Autor Tópico: como reparar fecho central da mala clio 96?  (Lida 5834 vezes)

Offline ORLANDO 13

• RENAU-KEIRO
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cesar, Oliveira de Azeméis, AVEIRO
  • SCENIC 1.9 DCI 105cv - 2003
como reparar fecho central da mala clio 96?
« em: 07 de Janeiro de 2013, 20:26 pm »
tenho um problema no fecho da mala. quando acciono o fecho central, na porta da mala não funciona. um dia destes estava de volta da pequena clio 1.9d 96 e resolvi inspeccionar o problema. deparei com um arame solto que estava apenas preso/colocado no motor do fecho, encontrando-se solto na outra extremidade. encaixei-o no plástico vermelho que se encontra no mecanismo da fechadura. activei com a chave o alarme e o fecho não gira (tranca/destranca). tirei o arame e accionei o comando e funciona tipo; o motor activa e o arame anda bem p´ra frente e para trás. manualmente consigo girar a tranca do fecho por dentro da mala, mas o motor não consegue. será que tenho um problema no motor ou no mecanismo/fecho? agradeço a quem me poder dar um dica.  :huh:
SCENIC FASE II

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: como reparar fecho central da mala clio 96?
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2013, 20:50 pm »
A o fecho do teu clio é com fechadura, ou é só o botão para abrir?
Se for de botão é provável que seja o mecanismo que esteja partido, e só tranca/destranca quando não está a fazer força, ou seja quando retiras o arame que liga ao fecho (vê na secção DIY, tenho lá um diy sobre essa fechadura).
Se for dos de fechadura, das três, uma, ou é o mecanismo com falta de lubrificação, ou provavelmente a cremalheira do motor que se descolou do eixo do motor ou o mecanismo está partido.

Por acaso já estive com uma fechadura destas de chaves na mão , mas não reparei como é que funciona, nem que tipo de mecanismo tem, sem que tem lá um motor, mas depois o resto não cheguei a reparar.

Offline ORLANDO 13

• RENAU-KEIRO
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2013, 21:19 pm »
obrigado por a cederes e opinares. basicamente o fecho tem botão de abertura com chave/canhão por fora. no interior da mala, tem um motor seguido de um arame que engata no canhão, no sentido oposto da chave. com tudo encaixado, pegando no arame, fazendo-o mover-se para a esquerda e direita funciona, mas se for electricamente não. o motor dá de si, mas não faz o devido mecanismo funcionar (trancar/destrancar). desengatando o arame e manualmente (do tipo, agarras com a mão a zona a girar) o canhão tranca/destranca. já oleei com spray, accionei manualmente e nada. não me parece que tenha algo partido, mas não desmontei o canhão.  :huh:
SCENIC FASE II

Offline ORLANDO 13

• RENAU-KEIRO
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2013, 21:37 pm »
rodinhas estive a ver o teu diy e não tem nada a ver com o meu. se souberes algo mais diz. obrigado. :wink:
SCENIC FASE II

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2013, 22:12 pm »
Era o que eu dizia, na duvida expliquei para os dois tipos de fechadura, a minha e a tua. Tens possibilidade de pores uma foto ou um vídeo? O mais certo é ter sido o motor que foi à vida. O motor faz barulho tipo tic-tic quando accionas o telecomando? Ou o ouves a rodar mas em falso? Se desmontares os tais arames, o motor roda?

Offline ORLANDO 13

• RENAU-KEIRO
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 08 de Janeiro de 2013, 18:50 pm »
Rodinhas. brigado pela intervenção. o arame estando solto do fecho, quando acciono o comando, funciona. eu vejo o arame fazer o movimento para a frente e para trás. o barulho do motor é tipo como quando se prende por ex: um berbequim com a mão, faz um barulho tipo abafado/preso. como o motor empurra e puxa bem o arame estando solto do canhão, penso não ser o motor nas couves. o canhão é que me parece estar preso pois só com a mão e um pouco de força é que gira (tranca/destranca). vou postar fotos para que me possam ajudar. isto até se resolvia fácil, depois de um mecânico/electricista e algumas dezenas de €uros? sim mas não era a mesma coisa.  :wink:
SCENIC FASE II

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 08 de Janeiro de 2013, 19:04 pm »
looool o problema disso deve ser excesso de lubrificante na lata  :laugh:
Tira umas boas fotos, e desmonta a fechadura e leva-a para casa, precisas de uma chaves 10 se não estou enganado, para retirares o canhão/fechadura, põe a fechadura em cima de uma mesa que possas sujar à vontade, depois vai tirando fotos, que vamos-te dando instruções para desmontares isso tudo. Depois para voltares a montar.... desenrasca-te  :laugh:

Offline ORLANDO 13

• RENAU-KEIRO
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 08 de Janeiro de 2013, 20:12 pm »
boa.
SCENIC FASE II