Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
21 de Outubro de 2025, 18:22 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Compra de Modus - probema dos bronzes. Como agir?
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Compra de Modus - probema dos bronzes. Como agir? (Lida 10069 vezes)
pedassu
1.0 SCe
Localidade: Porto
«
em:
05 de Maio de 2013, 14:31 pm »
Boa tarde
Estou em vias de ser proprietário de um feio Renault Modus 1.5 Dci 80cv de 2005
Sabido que é o problema das capas das bielas, fiquei reticente em optar por comprar o carro.
O carro tem 140 000 klms sempre assistidos na marca e com o respectivo livro de revisões.
Foi-me dito que antes de entregarem os dci aos clientes fazem uma revisão em que verificam o estado das capas das bielas e substituem caso seja necessário. Claro que isto vale o que vale, é palavra de vendedor, embora me pareça pessoa séria (foi através dele que soube pela primeira vez deste problema, não me foi ocultado).
Estou numa de confiar e após passar o tempo de garantia do stand fazer por minha conta uma verificação do estado dos bronzes, como segurança. Claro, não quero que no tempo de garantia o carro dê problemas, mas se acontecer aciono a garantia para que seja resolvido.
A minha questão é, devo desde já e por minha conta após ter o carro, verificar como estão as capas ou ,como disse, confiar que isso foi feito agora e aguardar que acabe a garantia?
Qualquer sugestão, agradeço.
Cumprimentos
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Compra de Modus - probema dos bronzes. Como agir?
«
Responder #1 em:
05 de Maio de 2013, 14:59 pm »
Visto, o carro estar em garantia, eu não mexia em nada, porque qualquer sinal de ter sido mexido podem cancelar a garantia.
O que eu fazia, é andar muito atento aos sinais caracteristicos dos problemas nas bielas, utilizar sempre bons oleos, e fazer a revisão em intervalos mais curtos do que aqueles que são recomendados pela marca.
Registado
pedassu
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
05 de Maio de 2013, 15:59 pm »
Falei agora mesmo com o vendedor e vai atrasar um dia a entrega porque vai substituir os bronzes, que segundo ele nunca foram substituidos (apesar de todas as revisões na marca).
Assim sendo. e como estava a pensar inicialmente, vou andar atento durante a garantia e após isso verificar novamente.
Registado
henriqe
1.6 DCi
Localidade: Ponta Delgada
Bazing? :D
Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
«
Responder #3 em:
05 de Maio de 2013, 16:32 pm »
140 000 e tem que mudar as capas ? Plano de manutenção e mudar as capas da mm frase? hmm
Registado
pedassu
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
05 de Maio de 2013, 16:53 pm »
Não percebi a questão, nem a dúvida...
Acha que com 140 mil não deveria mudar? Ou já deveria ter mudado?
Não me parece que seja uma questão linear em relação aos quilometros do veiculo...
A mudança das capas está no plano de manutenção do carro? Até pode estar, mas não quer dizer que o façam...
Registado
pedassu
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
05 de Maio de 2013, 17:13 pm »
Pelo que vi no livro e se não estou em erro, as revisões foram feitas até aos 119 mil na marca e a próxima revisão seria aos 140, revisão esta que já não fez.
Ou seja, até aos 119 mil é válido que fez na marca. Não sei se o plano de manutenção diz que tenha que ser mudado as capas, ou se é apenas verificado o estado das mesmas.
Plo que li, há casos de motores a dar problemas com 70 mil klms e outros aos 150 mil (nestes duvido que tenham sido trocadas as capas aos 100 ou 120 mil)
No stand, e ainda estava eu interessado por outro tipo de carro que não um renault, foi-me dito que devido a esses problemas eles verificavam as capas antes de entregar os carros. Preferiam ter a despesa antes do que depois o cliente vir queixar-se. Não sei se é assim ou não, ou se se pode acreditar no que dizem. Não se pode também duvidar de tudo...
Mas então a vossa opinião é que aos 140 deveriam estar bons porque foram trocados pela marca aos 100 mil? Ou então o que acham?
(eu não sei como estão, apenas sei que vão ser trocados)
De qualquer forma, não me parece mau pronuncio que sejam trocados...
Registado
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Alverca
Utilizador: Rui_N
Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
«
Responder #6 em:
05 de Maio de 2013, 17:29 pm »
Vais comprar um carro que te oferece tantas dúvidas?
No plano de manutenção não está prevista qualquer mudança de capas de bielas. Na grande maioria dos casos em que o assunto é abordado o que existe é muita desinformação. Se quem te vende o carro diz que as vai trocar, não tens que recear. Usa um bom óleo, troca-o (juntamente com o filtro) atempadamente e nunca o deixes no motor mais que 1 ano.
A história de que as capas de biela devem ser trocadas aos 100.000 km é uma bela treta.
O que dizer dos 1.5 dCi com meio milhão de km, que nunca trocaram nada?
O que na realidade acontece é por volta dos 100.000 km, e no caso de todas as manutenções serem feitas na marca, uma amostra de óleo ser enviada para análise, de forma a verificar se existe contaminação do óleo com particulas provenientes de desgaste das capas.
Registado
A Sucata consome isto:
henriqe
1.6 DCi
Bazing? :D
Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
«
Responder #7 em:
05 de Maio de 2013, 17:59 pm »
O Rui acabou por dizer o que ia responder, mas até de forma mais técnica.
Não está no plano de revisões trocar uma peça dessas. Se o carro precisa acho estranho principalmente tendo em conta que dizes que o carro andou a fazer manutenção na Renault (ou seja, com oleo bom). Mas cada caso é um caso...
Registado
pedassu
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
05 de Maio de 2013, 18:00 pm »
eu nao disse que tinha muitas dúvidas em relação ao carro.
Não fui eu que inventei este problema das capas. Foi-me dito no próprio stand...e depois confirmei por "aqui"...
Mas também me parece que há muita desinformação e acima de tudo que não é uma questão linear.
Provavelmente foi isso que fizeram na marca, enviar uma amostra para analise e concluiram que não era necessário trocar.
O stand que mo vende agora, decidiu verificar e trocar. Mas também não sei se será por precaução deles. Já que disseram que o fazem a todos que suscitem duvidas (ano de fabrico, etc)
Eu como comprador, acho que devo ficar satisfeito e tratar bem do motor daqui para a frente, como sugeriste.
Mas isto digo eu, que não percebo nada...
Registado
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Alverca
Utilizador: Rui_N
Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
«
Responder #9 em:
05 de Maio de 2013, 18:19 pm »
Trata bem do bicho e abre um diário de bordo.
É que Modus, não há muitos por aqui.
Registado
A Sucata consome isto:
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #10 em:
06 de Maio de 2013, 09:59 am »
Já disseram praticamente tudo. O problema não é totalmente geral e certo. Uns partem cedo, outros mais tarde mesmo com as revisões todas na marca (conhecimento de uma Scenic 105cv). Apenas se consegue verificar o estado das mesmas enviando amostra de óleo ou abrindo o cárter. Se o dono do stand for esperto, sabe que lhe fica mais barato jogar pelo seguro e mudar as capas do que ter o cliente lá com um motor partido sob garantia.
Registado
Tó Lopes
Qe soudades do meu clio!
0.9 TCe
Localidade: Picha
toujour a bombeer
Garagem : Saframo 2.1 TD Alissé
«
Responder #11 em:
06 de Maio de 2013, 15:19 pm »
ora aqui esta um porblema que me faz alguna confuzao.
Se o porblema é muitas veses nos bronzes porque nao mandar fazer no torneiro os mesmos mas em aluminio ou inox.
Axo que memo os engenheirros da Renault ainda temm que aprender muito com quem ta´abituado a meterr as maos na massa, só sabem de teorrias e nada mais .
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #12 em:
06 de Maio de 2013, 20:17 pm »
Fazer em inox???? Vamos nos entender aqui para que servem as capas de bielas???
Registado
pedassu
1.0 SCe
«
Responder #13 em:
07 de Maio de 2013, 18:31 pm »
Pois, eu de mecânica percebo muito pouco. O que vou percebendo é do que leio e pesquiso sobre o assunto...
Amanhã vou buscar o carro. Espero que tudo corra pelo melhor. 90% da condução será feita pela minha esposa, eu vou dando umas voltinhas.
Já tenho uns piscas frontais para pôr, pois não gosto daquilo em laranja.
Piscas laterais brancos/acrilicos não encontrei em lado nenhum.
Para além da Renault, alguém sabe onde possa comprar?
Assim que o tiver tiro umas fotos e abro um DB.
Obrigado
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #14 em:
07 de Maio de 2013, 19:42 pm »
modo off topic: se são bronzes têm de ser feitos de bronze; o bronze é o material indicado e o melhor que há para aplicar na situação em causa
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»