Autor Tópico: Bomba Injectora e Ponto na Renault Kangoo  (Lida 9074 vezes)

Offline MiguelVR

• 1.0 SCe
  • *
Bomba Injectora e Ponto na Renault Kangoo
« em: 19 de Março de 2013, 20:22 pm »
Ora Viva,
Tenho uma questão para colocar aos entendidos do forum. Estou com problemas na minha Kangoo D55 (tipo de motor: F8Q 662) de 1999 (tem estado parada nos últimos tempos e decidi voltar a pô-la a andar e arranja-la toda: afinal tenho por ela muito carinho dado que foi a 1ª carrinha para trabalho e nunca me deixou mal). Tem 300000 Km e nunca deu problemas de motor, isto é até eu decidir mexer...
O problema era que a bomba injectora (Lucas) estava a perder gasóleo. Arranjei uma bomba em 2ª mão (confiando que estava boa). Tenho uma manual de oficina espanhol e reparei que o valor que a "nova" bomba apresenta na alavanca do acelerador (uma chapinha cravada na alavanca) não era igual ao da bomba original.  Este valor representa se não me engano o valor angular da alavanca de acelerador.
Segui as regras para retirar a bomba e colocar a outra (coloquei marca da árvore de cames na janela, bloqueei cambota), embora não tendo nenhum bloqueador da roda dentada da bomba de injecção, lá consegui colocar a nova bomba.
Após todas as ligações, tentei ligar o motor e nada. Quando fez que ia arrancar fez um barulho esquisito, desliguei logo. Tenho a sensação que no processo o ponto perdeu-se.
Já comprei um novo kit de  correia dentada de distribuição e começei o trabalho de retirar a velha (já há muito que devia ter sido mudada) par colocar a nova.
Neste momento tenho a marca da arvore de cames no sitio (12 h), a cambota bloqueada com o passador, mas a marca da roda dentada da cambota não está nas 7h como eles dizem, está mais nas 6h. Se consegui bloquear a cambota então é porque ela está no sitio certo, correcto?
Decidi mandar arranjar a bomba injetora original, não seja por causa da electrónca que ela não está a pegar . (?)
Também não tenho tensiómetro para colocar o tensor correctamente, por isso qq técnica que me possam ajudar é bem vinda.
Estou a fazer algo errado? É possível ter perdido  o ponto do motor no processo? Lembro-me que ao retirar a roda dentada da bomba, a porca começou a desapertar e depois parou, forçei um pouco e lá soltou mas fez um barulho como se estivesse a saltar uns clics. Como tinha marcado a correia de distribuição, verifiquei que esta estava no sítio.
Será que para cada bomba há uma programação electrónica na gestão da injeção?
Vou voltar ao inicio e substituir tudo e quero fazer bem por isso toda a ajuda é boa.
Desculpem o testamento. Tenho fotos se for necessário.
Abraço
Miguel

Xmarine

• Visitante
Re: Bomba Injectora e Ponto na Renault Kangoo
« Responder #1 em: 19 de Março de 2013, 20:25 pm »
Não sei se a electroválvula de corte é das electrónicas ou não. Se o carro tem imobilizador, julgo que deve ser. Se foi isso, acho que tem de se programar. mas não tenho a certeza.