Autor Tópico: Morte anunciada do ponteiro da gasolina  (Lida 9803 vezes)

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: EZ
  • Garagem : Renault Clio Billabong
Morte anunciada do ponteiro da gasolina
« em: 16 de Março de 2013, 13:03 pm »
Bom dia a todos.

Lamentavelmente venho comunicar a morte do meu ponteiro da gasolina. Ainda pensei que fosse o problema da bomba de combustível mas não, é mesmo a morte mecânica do ponteiro.
Alguém terá um diagrama do funcionamente interno do ponteiro (rodas dentadas, etc) ou mais vale nem tentar abrir a cápsula do mecanismo (já tentei, não consigo)? Ou devo mesmo pensar em comprar um quadrante?

Xmarine

• Visitante
Re: Morte anunciada do ponteiro da gasolina
« Responder #1 em: 16 de Março de 2013, 22:08 pm »
Suponho que o carro é o clio Billabong, certo?
Bem podes procurar por roldanas do ponteiro porque o mesmo não as tem. Isso era nos mk1....

Como é que tens a certeza que não é problema com a boia?

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 18 de Março de 2013, 10:29 am »
Bem, a certeza de que não se deve à boia é porque ouço as engrenagens no ponteiro da gasolina a "raspar" (à falta de melhor termo), como se as engrenagens estivessem desfasadas ou desalinhadas  :angry: e o ponteiro prende em sítios diferentes da escala. Mas lamento contrariar-te (até porque tens conhecimentos bem maiores que os meus em termos automobilísticos) mas aquilo tem engrenagens por trás do ponteiro...
Substituir o ponteiro parece-me demasiado complicado, talvez um quadrante seja o que se segue... Alguém terá algum para venda (versão 4.2)  :assobio:?
« Última modificação: 18 de Março de 2013, 18:18 pm por carlosjcm »

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #3 em: 18 de Março de 2013, 13:18 pm »
Mas o ponteiro continua a funcionar, ou não?

Se continua a funcionar, pode ser algum desalinhamento que esteja a provocar esse "barulho"...

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 18 de Março de 2013, 15:07 pm »
Tem alturas em que funciona, outras nem por isso. Quando funciona não responde em proporção ao combustível que tem e não se mexe porque "emperra". Lubrifiquei o mecanismo mas não voltou ao normal.
Provavelmente alguém com perícia relogista é capaz de o pôr a funcionar outra vez e como eu não a tenho, acho que pela minha mão não terá recuperação.
Pergunta "parva": eu penso que, desde que o quadrante tenha a mesma versão (fichas compatíveis, entre outras características) o facto de ser gasolina ou gasóleo não faz diferença nenhuma ou faz? É que quando tento saber de quadrantes perguntam-me sempre o combustível e isso faz-me confusão. Alguém me pode elucidar se estou enganado?

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #5 em: 18 de Março de 2013, 15:12 pm »
Algum veio empenado?

Se ele nao regista sempre em condições pode ser algum mecanismo da boia que nao esteja em condições mesmo como já te disseram ai...

Agora a solução de trocar de quadrante, a nao ser que tenhas dinheiro para tal, nao me parece ser a solução ideal...

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 18 de Março de 2013, 17:16 pm »
Ele mexe-se às vezes mas registar o combustível correctamente é nunca. A boia foi revista recentemente e tem programada uma troca no próximo mês.
Em relação aos quadrantes entre gasolina e gasóleo será por causa do conta-rotações? Que diferença poderá trazer se usar um quadrante dum clio a gasóleo no meu a gasolina?  :huh:
« Última modificação: 18 de Março de 2013, 18:17 pm por carlosjcm »

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #7 em: 18 de Março de 2013, 17:57 pm »
Eu acho que para além das rotações não há mais diferença nenhuma, mas...

Se agendas-te a troca da boia, significa que alguém já a viu e encontrou algo nela, não?

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 18 de Março de 2013, 18:08 pm »
Após uma limpeza dos contactos e afins nem por isso. O meu mecânico disse que, na opinião dele, se eu a trocasse não faria mal nenhum. Excepto o mal do costume€€... É mais por uma questão de fiabilidade, ainda para mais agora tou desconfiado...  :grin: Mas nada que justifique o "raspa-raspa" do ponteiro quando ligo/desligo o carro.
E em termos de rotação? Qual o problema? É a escala das rotações, uma má/errada leitura das mesmas, sabes?

Xmarine

• Visitante
« Responder #9 em: 18 de Março de 2013, 19:07 pm »
Volto a perguntar. O teu carro é um clio 2 billabong certo?

E volto a dizer, se for mesmo, esse quadrante não funciona por roldanas!

Se for preciso volto a repetir.....

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 18 de Março de 2013, 19:16 pm »
Mas lamento contrariar-te (até porque tens conhecimentos bem maiores que os meus em termos automobilísticos) mas aquilo tem engrenagens por trás do ponteiro...

Eu gosto que me contrarie, quando têm razão. Assim também aprendo. Mas nunca me lembro de ter visto tal coisa...

É que eu sou sincero. Os únicos quadrante que eu já vi com esse tipo de avaria no clio 2 são os Magneti Mareli. E boias presas já vi algumas. Em todo o caso pode o teu até estar mesmo avariado

Em todo o caso, podes executar o teste ao quadrante e assim tiras as dúvidas

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #11 em: 19 de Março de 2013, 01:10 am »
No que toca à tua duvida, em relação aos quadrantes a gasolina vs diesel, a diferença está na escala das rotações, enquanto um quadrante a gasolina o motor pode ir até às 7mil rotações os diesel normalmente vão até às 5 mil rotações normalmente, apesar de haver alguns que marquem mais.
Depois a fonte da informação das rotações é diferente, nos gasolina vem da bobine, enquanto dos diesel normalmente vem do alternador.
Mesmo havendo compatibilidades entre os dois a informação que vão dar, vai ser errada.

Xmarine

• Visitante
« Responder #12 em: 19 de Março de 2013, 01:16 am »
Então e nas bobines de faísca perdida, e nas individuais, de onde sai o sinal RPM?
 E nos carros com injecção electrónica, onde está o fio das rotações do alternador? Não podes generalizar...

Já agora, a info de RPM é lida através do sensor de volante de motor, é processado pela centralina e é enviado para o quadrante por linha can-bus.
Isto em clio de fase 2 para a frente tanto a diesel como a gasolina

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 19 de Março de 2013, 08:59 am »
Pois, xmarine, tens razão mas visto o hannibal ter um clio bilabong..... de certeza que o quadrante dele não é  can-bus.
Para o clio dele a explicação que eu dei está correcta.

Xmarine

• Visitante
« Responder #14 em: 19 de Março de 2013, 10:33 am »
Mas o clio billabong e de 2002 ou 2003 se nao me engano. Logo e um fase 2. Logo a info das rpm vem por can bus..e podes ver o esquema elextrico e desligar os fios de can bus do quadrante para confirmares o que digo.
Mas em relacao ao ponteiro da gasolina, a info vem por 2 fios directos do quadrante ate a boia