Olá a todos.
Antes de mais fico muito agradecido a todos os que estão activamente a participar na resolução desta minha dor de cabeça.
Antes de responder ao rodinhas e ao Xmarine ontem aconteceu uma coisa estranha ou nem tanto. Ontem no Porto até esteve tempo quente e depois de deixar o carro ao sol umas horas, fiz o teste do quadrante - como tenho feito quase diariamente depois desta treta ter começado - e fico espantado que o ponteiro da gasolina portou-se lindamente quase como nunca se tinha portado tão bem. Ao inÃcio da noite o sacana voltou ao "normal", preso, emperrado com o raspa-raspa das engrenagens por trás. Suponho eu que, o calor dentro do carro fez com que o plástico dilatasse e isso fosse suficiente para o sistema voltar a funcionar, agora dando informação fidedigna é outra questão.
Xmarine:
Sim, o meu carro é (com muito orgulho) um Billabong de Março de 2003, logo Clio 2 de fase 2. É um carro relativamente bem equipado de série. O quadrante é um Renault/Sagem como suponho ser na maioria dos Clios, se é can-bus ou não, não sei mas se me derem umas dicas para descobrir, elucido no que puder.
rodinhas:
A minha dúvida foi plenamente respondida por ti e era essa a noção que eu tinha. Diferentes compressões para diferentes combustÃveis, logo diferentes necessidades de escala se bem que a escala do meu conta-rotações vai até à s 7000 rpm.
Isso quer dizer que se o modo de obtenção de informação das rpm for igual no meu carro a gasolina ao do carro donde vier o quadrante (mais provavelmente a gasóleo) a informação poderá ser precisa como se o quadrante de origem se tratasse, certo?
E em relação às engrenagens do ponteiro, epah não quero ser chato e casmurro mas quando estava a preparar um diy tirei o quadrante e não cheguei a tirar fotografias ao mesmo excepto a que está abaixo mas nas zonas assinaladas (removendo a tampa preta presa por parafusos torx 20) tem umas cápsulas brancas com 3 engates de click que, se os levantares, vês as tais engrenagens que eu falo tipo relógio, ligadas a dois "coils" , um na tampa de cima e um na base de baixo. Mas mal possa tiro uma foto ao quadrante sem a tampa preta para mostrar as cápsulas que eu falo. Será que estamos a falar do mesmo "lado" do quadrante?
Foto do quadrante: