se aguentam bem, com o devido uso e cuidado, mas contudo, existem a geração DiET que foi introduzida em 96, dissem ser mais economico, mas e a nivel de mecanica, de fiabilidade e durabilidade tambem o são?

Agradeço toda a informação possivel.

Cumpz

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Motores Energy e Diet 1.2 Qual melhor opção?
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:01 pm »
Geração DiET? nunca ouvi falar... mas deves estar a falar no motor que já saiu no clio 2 certo?
O energy é efectivamente maquina de guerra.. mas mais gastador. De qualquer das maneiras tudo depende da manutenção e trato
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:11 pm »
A geração DiET segundo o nosso amigo google, é o multiponto, ou seja os motores que saíram no clio 2 ph2 se não me engano

Offline Mamba

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:21 pm »
Pelas minhas pesquisas (wikipedia), esta versão de motor saiu em 1996 com o facelift phase 3, que tem como referencia D7F MPI (multi POINT injection). Dai o meu topico, porque pelo que parece, parecem ser motores diferentes...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:37 pm »
Pois isso já não sei, tens aqui este link que dá para ver os vários tipos de motor, pode ser que te ajude na escolha http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0
O motor D7F são motores de 8 válvulas, o D4F, já são de 16v. Eu escolhia dentro do possível o motor que fosse mais moderno. Os D4F que é o que eu tenho, até agora não tenho nada a apontar, em termos de fiabilidade, só mesmo a borboleta como é electrónica, é que pode dar alguma dor de cabeça, mas tirando isso, não teve mais nada.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #5 em: 30 de Dezembro de 2012, 21:51 pm »
Sim mas ele quer um mk1 logo é esse mesmo o d7f. Também são bons motores e mais recentes. Gastam menos e são mais enérgicos em baixas..
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Mamba

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 30 de Dezembro de 2012, 22:01 pm »
E a nivel de mecanica? É facil de mexer e pode ser arranjado como os outros energys em casa? Têm algum aspecto negativo em relação os outros?

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
« Responder #7 em: 31 de Dezembro de 2012, 15:21 pm »
Tanto os motores D7F (diet) ou os E7F (energy) são bons motores e duráveis (equivalentes um ao outro). A diferença mesmo está no sistema de admissão. Os motores E podem vir com carburador ou injecção monoponto (sendo o melhor, o monoponto a nivel de consumos, potência, etc.) Os D são multiponto e sim também registam ganhos no que toca a consumos e potência.

Mas atenção que os ganhos não são assim tão significantes. 0.5L/100kms enter eles. Portanto sim, os D7F têm tendencia para serem melhores. Para além que os Clio I fase III já vêm todos com direcção assistida, o que é bom e faz sempre diferença  :wink:

Ambos são bons motores e fáceis de mexer (há muito espaço para uma pessoa se "governar")
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #8 em: 01 de Janeiro de 2013, 13:18 pm »
Eu pessoalmente prefiro os E7F aos D7F, pois são um pouco mais rotativos., mas em termos de fiabilidade os D7F são superiores, e consomem um pouco menos (já são multiponto e já têm uma ignição totalmente electrónica). Portanto, apesar da minha preferência, a escolha mais acertada à partida será o D7F.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Mamba

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 01 de Janeiro de 2013, 15:41 pm »
É bom saber isso, assim já tenho uma melhor ideia do que comprar.. Os clios phase III todos já vêm com medidor de temperatura do motor e RPM no quadrante ou só alguns? É que hoje vi um phase III e não tinha nada disso.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #10 em: 02 de Janeiro de 2013, 12:47 pm »
Só alguns. Os versões base (RL/Chipie) não trazem. Os RT/Oasis é que trazem.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?