Autor Tópico: Caixa velocidades com ruido  (Lida 16959 vezes)

Offline anoc_se

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • ZZZZ
Caixa velocidades com ruido
« em: 04 de Abril de 2013, 23:20 pm »
Boa noite a todos,

o meu clio 1.5 DCI, quando meto a 4ª velocidade e 5ª, faz um barulho que nem sei explicar, um barulho a desgaste, tipo rolamentos, será que vale a pena abrir a caixa, ou deixar andar até acabar :) o carro tem 280mil. Ainda por cima para ajudar á festa, fui ao MC e deixei cair a coca cola....entrou no radio e o radio foi-se :(
Clio 1.5 DCI van

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Caixa velocidades com ruido
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2013, 23:27 pm »
Isso é contigo, se queres gastar muito ou pouco, se podes comprar outro carro caso este "faleça". Mas esses carros fazem muitos km's, 280 penso que não muito para esse carro. Agora tu é que tens que ver o estado do carro, se vale a pena tar a arranjar a caixa caso seja preciso. Quanto ao radio é facil, compras um  :dance: na worten ou assim, há radios jeitosos por apenas 30€
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline anoc_se

• 1.0 SCe
  • *
  • ZZZZ
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2013, 23:55 pm »
Mas se avaria, o valor da reparação é o mesmo que se abrir agora e reparar, correcto? O carro está excelente, é mesmo só isso que me anda a chatear por agora :)
Clio 1.5 DCI van

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 05 de Abril de 2013, 00:21 am »
Primeiro, o melhor que fazias, era verificar com certeza a origem do barulho, se da caixa ou se de outro elemento da transmissão.
A questão é mais, se for reparado agora, pode ser só uma peça, deixar andar, depois pode ser mais do que uma.
Aproveita e vê se a caixa tem o óleo a  nível.

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #4 em: 05 de Abril de 2013, 17:33 pm »
Experimenta ver se tens valvolina na caixa...  :azn:
Normalmente o que vai dar problemas se tiveres pouca valvolina é a 5ª velocidade, pois esta é lubrificada através do "chapinhar" da caixa.

Offline anoc_se

• 1.0 SCe
  • *
  • ZZZZ
« Responder #5 em: 05 de Abril de 2013, 22:12 pm »
Quando comecei a ouvir os ruídos, fui ver se tinha valvolina e depois até troquei e meti nova, mas continuou tudo na mesma. Não faz só na 5ª, faz também na 4ª. Este carro fez muitos quilómetros de autoestrada, talvez seja desgaste. 

Já agora, sobre o rádio, estou a pensar em dois, mas estou mais inclinado para o Philips, quem quiser que dê opinião :) vai deixar é de funcionar o controlo do radio que tem no volante :(

http://www.worten.pt/store/inicio/imagem-e-som/auto-gps/car-multimedia/auto-radio-c-usb-sony-dsx-a30.html#_additional

http://www.worten.pt/store/inicio/imagem-e-som/auto-gps/car-multimedia/autoradio-philips-ce132.html#_additional
Clio 1.5 DCI van

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #6 em: 05 de Abril de 2013, 22:41 pm »
Rolamentos de 4ª e 5ª gripados.
Tem tendência a piorar e de maneira alguma vai-se "auto-reparar".

Quanto ao rádio, coloca essa questão na devida secção do fórum. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : clio dci 65cv
« Responder #7 em: 06 de Abril de 2013, 01:10 am »
Tenho o mesmo problema na minha,aliás acho que seja cronico nestes modelos,numa ida ao mecanico disse-me que ficaria mais caro reparar do que meter uma usada logo deixo andar até...............................parar!! :assobio:

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2013, 12:22 pm »
o meu à uns tempos atrás parou ... mas so a 5ª velocidade é que se estragou.
Conclusão, abri a caixa e vi que o veio primario e a 5ª tinham ido pro galheiro  :sad: devido à insuficiencia de valvolina na caixa, e a primeida mudança a sofrer com isto é a 5ª velocidade pois a mesma é "chapinhada" com valvolina ao contrario das outras todas.
Conclusão, 800 euros so para a reparação das peças maradas da 5ª velocidade (orçamento na renault telheiras)...
450euros uma caixa usada na Pecintra. Obviamente meti a caixa usada.  :laugh:

Offline nuno42

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #9 em: 19 de Abril de 2013, 21:08 pm »
Boas,
eu tenho uma mégane 1.4 16v que também faz imenso barulho na caixa de velocidades, mas quando piso a embraiagem pára. Já fui ao mecânico e ele diz que não é nada e para deixar andar, de maneira que nunca fiquei a saber o que provoca o barulho. A valvolina já eu a troquei e a velha estava a nível. O barulho não é normal como o mecânico diz porque tenho também um clio 1.4 16v com o motor igualzinho e não faz isto.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2013, 00:26 am »
Pode ser o rolamento de encosto da embraiagem, é frequente fazer barulho, quando começa a apresentar desgaste.

Offline Paulo Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sao Joao da Madeira
  • Garagem : Clio 1.5 dci 65cv 2004
« Responder #11 em: 20 de Abril de 2013, 17:36 pm »
Na minha opinião nunca se deve deixar andar até parar.e nunca devemos aceitar a opinião de apenas um mecânico mas sim de 2 ou 3  :azn: