Autor Tópico: Energy 1.4 Trabalhar estranho  (Lida 12787 vezes)

Offline JoaoVieira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Apúlia
Energy 1.4 Trabalhar estranho
« em: 22 de Fevereiro de 2013, 20:12 pm »
Boas, encontri muita informação antes de iniciar este post, mas tudo o que vi, era para motores mais recentes e motores diesel.

O meu problema é o seguinte, estou farto de gastar fortunas no meu carro, ora muda uma peça aqui, outra ali, nunca consigo por o carro sem problemas de motor. Como tecnico de eletronica, é-me bastante facil, desapertar parafusos, e por-me à experiência. O meu carro tem um problema de engasgo, os filtros são novos, oleo, ar, combustivel, correias trocadas há 5mil km, Velas há uma semana...

Bom, continua a ter um trabalhar estranho.

Ligado, carrego no acelerador e, meio segundo as rotações baixam, e passado esse meio segundo sobem como normalmente. Esse tempo em que as rotações baixam já foi maior, mas trocando as velas, diminuiu.

Penso em trocar os cabos das velas e o distribuidor.
Um louco, mecanico, tirou-me o termostato porque avariou e aconselhou-me a nao colocar outro, como podem perceber, o meu carro sem termostato está sempre frio, consome bastante combustivel, e não aquece o interior.
Já pesquisei e acho que vou-me aventurar, nao parece nada dificil, abrir e colocar o termo com os respetivos vedantes e junta.

Pus-me a olhar, existem inumeras valvulas, gostaria de saber se o meu tem a MAF para lhe fazer uma visitinha e limpá-la. Já estive a olhar e não faço ideia onde esteja.

Tenho também uma desligada, nao sei quem a desligou mas não sei como vos mostrar, talvez ponha uma foto.

O problema é que aposto que poucos de voces tem carros com este motor mas a ajuda é sempre bem vinda.

De coração.

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
Re: Energy 1.4 Trabalhar estranho
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2013, 20:29 pm »
a bobine de igniçao esta boa?
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2013, 21:43 pm »
MAF? Mas que energy é esse?

Diz o carro que tens e o tipo de motor (E6J ou E7J?), senão é dificil ajudar.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2013, 22:48 pm »
se isso anda sem termostato e o "louco" tirou o , pode já ter levado uns aquecimentos valentes e ter uma passagem na junta

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2013, 23:07 pm »
o carro sem termostato nao anda sempre a frio?
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline sam

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: sintra
  • Garagem : baccara 1.4 1996
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2013, 00:51 am »
o carro sem termostato nao anda sempre frio, o único inconveniente é custar mais a aquecer quando arranque a frio, eu explico: o termostato abre e fecha consoante a temperatura do liquido refrigerante quando se liga o carro e ele está frio o termostato esta fechado, fazendo que não aja passagem de liquido refrigerante e o motor aquece mais rápido, ao chegar á temperatura ideal para o funcionamento do motor o termostato abre e deixa fazer a passagem de liquido para arrefecer o motor, sem termostato está sempre a fazer passagem de liquido e em vez de aquecer em 3 minutos quando está frio, vai demorar muito mais só isso, por outro lado nao há problema em o carro aquecer demasiado por avaria do termostato lol mas se a peça está lá de origem para alguma coisa de ser ;)

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #6 em: 23 de Fevereiro de 2013, 00:58 am »
Não é bem isso sam. Sem termostato o carro nunca vai aquecer praticamente nada, salvo se parado ou em pára arranca (até ao disparo do ventilador).

Não é saudável tirar o termostato por para além de o motor trabalhar a uma temperatura incorrecta e consumir mais, o gradiente de temperatura a que é exposto vai ser maior (quando o motor passa de frio depois de funcionar em estrada e passar para uma situação de pára-arranca por exemplo.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline sam

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: sintra
  • Garagem : baccara 1.4 1996
« Responder #7 em: 23 de Fevereiro de 2013, 01:02 am »
enquanto ao teu problema aconselho-te a ver a tampa do oleo se tiver tipo leite creme é porque está a fazer passagem e por isso o tal louco nao meter termostato, mas se tiver tudo bem mete o termostato é muito facil de o trocar ou neste caso de meter lá um :)
ou meteres o termostato aproveita já que vais perder grande parte do anti-congelante para o renovares e para veres a válvula que gere o aquecimento do motor está mesmo ao lado do termostato tens lá duas vê as duas se tens duvidas qual é,se tiver furada é só comprar uma igual pode ser que o teu problema seja desta válvula comigo foi e os sintomas eram quase iguais

Offline Dynamique_PT

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cacém
  • Garagem : clio III 1.2 16v Luxe Privilege
« Responder #8 em: 23 de Fevereiro de 2013, 02:38 am »
Só uma pergunta esse carro é a carburador ou injeção monoponto? se for carburador tens ai a resposta, carburador sujo ou entupido  :rolleyes:

Offline Dynamique_PT

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 23 de Fevereiro de 2013, 02:44 am »
Tive um 1.1 rl de 92 a carburador e acontecia o carburador ficar entupido, mesmo trocando os filtros ar e gasolina, tambem ja era velho e o tanque estava todo ferrugento, e aconteceu me muitas vezes em autoestrada o carro ir se abaixo montes de vezes, do genero se tirasse o pé do acelerador ele morria, solução até não mandar limpar? andar sempre com a puxada de ar no máximo lool  :laugh:

Offline JoaoVieira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Apúlia
« Responder #10 em: 23 de Fevereiro de 2013, 04:52 am »
MAF? Mas que energy é esse?

Diz o carro que tens e o tipo de motor (E6J ou E7J?), senão é dificil ajudar.

Amanha confirmo mas é penso que é o E7J. Eu sei que tenho por aqui o dialogys para ver melhor cada peça do motor, mas agora onde...

E também meço a bobina da igniçao.
Posso medi-la pela resistência com um multimetro e ver os 12v de entrada, tem algo mais para testá-la?

Exato, o carro nem chega a aquecer, só se fizer kilometros em auto-estrada, mas rapidamente baixa, e agora no inverno nem se fala.
Vou ver então tambem as válvulas à beira do termostato, ja reparei nelas,  se tiver furada, se tiver é subsituir certo? E a outra ao lado é de quÊ? Que diferença tem elas?
Por acaso já ando a percorrer esse site há dias, tem preço acessiveis, pelo menos o que ouço falar, e nas peças que ja comprei para o carro...

Só uma pergunta esse carro é a carburador ou injeção monoponto? se for carburador tens ai a resposta, carburador sujo ou entupido  :rolleyes:

Boa pergunta, como diferencio?   :huh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #11 em: 23 de Fevereiro de 2013, 07:31 am »
O melhor mesmo é tirares umas fotos ao motor que a malta ajuda-te logo a identificar todos os componentes e localização dos mesmos.  :wink: Tira umas fotos nem que seja com o telemóvel, que já dá para ver.
Depois para colocares fotos, vê aqui nestes tutoriais - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1399.0

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #12 em: 23 de Fevereiro de 2013, 19:43 pm »
Sam esse 'leite condensado' na tampa do motor nem sempre é passagem, as vezes são condensações do motor porque tem estado muito frio...
O meu a ultima vez que trocou o oleo tinha um bocadinho disso na tampa ( foi no inverno naqueles tempo que fez muito frio e humidade ) limpei e nao voltou mais a aparecer, e o nivel do oleo e do liquido refrigerante mantem se sempre no mesmo nivel...
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline Dynamique_PT

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro de 2013, 21:32 pm »
Consegues ver tirando a caixa do filtro de ar, ou então mais fácil, ao ligares o carro precisas de acionar o acelerador? é que os carros a carburador se ligares a frio o carro vai a baixo tens que puxar o ar... se for de injeção basta ligar e ele mantem o motor ligado sem acionamento do pedal de acelerador

Exemplo de injeção monoponto, apenas 1 injetor...

carburador

Consegue-se ver a diferença de injeção monoponto e carburador, na injeção monoponto ele vai ter uns "fios elétricos", desculpa lá a explicação estar assim um pouco manhosa mas é facil ver isso se o teu carro tiver "starter" que é a puxada de ar para aquecer, até mostrava uma imagem a ilustrar mas neste momento não estou a conseguir por as fotos no forum  :rolleyes: espero que tenha esclarecido a dúvida, não é uma grande explicação mas prontos é a que se arranja agora :cry:
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 22:01 pm por rodinhas »

Offline Dynamique_PT

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 24 de Fevereiro de 2013, 02:28 am »
Erro meu afinal as fotos deram  :assobio: