Autor Tópico: Sem luzes marcha atrás e pega engatado  (Lida 12890 vezes)

Offline youresocool

• Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
Sem luzes marcha atrás e pega engatado
« em: 12 de Março de 2013, 20:43 pm »
Boas.

Tenho um Megane II Fase I 1.5 DCI 80cv. Actualmente tem um problema "à Renault":

- As luzes de marcha atrás não funcionam, a escova traseira também não liga com as frontais ligadas;
- O motor pega engatado, ao carregar no START com o pé no travão.

A válvula de marcha atrás foi trocada à uma semana, foi instalada uma nova da marca FAE. O fusível da marcha atrás está OK.

Existe mais algum sensor que possa provocar esta situação?

É que sinceramente já estou a ficar farto do carro e dos seus problemas ridículos.

Cumps

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sem luzes marcha atrás e pega engatado
« Responder #1 em: 12 de Março de 2013, 22:03 pm »
Já verificaste o fio da  massa das luzes de trás e do limpa vidros?

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #2 em: 12 de Março de 2013, 23:44 pm »
Não sei o nome certo mas isso cheira-me a sensor de marcha-atrás avariado ;)
Verifica se o novo que foi colocado tem a ficha ligada se tiver tentar limpar a ficha com spray de ficha de contacto senão é trocar de novo. Ás vezes comprar sensores na concorrência não é a melhor solução.
« Última modificação: 12 de Março de 2013, 23:46 pm por carlosjcm »

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #3 em: 13 de Março de 2013, 00:01 am »
Já verificaste o fio da  massa das luzes de trás e do limpa vidros?

Vou verificar!

Não sei o nome certo mas isso cheira-me a sensor de marcha-atrás avariado ;)
Verifica se o novo que foi colocado tem a ficha ligada se tiver tentar limpar a ficha com spray de ficha de contacto senão é trocar de novo. Ás vezes comprar sensores na concorrência não é a melhor solução.

Porquê, a Renault fabrica sensores? Epá desculpa lá mas isso não faz sentido. Salvo erro, o que lá estava de origem era da mesma marca.

Pode efectivamente estar avariado, no entanto antes o carro não pegava engatado, nem é suposto acontecer.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 13 de Março de 2013, 00:04 am »
quando te tentam ajudar, tenta ser mais calmo nas respostas, corres o risco de não seres ajudado.
quanto ao topico, se pega engatado, o problema pode estar no sensor de embraiagem e/ou no do pedal de travão.

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 13 de Março de 2013, 01:07 am »
Eu agradeço e dou atenção a todas as respostas. Mas todos os fóruns tem respostas comuns com o qual não concordo. Aqui por exemplo, é frequente: "liga à clip"; "vai à oficina da marca (os outros mecânicos não sabem)"; e "compra material de origem (apesar da marca não fabricar a maioria dos componentes). Não estou a dizer que é o caso da resposta do Carlos porque tentou ajudar, mas por vezes lêm-se respostas sem ajuda.

Vou confirmar a questão dos sensores. Tenho ideia que já carreguei no START sem o pé em nenhum pedal e o motor não pegou, mas vou confirmar.

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 13 de Março de 2013, 01:30 am »
O sensor de embraiagem e o sensor de travão estão ok.

Liguei o Cruise Control e ao carregar um pouco nos pedais desactiva logo.

Tendo em conta que com o carro engatado o motor não deveria pegar, certamente existe um sensor que detecta a posição do selector da caixa de velocidades. Onde se localiza?

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #7 em: 13 de Março de 2013, 10:17 am »
problema pode estar no sensor de embraiagem e/ou no do pedal de travão.

é nestes sensores que dá a informação para pegar ou não quando carregas no botão start

Ia dizer para ligares á clip mas sendo assim nada digo, já vi que és daqueles que esperas pela resposta que desejas. E no entanto não é bem assim do "vai á renault" se morasses na Amadora ia-te recomendar o Caçoilauto!! Mas pronto
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 10:33 am por carlosjcm »

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 13 de Março de 2013, 21:09 pm »
Correcto, mas os sensores dos pedais de embraiagem e travão estão funcionais, pois ambos desactivam o Cruise Control.

A minha dúvida é a seguinte: com o carro engatado em 3ª por exemplo, ao carregar no pedal do travão e no START o motor não pegava, e agora pega. Ou seja, existe algum sensor que detecta a posição do selector da caixa, e não apenas o sensor de marcha atrás.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #9 em: 13 de Março de 2013, 21:24 pm »
Desculpa que eu te diga.. mas liga à Clip e não inventes mais, porque isso é claramente um problema que quase garantidamente uma simples Clip detecta o erro e escusas inventar mais...

.... ahhh espera!  :laugh: :laugh:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #10 em: 13 de Março de 2013, 23:11 pm »
se é frequente esse tipo de resposta, é porque na maioria das vezes é a melhor opção .
alem disso, o sensor de embraiagem tem 2 posições por exemplo, bem como o do travão. E alem disso existem mais coisas que tambem podem afetar, as vezes o "calhometro" sai mais caro que a clip .
Mas este mes já saiaram 2 euromilhoes em portugal, sentes te com sorte ? se te sentires, continua as tentativas. Se não te sentires com sorte, tenta ligar a clip que pode ser que resolva os problemas a renault .

E alem do mais, é normal que um carro com 200 e muitos mil, tenha problemas até bem maiores que esse

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #11 em: 14 de Março de 2013, 00:18 am »
Obrigado pela ajuda.

O sensor do pedal do travão tem função dupla e apenas uma está a funcionar, no entanto já detectei isso antes deste problema. O sensor do pedal da embraiagem vou averiguar.

Apesar disto, reiteiro a minha questão sobre o sensor de posição do selector da caixa.

Não ligo à Clip pois acho o preço pedido por um diagnóstico que pode demorar 5 minutos ridículo, só em última instância. Eu próprio posso verificar 10 sensores e gasto zero.

O carro tem 200 e muitos é verdade, e agradeço-te a ajuda, mas não era este tipo de problemas que esperava quanto escolhi ficar com ele. Uma coisa são componentes de desgaste, outra são "pecinhas" que avariam sem razão aparente.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #12 em: 14 de Março de 2013, 08:34 am »
Então se podes verificar 10 sensores a custo zero, que andas aqui a fazer? Verifica e corrige. Se calhar, o que pagas de diagnóstico não é só ver os erros mas também o conhecimento que está por trás para saber detectar anomalias. Se calhar os 30/40€ já compensam agora lool
Eu continuo a preferir que avariem "pecinhas" e continue com carro para andar do que ter de chamar o reboque e deixá-lo na oficina uma semana.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #13 em: 14 de Março de 2013, 09:37 am »
Desculpa mas se te recusas ir á renault e ligar à Clip não me venhas com esta frase

É que sinceramente já estou a ficar farto do carro e dos seus problemas ridículos.

Eu continuo na minha ás vezes os problemas aparecem e depois pode dai surgir outros muitas vezes é por culpa dos clientes/donos do carro e depois falam mal das marcas.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 14 de Março de 2013, 11:18 am »
Tenham lá calma!

Os carros são como as amantes, se elas se queixam e não lhes damos a devida atenção, elas depois f :censored: -nos, com o carro é a mesma coisa, agora está a dar um  problema ridículo, mas pode ser de simples resolução, uma limpeza, uma afinação, ou até mesmo com a troca de um componente, mas deixamos andar depois se calhar sai mais caro, se andarmos às apalpadelas.
Imagina o seguinte, por uma razão qualquer deixas o carro estacionado atrás de outro, e tens o cartão no leitor e tal, e depois vai uma criança, ou até mesmo um adulto a fazer um movimento qualquer, carrega no botão do start, e o teu carro bate no da frente  :shocked:
Ah.... depois sais mais caro do que ir fazer um diagnóstico com a CLIP..... Pois é... Mas gasta-se muitos €€ com os carros, mas também há amantes que nos saem mais caras  :assobio:

Já verificaste se os sensores dos pedais estão todos ok? e a darem os valores correctos, se o sensor da marcha atrás da caixa de velocidades está ok, se as lâmpadas da marcha atrás não estão fundidas e a massa dos farois está ok?

Pode ser uma pintelhice qualquer, mas uma coisa te digo, um simples condensador de supressão de ruídos/interferências que os carros a gasolina tem que está ligado à bobine, para evitar que o radio faça barulhos de estática, se estiver estragado, não é de admirar que depois  a outra electrónica, comece a dar erros. Uma pequena coisa pode causar um grande problema.
Por isso, não é assim tão caro ir fazer um diagnóstico e ficar com o problema resolvido de vez.
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 11:25 am por rodinhas »