Autor Tópico: Eventual fuga na caixa de velocidades  (Lida 7636 vezes)

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Queluz
Eventual fuga na caixa de velocidades
« em: 11 de Abril de 2013, 09:27 am »
Bom dia a todos

Na ultima IPO do meu Mégane RXE 1.6i de 99, fiquei com uma anotação de tipo 1, porque havia um pingo num dos foles da transmissão.

O mais curioso é que o inspector, depois de me espetar com aquilo na folha verde, me diz que não é nada de preocupante e que nem valia a pena ir já ver o nível de óleo da caixa...
Afinal em que ficamos? É grande o suficiente para contar como um defeito, mas não o é para ir a uma oficina?

Bem, passei pela oficina aonde vou habitualmente e foi-me dito que isto acontece em todos os Renault mais antigos. E que seria por aonde sai a haste da manete das mudanças, que com o passar do tempo e dos kms, começa a haver uma pequena fuga.

Na próxima revisão vamos ver disto. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha, pois pelo que me foi dito é um problema crónico e possivelmente em Fevereiro, aquando da IPO, voltarei a ter o tal pingo no fole.
A solução, passaria por lavar bem o motor e caixa antes da dita IPO...

Sabem de alguma coisa sobre este problema?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Eventual fuga na caixa de velocidades
« Responder #1 em: 11 de Abril de 2013, 09:47 am »
Fugas de óleo por ai, é natural. Também há foles, casquilhos, etc que podem ser substituídos, que minimizam essas fugas. Como é (mais que)  natural que com o tempo o material vá apresentando desgaste.
Normalmente a fuga de óleo por ai é mínima, no entanto, em cada revisão deve-se verificar os níveis, e atestar se necessário.
Só o "estar sujo" de óleo, é o suficiente para te colocarem uma def. de grau 1, não porque é uma falha mecânica, mas sim por uma questão ambiental.

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2013, 10:27 am »
Os foles da direcção e transmissão foram mudados no ano passado.
Por aí não será...
Enfim, a ver o que sucede na revisão e se for caso disso, em Fevereiro é tudo bem lavado antes de ir à IPO.
Neste momento, até me preocupa mais a questão da iluminação do totalizador de kms que avariou :(

Obrigado pela ajuda :)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2013, 14:13 pm »
Eu referia-me mesmo ao fole e casquilhos, e não tenho a certeza se há ou não um retentor, para a alavanca das mudanças, essa que dizes ter uma fuga de óleo.
Conforme se pode ver na imagem.

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2013, 16:58 pm »
Alguma coisa haverá a vedar aquilo, não?
O mecânico explicou-me que o eixo vai ficando gasto e mesmo mudando esse vedante, passado pouco tempo está na mesma.
Problemas da idade, tá visto :(

Obrigado pela info e pela foto

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2013, 17:16 pm »
Se for o que aparece na foto existe um kit de reparação barato que se vende na renault e funciona.. Montei no meu vermelho de 2004 que estava todo babado nesse sitio... Não parece mas funciona o kit...

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2013, 14:12 pm »
Obrigado pela ajuda :)
Agora resta-me juntar uns patacos para o levar ao mecânico a ver destas coisitas.
Entretanto uma das motas tem de fazer a revisão e resolver outras porcarias que surgiram e afinal, parece que vou receber o subsídio de férias a tempo do Natal!