Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
22 de Outubro de 2025, 06:30 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
[clio II fase II] - Será Termostato?
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4
Ir para o fundo
Autor
Tópico: [clio II fase II] - Será Termostato? (Lida 36901 vezes)
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
«
Responder #30 em:
30 de Dezembro de 2012, 20:14 pm »
Exactamente, se os tubos estiverem quentes, significa que o termostato está aberto, e a água circula, agora se ele não arrefece o suficiente, já pode ser outros problemas, como a bomba de agua, radiador entupido, etc.
Vai dando aqui uma vista de olhos.... -
www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0
Registado
fmatos
1.0 SCe
Localidade: Portalegre
Garagem : Clio II Fase I 1.9d
«
Responder #31 em:
05 de Janeiro de 2013, 19:18 pm »
Boas pessoal
Hoje à hora de almoço arranjei tempo para ir dar uma voltinha deixei o carro aquecer e ia para ver se os tubos que o mestre SLS (rodinhas) disse para eu ver estavam quentes. Antes dos tubos uma abanadela ao carro para ver o nÃvel da água, estava bom mas notei logo qualquer coisa estranha. Abro o vaso de expansão e lá dentro não consegui encontrar água, só havia óleo
fiquei e ainda estou em pânico. Junta da cabeça queimada? E passava tanto óleo? O carro aquece mas não tem perda de rendimento nem deita fumo. Rezo para que não tenha o bloco todo rachado ou sei lá. O que acham que será?
Abraço
Registado
Opel Corsa 1.2 GLS (94) - Audi 80 1.9TDI (92) - Renault Clio II 1.9d (98)
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #32 em:
05 de Janeiro de 2013, 19:33 pm »
Tens óleo??? Ou espuma castanha?
Registado
fmatos
1.0 SCe
«
Responder #33 em:
05 de Janeiro de 2013, 19:36 pm »
É mesmo óleo. Está tipo todo empastado de ter andado misturado com a água.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #34 em:
05 de Janeiro de 2013, 19:47 pm »
Isso não é nada bom..... Como e que está o nivel do óleo? Subio, desceu, manem-se igual?
Provavelmente a junta da cabeça queimou com algum aquecimento que não tenhas dado conta.
O ideal agora é fazeres uma limpeza ao sistema de refrigeração, vês nos diy como fazer, retiras o tubo junto a bomba de água e com água limpa o circuito todo, quando a agua começar a sair limpinha, voltas a colocar o tubo na bomba de agua, atestas e ferras o circuito, deixas aquecer até disparar a ventoinha. Voltas a repetir o processo de lavagem. Voltas a atestar e ferrar o sistema, e depois vê se continua a aparecer oleo na água ou não.
Registado
fmatos
1.0 SCe
«
Responder #35 em:
05 de Janeiro de 2013, 19:52 pm »
O nÃvel do óleo praticamente não mexeu. Está um pouco de nada abaixo do máximo. Sim vou ver se limpo esta porcaria que deve estar tudo asqueroso lá por dentro
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #36 em:
05 de Janeiro de 2013, 19:56 pm »
Isso pode ser só por causa dos aquecimentos, e a o mete-nojo que andava ai por dentro começou a sair. É natural que como o motor anda a trabalhar acima da temperatura ideal que consuma óleo e água.
O problema do aquecimento anormal já foi resolvido ou ainda não?
Registado
fmatos
1.0 SCe
«
Responder #37 em:
05 de Janeiro de 2013, 21:29 pm »
Ainda não. Eh pah acho isto mesmo estranho. Não haverá outro sitio em que o óleo se misture com a agua?
Registado
danitrex
1.0 SCe
Localidade: Vila Nova de Gaia
Garagem : Laguna 2 1.6 16v GPL
«
Responder #38 em:
09 de Janeiro de 2013, 23:02 pm »
Só se o carro tiver radiador de óleo... não sei se é o caso! Já tive um corsa 1.7 DI e o radiador do óleo começou a deixar passar o óleo para o circuÃto de refrigeração. Teve que levar radiador do óleo novo.
Alguém que saiba que se manifeste.
Se não tiver radiador de óleo o mais provável é que seja na colassa...
Quer num caso quer noutro, a avaria deve ser reparada o mais rápido possivel para evitar danos de maior no motor.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #39 em:
10 de Janeiro de 2013, 02:19 am »
fmatos, para mim isso parece-me que é lama e não óleo, da ultima vez que vi esse vaso de expansão disse-te que precisava de uma limpeza.
Quando puderes apita, que eu dou uma vista de olhos nisso.
Registado
fmatos
1.0 SCe
«
Responder #40 em:
10 de Janeiro de 2013, 09:59 am »
Boas pessoal
danitrex também pensei nisso mas não tem radiador de óleo.
sls será que aquilo não era já óleo?É que eu acho que não chegamos a abrir o vaso.
Bem fazendo aqui um ponto da situação na 2ª fui para ir mudar o carro de sitio e começou a mandar fumo branco e preto ao mesmo tempo
mecânico logo com ele pedi um carro ao seguro e deixei o meu na oficina. Entretanto hoje o mecânico ligou me para eu ir ver o carro porque diz que tenho um rolamento gripado na distribuição. Amanhã passo lá para ver melhor o que se passa. Em relação ao primeiro problema era a junta da cabeça e felizmente a cabeça não estava empenada.
Registado
pmacedo
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Garagem : Clio II fase I 1.2 RN 1999
«
Responder #41 em:
07 de Abril de 2013, 12:23 pm »
Boas, eu tenho esse problema com o clio II fase I. mas tenho ainda mais problemas para juntar a este.
Quando ele fica na temperatura mais ou menos na seta vermelha como na foto, ele engasgasse, se tiver em andamento vai dando um soluço de vez em quando, se ele tiver parado a coisa complica porque morre e depois para voltar a pegar e preciso rezar aos santos la do ceu. Tambem noto algumas vezes em andamento que o ponteiro deixa simplesmente de marcar temperatura voltando a vida uns segundos depois... isto juntando ao facto que em frio o rapaz tambem nao gosta de pegar a primeira, tenho aqui um grande problema em maos. Sera que isto tudo ta relacionado com o termostato? e que ja troquei a borboleta e o problema persiste, a bateria tambem e nova, e deito sempre agua todas as semanas quanto baste. Alguem que me de sugestoes.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #42 em:
07 de Abril de 2013, 13:01 pm »
E a ventoinha quando o carro aquece, liga?
O meu pai já teve um carro assim, quando aquecia, ia a baixo e depois para pegar, só quando voltava a arrefecer.
A mim parece-me que ele já levou uns valentes aquecimentos e por isso é que está a fazer isso. Se já "bebe" agua, é provável que a junta da cabeça já não esteja nas melhores condições.
Verifica se quando o carro atinge a temperatura normal de funcionamento, a agua circula, pelo sistema. Vais apalpando os tubos que vão ao radiador e do radiador à bomba de água para ver se estão quentes ou não.
Cuidado
com a ventoinha pois ela pode ligar a qualquer momento!
Registado
pmacedo
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Garagem : Clio II fase I 1.2 RN 1999
«
Responder #43 em:
07 de Abril de 2013, 14:44 pm »
Bem, não sei se esta resposta e dirigida a mim, mas presumo que seja. Quanto aos tubos, eles aquecem que já notei isso logo a agua circula. A ventoinha é muito silenciosa, muito raramente a ouço trabalhar, só ouvi quando desliguei o carro não sei se isso é normal. Se a junta da cabeça está boa ou não isso já não sei, sei que desde que tenho o carro, só por uma vez ultrapassou a linha vermelha na foto, e passado algum tempo acendeu a luz de temperatura, por isso não sei o que te dizer. O que sei e vejo é que o sensor de temperatura as vezes simplesmente morre e não me diz nada e passado algum tempo acorda pa vida.
O meu maior problema é mesmo os soluços que vai dando quando aquece, isso sim para mim é mais problematico! vou tentar limpar o sensor de cambota, que diz-se por ai está relacionado e esperar pelo melhor...
«
Última modificação: 07 de Abril de 2013, 16:06 pm por rodinhas
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #44 em:
07 de Abril de 2013, 16:11 pm »
Sim, era
nesse caso aproveita e limpa também os sensores de temperatura do motor, essa questão da temperatura deixar de dar, pode ser um problema no sensor ou na cablagem do mesmo. É preciso confirmar se o sensor da temperatura está a dar valores correctos, e se da vez que acendeu a luz da temperatura, foi só uma anomalia do sensor, se foi mesmo um aquecimento real, e nesse caso pode ter danificado a junta da cabeça.
A questão do captor pms, também pode influenciar o pegar quer a frio quer a quente, e alem disso também pode acontecer, o motor desligar assim do nada. Se com a limpeza esse problema não ficar resolvido,experimenta fazer um diagnóstico com a cilp para ver se esse captor esta a funcionar correctamente.
«
Última modificação: 07 de Abril de 2013, 16:14 pm por rodinhas
»
Registado
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4