Autor Tópico: Um carro que tem sido uma caixinha de "surpresas"  (Lida 6812 vezes)

Offline Biomassa

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : Laguna 1.9 dti de 1999
Um carro que tem sido uma caixinha de "surpresas"
« em: 24 de Abril de 2013, 23:25 pm »
Olá boa noite!

Venho aqui partilhar convosco os problemas que tenho tido com o meu carro (Laguna 1.9 dti) e os problemas mais recentes que me estão a deixar preocupada (quando começo a pesquisar as possíveis causas na internet...)

Primeiro que tudo, o carro foi comprado a um particular e já com 200 000 km... Vai fazer em Agosto 2 anos que o tenho e já fiz quase 50 000 km com ele.

Surpresa 1: centralina dos airbags disparada e pré-tensores também
Surpresa 2: avaria do sensor de cambota
Surpresa 3: múltiplas avarias nos comandos do fecho centralizado
Surpresa 4: infiltração no chão atrás do banco do condutor
Surpresa 5: avaria da poli da correia de distribuição (acho eu...)
Surpresa 6: 3 substituições das borrachas que seguram a panela de escape.

Enfim, têm sido umas atrás das outras mas, apesar de tudo, estou contente com o carro pois faz uma boa média (antes tinha um Laguna 1.8 rxt de 94).

As duas coisas que ultimamente me têm preocupado são:

- o carro às vezes custa a pegar e deita fumo branco pelo escape (mas desenvolve bem quando puxamos por ele em estrada) e penso que é mais quando o tempo está mais húmido (inverno ou verão);

- o carro às vezes custa a arrancar em primeira fazendo uma trepidação enorme que parece que o motor vai cair/saltar (o que eu penso ser a causa das 3 substituições dos suportes do escape) e faz isto quer a frio ou a quente...

Se me puderem dar algumas dicas sobre qual poderá ser a causa destes problemas agradecia imenso! Não tenho nenhum bom mecânico de confiança e, tendo em conta a quilometragem do carro, fico reticente em gastar mais dinheiro do que já gastei com ele...

Muito obrigada

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Um carro que tem sido uma caixinha de "surpresas"
« Responder #1 em: 24 de Abril de 2013, 23:42 pm »
Algumas coisas são normais devido ao desgaste natural, mas outras não.
Em relação aos airbags, é possível que o carro ja tenha tido um acidente e não fizeram a substituição dos componentes afectado.
Quanto à questão do motor, convém verificar também os  apoios do motor, se já deu cabo dos apoios da linha de escape, os do motor também podem estar a precisar de ser trocados.

Quanto ao motor tremer, pode ter várias causas.
- Acendem-se algumas luzes de avaria no quadrante?
- Há consumo do liquido de refrigeração do motor?
- Essa trepidação anormal pode ser por o motor não estar a ponto, ou estar a trabalhar a 3 cilindros.
- Quanto ao fumo, se houver consumo de liquido de refrigeração, pode ser a junta da cabeça com alguma passagem, ou então por causa do ponto anterior

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #2 em: 25 de Abril de 2013, 13:02 pm »
Essa trepidação pode ser algum injector a funcionar mal ou mesmo a não funcionar.. O meu vermelho quando tinha o problema de injectores acontecia isso. Esse carro tem bimassa???

Offline Biomassa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 25 de Abril de 2013, 14:22 pm »
Começo por agradecer as vossas respostas e acrescento mais alguns dados.

Algumas intervenções que têm sido feitas no carro, são feitas por um "conhecido" que faz uns biscates de mecânica e electricidade auto e, por vezes, levo lá o carro para ele fazer algumas coisas mas, acho que ele às vezes não leva as minhas queixas muito a sério e desvaloriza os problemas (ou porque dá muito trabalho ver, ou porque não percebe muito do assunto em causa).

- não acende nenhuma luz no quadrante e, quando ligado à máquina de diagnóstico, queixa-se sempre de avaria num sensor de temperatura do ar ou qualquer coisa assim ( mas quem me viu isto disse não ser importante...);

- os injectores foram limpos recentemente (se tivesse avaria também tinham visto isso não era?);

- não faço ideia se tem bimassa (isso faz parte da embraiagem não é?). A pessoa que me vendeu o carro disse que tinha colocado uma embraiagem nova (mas, como ocultou o facto do carro ter tido um acidente e de ter a centralina disparada, já não sei se acredito).

- não noto consumo anormal do líquido de refrigeração.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #4 em: 25 de Abril de 2013, 15:11 pm »
Acredito que não tenho bimassa mas acho que é a embraiagem e isto como opinião pessoal. Uma embraiagem desgastada tem tendência de fazer o carro vibrar a frio e acredito que possa haver uma explicação mas estou a dizer isto por experiência própria nos carros que já tive..

Em relação aos injectores pode nem ser mas seria uma opção. Essa do sensor acho que será o sensor de admissão.. Pode não fazer diferênça mas aconselho-te a saber quando custa pois se for barato porque não mudar???

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #5 em: 25 de Abril de 2013, 21:28 pm »
Mandei-te PM com dois mecânicos da minha confiança na Amadora e chamo ainda a atenção para a parceria do fórum com a Caçoilauto.

http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0

Offline Biomassa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2013, 00:05 am »
Boa noite,

Fui com o Laguna a um mecânico mais ou menos de confiança que me disse que o problema era dos apoios do motor e que a embraiagem estava boa (este carro não tem bimassa).

Um dos apoios (da parte de cima) foi trocado por um em melhor estado (mas usado e de graça...) e notei uma grande diferença em termos de vibrações e trabalhar do motor. Agora falta trocar um de baixo do motor pelo que ele me disse mas esse tem que ser novo... Têm ideias de marcas/preços? Percebi que levam gás?!

No que diz respeito à dificuldade em arrancar em primeira, como só o fazia de vez em quando, ainda não deu para ver se ficou resolvido...

O que me confunde é que se o problema era dos apoios, porque não acontecia sempre?!!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2013, 00:25 am »
Sim, percebeste bem, leva gás o apoio superior do motor, pelo menos alguns apoios levam no interior da borracha.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2013, 08:37 am »
Não compres apoios da concorrência sem ter um feedback de alguém. Normalmente duram metade dos quilómetros.