Autor Tópico: Laguna III 4 Control, 2.0 150 CV  (Lida 17700 vezes)

Offline Nuno Oliveira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Laguna III 2.0 Dci 150 cv
Laguna III 4 Control, 2.0 150 CV
« em: 05 de Março de 2013, 00:07 am »
Boa noite

Recentemente adquiri uma Laguna III, 4 Control, 2.0 150 CV, com um ano e 32 mil KM.

Dos cerca de 4 mil KM que já fiz, acjo uma carrinha excelente. Porém há 3 questões que me intrigam:

1. O consumo não baixa os 8,2 L/100KM...  muito acima do que a Renault anuncia.... é facto que os carros nunca fazem os consumos que as marcas anunciam, mas neste caso é um disparate!  :huh:

2. Alguém me pode dizer para que servem as fichas que se encontram dentro do encosto de braço central (uma vermelha e outra branca!!!). Já procurei nos manuais e não encontro nada... Já comprei um adaptador para passar de RCA a USB, liguei uma pen com musica e não dá nada !!!  :huh:

3. Por fim, o que mais me preocupa... ao curvar, em piso mais inrregular (em mudanças de direcção, cruzamentos, etc), há um barulo estranho na zona da direção, um tac tac tac, que na Renault me dizem que é normal nestas carrinhas. Trata-se de um "defeito" conhecido pela marca e que para já não há solução!!!! alguém já ouviu falar desta situação? é que aquilo é extremamente desagradável, parece que a direcção tem folga! mas só faz nestas circustâncias. em terreno plano e regural isso não acontece.

Se me puderem dar uma ajuda.

Obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Laguna III 4 Control, 2.0 150 CV
« Responder #1 em: 05 de Março de 2013, 00:33 am »
Esse barulho, parece-me ser da veio da transmissão com folgas.
No que toca aos consumos, tem também muito a ver com o pé, experimenta fazer uma condução mais "ecológica", por exemplo, nas descidas não acelerar e deixar o carro ir engatado numa 5 ou 4, circular a velocidades mais baixas, etc
A fim de verificar se a média baixa significativamente  ou não.

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 05 de Março de 2013, 00:40 am »
Essas fichas branca e vermelha são entradas auxiliares do rádio RCA.

Offline Nuno Oliveira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 05 de Março de 2013, 01:06 am »
Obrigado a ambos.

Vou pedir para me verificarem o veio de transmissão e fazer o "teste do pé"  :grin: no que toca ao consumo.

No que toca ás fichas, já liguei uma ficha adaptadora "RCA to USB" e liguei uma pen USB com musica (em mp3) e o rádio não reconheceu. Há algum pormenor que me esteja a escapar ou algum procedimento adicional para o rádio a reconhcer, ou tenho mesmo de ligar lá um aparelho que apenas funcione com ficas RCA?

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #4 em: 05 de Março de 2013, 08:50 am »
Já agora quanto é que a marca anuncia para a carrinha com essa motorização? Que tipos de percursos fazes?
Compraste o conversor errado. Precisas de um RCA>Jack 3,5mm.

Offline Erbium

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Espace
Laguna III 4 Control, 2.0 150 CV
« Responder #5 em: 05 de Março de 2013, 12:46 pm »
No que toca ás fichas, já liguei uma ficha adaptadora "RCA to USB" e liguei uma pen USB com musica (em mp3) e o rádio não reconheceu. Há algum pormenor que me esteja a escapar ou algum procedimento adicional para o rádio a reconhcer, ou tenho mesmo de ligar lá um aparelho que apenas funcione com ficas RCA?
Não me parece que por RCA algum aparelho descodifique MP3... Nesse RCA ligas a saída de fones de player mp3 por ex.

Xmarine

• Visitante
« Responder #6 em: 05 de Março de 2013, 22:12 pm »
tens de mudar para aux no rádio. ele nao reconhece automaticamente....

Offline Nuno Oliveira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 05 de Março de 2013, 23:23 pm »
@ Z1gZa : Os falores apresentados pela marca são, Misto 4,6 L/100; Extra Urb 4,1 L/100 ; Urbano 5,5 L/100. É claro que estes consumos são impossíveis... a não ser que seja em cima de uma passadeira sem qualquer declive, a uma velocidade baixa e constante!!! :smiley: Mas 8,2 / 8,3.... é o dobro do anunciado! É certo que faço muita Auto-estrada, a velocidades na ordem dos 140/150 km/h, mas mesmo em cidade, a velocidades baixas e andando a +- nas 2500 RPM, está a gastar cerca de 7,3/7,4 L/100...

Quanto ao RCA, vou ter de comprar outro adaptador. Mesdo tentando escolher o AUX no rádio, ele não reconhece o USB.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 05 de Março de 2013, 23:30 pm »
Ainda gastas um bocadinho sim...
Na minha V50 2.0D de 140cv os consumos andam nos 6litros e pouco.
Em férias (viagens grandes e carregada numa velocidade 120km/h) por norma anda nos 4,4 5 no máximo.

Offline Nuno Oliveira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 05 de Março de 2013, 23:43 pm »
Sim, é verdade!!

O problema é que eu não sei como encurtar os consumos. Mesmo aproveitando as descidas etc, etc, penso que pode melhorer um pouco, mas não me parece que vá para valores razoáveis!

Nota: valores razoáveis para mim são na ordem dos 6 e tal, 7 em AE. Como outras Lagunas com esta motorização faziam...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #10 em: 06 de Março de 2013, 08:34 am »
Quando foi a última revisão? Viste o que mudaram? Esses consumos estão um pouco altos deveras. Mesmo adicionando 2L ao que a marca anuncia, não chega para o que fazes.

Offline FP

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ao centro de Portugal
  • A suavidade de curvar dominada pelo 4control
  • Garagem : Laguna III Break 4control 150cv; Megane III ph3 110c
« Responder #11 em: 09 de Março de 2013, 20:03 pm »
Boas, eu tenho precisamente o mesmo modelo e faço uma média de 6,4 a 6,5 L/100km, depende do percurso. Se for o normal de casa - trabalho em via rápida e alguma cidade anda na casa dos 6,4 L, se for viagem em AE tipo A1 ou A17 em velocidades tipo 120-140 km/h vai aos 6,5 l/km.
O que eu faço é não puxar muito para lá das 2000-2250 rpm em velocidades baixas, e ter em consideração a sugestão da electrónica (mudar de mudança assim que aparece o indicador da mesma) do carro.

Outra situação é verificar os filtros (ar, combustível e habitáculo). Eu mudo o de ar a cada 15.000 km, assim como o óleo e o respectivo filtro, e cada 30.000 os outros dois filtros (combustível + habitáculo), vais ver a diferença nos consumos e na resposta do carro.
Laguna III Break Dynamic S 4control 2.0 DCI 150cv - 2010
Megane III phase III berlina Gt Line 110cv - 2015

Offline Nuno Oliveira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 09 de Março de 2013, 22:48 pm »
Boas

A ultima revisão (30 mil) foi há 2 / 3 meses, em Dezembro. desda lá fiz 6 mil KM.

FP : que inveja tenho desses consumos! :cry: a minha faz +- 7,4 / 7,5 em cidade e em auto-estrada a uma velocidade de 140 / 150 Km/h faz cerca de 8,6... de facto não entendo.

Hoje de  manhã fui à Renault aqui a Aveiro para verificarem o que se pode estar a passar. Levaram o caro à máquina para fazer um monte de testes e está tudo OK. O mecânico esteve a falar comigo e disse-me que é o consumo que estas carrinhas fazem, segundo ele, pelas carrinhas com este motor que lhe passam pela mão, a minha está na média.

Quanto ao tipo de condução, não excedo as 2000/2500 rpm na troca de mudança. Ando mais pelas 2000! daí não entender este consumo...

Também por conselho do "rodinhas" aqui no forum, fiz na sexta-feira Lisboa-Aveiro em auto-estrada, com o cruize control desligado e mantive uma velocidade de +- 140/150 com o pé, tendo em atenção levanta-lo nas descidas, mantendo a velocidade. Reduziu para os 8,3.. mas ainda assim é bastante!!!!

Próximo passo: mudar o filtro do ar que não foi mudado aos 30 mil ( pelo plano da Renault é só aos 60 mil)

Obrigado a todos. Depois volto a contar como foi.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #13 em: 09 de Março de 2013, 22:53 pm »
Os consumos baixos, nao sao uma realidade nos Lagunas 2.0DCI.

Ou tens que passar o tempo a pensar nos consumos e nao tiras partido do prazer da conduça, ou vice-versa.

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline FP

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ao centro de Portugal
  • A suavidade de curvar dominada pelo 4control
  • Garagem : Laguna III Break 4control 150cv; Megane III ph3 110c
« Responder #14 em: 10 de Março de 2013, 12:48 pm »
Boas Nuno Oliveira, na realidade as Lagunas não primam pelos consumos, contudo verifica o filtro de ar e de habitáculo para veres como estão em termos de limpeza, isto é um conselho que te dou. Uma vez que compras-te em Aveiro (grupo Entreposto), penso eu, porque eu também comprei por lá a minha em 2011 e tinha feito a revisão nas mãos deles (33.000 Km) antes de a comprar com 39.500 km e fui verificar estes 2 filtros quando veio para as minhas mãos e posso-te enviar umas fotos para tu veres como eles estavam, por isso não te fies nas revisões preconizadas a cada 60.000 Km para mudar estes filtros.

Solicita que eles verifiquem contigo presente estes 2 filtros, e depois diz alguma coisa, porque estes grandes grupos automóveis apenas querem vender carros, a assistência pós-venda deixa muito a desejar, mas isto vai ser assim daqui para a frente o monopólio das marcas automóveis, e algumas até já estão a ser dirigidas a partir de Espanha porque não justifica ter aqui uma estrutura montada para vender carros. O nosso mercado e o preço dos automóveis com a carga de impostos em cima leva a uma retracção cada vez maior na aquisição de carro novo.
Laguna III Break Dynamic S 4control 2.0 DCI 150cv - 2010
Megane III phase III berlina Gt Line 110cv - 2015