Autor Tópico: Melhorar motor F9Q - Renault Laguna II 1.9dci 120cv  (Lida 27056 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Melhorar motor F9Q - Renault Laguna II 1.9dci 120cv
« Responder #15 em: 21 de Janeiro de 2013, 17:38 pm »

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #16 em: 21 de Janeiro de 2013, 18:07 pm »
MRC,
A nível da deficiência de lubrificação do turbo será que também não consigo
corrigir trocando a linha de óleo do turbo?

Possivelmente. De todas as formas isso na origem deve ter um custo puxado e usado duvido que vendam à parte do motor. É uma questão de estudares o caso, preços, referencias, compatibilidades, grau de dificuldade da alteração, etc. :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #17 em: 21 de Janeiro de 2013, 20:05 pm »
A nivel de turbo, devido a uma deficiencia na sua lubrificação (já corrigida no 130cv), e mesmo a nivel de mecânica interna, cambota, bielas, capas (penso eu também já revista no 130cv, dado a sua boa fiabilidade)... Esse é talvez o motor Renault mais problemático que conheço neste capitulo, a par com algumas versões do K9K.

O 1.9 dci 120 cv é dos motores mais problemáticos a nível das capas das bielas?! Esta é nova para mim... É verdade que, em Portugal, vendem-se muuuuuito mais 1.5 dci, mas destes últimos, rara é a semana (salvo seja...) que não aparece alguém novo cá pelo fórum com o problemas das capas das bielas, enquanto que não me lembro de ninguém com o problema no 1.9 dci (lembro-me de, em tempos, ouvir alguém dizer que as ia trocar por precaução, porque ouviu dizer alguém que dava raia), mas não me lembro de relatos na 1ª pessoa sobre esse problema. Claro que isto vale o que vale (e eu de carros sei tanto como de lagares de azeite), mas na altura em que mudei o motor da minha laguna devido à quebra do turbo, disseram-me que o bloco em si raramente dava problemas (ao contrário do turbo, que eram bastante comuns os problemas).

De qualquer forma, e para o colega que está a pensar trocar o motor pelo 1.9 de 130 cv, e a eletrónica será compatível? Duvido que a mudança seja plug&play

Mascondez,
Já escrevi isto por aqui num qualquer tópico: A questão da deficiente linha de lubrificação já li em muitos fóruns, mas na altura em que a minha carrinha tinha levado turbo e motor novo, na oficina disseram-me que isso era conversa de fóruns, e que o problema não teria nada a ver com isso. Mas, o que é certo é que, vendo a descrição do que foi colocado na altura, vem lá uma referência do dito tubo. Se quiseres, muita gente por cá com o dialogys consegue-se esse código (eu devo-o ter na dita fatura, só é preciso é encontrá-la...), e o referido tubo é baratucho (simples tubo metálico). Já agora, se o resolveres comprar, compara-o com o que tens na carrinha, para ver se realmente tem diferença - sempre tive esta dúvida...

Abraço
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 20:11 pm por nelsonjrgomes »
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #18 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:08 am »
Nelson, realmente exagerei um pouco nessa parte que destacaste, e então será mais verdade que no que toca a capas de biela, certas unidades dos K9K sejam bem mais problemáticas que os F9Q.

No entanto, já dei com alguns casos por ai na net (não só em PT) de F9Q de 120cv em Lagunas II com avarias graves a nível de mecânica do bloco (motor partido), daí não ter referido apenas capas de bielas, como cambotas e bielas (embora a raia ligada a estes dois últimos elementos comece por vezes nas capas). Aliás, há tempos apareceu aqui no fórum uma foto de um bloco F9Q com um belo buraco no meio do bloco de algo que saiu de onde não devia, e por acaso creio (posso estar enganado) que não foi turbo partido a causa.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #19 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:17 am »
estas errado, fui eu que coloquei a foto, o que saiu do bloco foi um piston e aconteceu por o motor ter alvorado devido a turbo partido e não ter sido possivel desliga lo .

pegando na conversa, isso da linha de oleo do turbo é puro placebo, há muitas unidades que não deram qualquer problema e conta com 300 ou 400mil em cima sem qualquer problema. Eu não sei qual o problema que origina tanto turbo partido e sinceramente nunca vi algo coerente e credivel para que isso acontecesse, pois vi unidades com 50 mil a partirem e outras com 200 mil a partirem. Vi muitas sempre bem mantidas e cuidadas e que mesmo assim aconteceu . Agora tambem não me recordo de nenhuma que mudasse oleo de 10 em 10 mil e usasse oleo de qualidade que tivesse partido.

Em relação ao motor 130cv, nada é compativel com o de 120cv, desde eletronica diferente, desde ter fap, desde colocação de perifericos ( motor de arranque, alternador, etc )

Conheço uma pessoa que colocou o motor de 130cv no de 120cv e teve de usar tudo, instalação, caixa de velocidades,refazer apoio de motor e por ai fora .

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #20 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:27 am »
estas errado, fui eu que coloquei a foto, o que saiu do bloco foi um piston e aconteceu por o motor ter alvorado devido a turbo partido e não ter sido possivel desliga lo .

Eu ia completar a resposta e dizer isso, pois era a única situação que um turbo gripado podia originar tal quebra no bloco, mas antecipaste.

No entanto, já li alguns casos em fóruns problemas num F9Q a nivel interno... Mas lá está, não sei se lhe davam a manutenção correcta, qual o tipo de cuidados que tinham com o carro, e por ai a diante, para além de que às vezes a malta vê  A, conta B, por isso, e não tendo experiência pessoal neste caso, o que disse é apenas com base no que li, e pode não fazer justiça ao que realmente se passa.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #21 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:32 am »
Pegando nessa de motores terem feito 300mil ou 400mil, não sei ajuda muito à "festa" mas a Volvo usava esse motor na V40 e S40. A V40 cá de casa 1.9D saiu das nossas mãos com perto de 400mil km :)
Sei de alguns casos (bastante poucos) que tiveram problemas, mas foi como esse que o Artur falou, do motor ter alvorado devido a turbos partidos.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #22 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:37 am »
Pois, a parte da mudança de motor de 120 cv para 130 cv não ser compatível tinha quase a certeza (e realmente, lembrando-me que este último tem fap, era suficiente para perceber que a mudança nunca poderia ser direta).

Problemas no bloco do motor, qualquer carro pode ter. A Laguna 2 é um cancro no que a fiabilidade diz respeito (e eu sei do que falo), mas parece-me que o bloco do motor 1.9 dci está longe de ser o maior dos seus problemas.

Quanto à parte da linha de óleo, o que o Artur referiu foi o que disseram a mim: conversa de fórum. Quando parti o turbo a caminho do Alentejo, quase à cinco anos, num sábado, resolvi procurar na net informações (na altura, apenas sabia que um carro era uma cena com 4 rodas e que precisava de combustível para andar). Num fórum inglês, Parkers, soube da existência destes problemas crónicos, soube da existência da célebre OTS que, em certas circunstâncias, a Renault se responsabilizava pelo arranjo (foi o que me fez contactar um concessionário na 2ª de manhã, o que se revelou uma decisão mais que acertada). O fulano que disponibilizou toda a informação no site (e que me pareceu bastante credível), afirmava a pés juntos que o problema era dessa mesma linha de óleo, juntamente com intervalos de manutenção demasiado longos e EGR's entupidas. Segundo o próprio, a Renault tinha mudado o referido tubo da linha de lubrificação, mas os users quando se dirigiam a concessionários Renault no UK para comprar o referido tubo "versão 2.0" ninguém sabia nada disso.

Portanto, mito urbano ou não, não faço ideia. Por isso é que se quiserem comprar o referido tubo, e comparar com o existente no carro, poderia ajudar a tirar a pulga atrás da orelha (se bem que, tal como disse anteriormente, no concessionário oficial garantiram-me que isso era conversa)
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline fabiokuaresma

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Quinta do Conde
  • 1.9 dci
  • Garagem : LagunaI-I 1.8/Megane classic 1.4/LagunaII-I 1.9dci
« Responder #23 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:38 am »
boas todos os motores 1.9dci que partiram o motor e pelo facto do turbo partir e passa oleo para a cumbustao e o carro cumessa a acelarar a fundo (em red line) mesmo tirando a chave ele continua assim. (atençao isto pelos casos que eu cunheça)

agora ao turbo e assim , sao muitos que partem turbos! audi vw bmw e ate os opel corsa1.3dtci ( o estranho e que nao e com 50k =S)
By. pOwer laGuna!

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #24 em: 22 de Janeiro de 2013, 14:16 pm »
Pois mais isso depende de muito do dono ou então podia ser algum defeito de fabrico e da manutenção feita, para eu que vi uma coisa muita gira e que passo a relatar, ver um megane III coberto de geada e o dono chegar ao carro colocar a trabalhar e logo a seguir acelerar a fundo acredito que vai ter problemas por exemplo este senhor. Depende de muitas coisas ;)