Autor Tópico: Ajuda Compressão?  (Lida 5115 vezes)

Offline ScenicGPL

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Ajuda Compressão?
« em: 18 de Maio de 2013, 12:53 pm »
Boas.
Comprei recentemente uma renault scenic 1.6a GPL
Reparei que o motor ao ralentim parece funcionar a 3 cilindros.
Verifiquei se era um problema no distribuidor, nos cabos de velas ou velas.
Quando tirei o cabo da quarta vela o motor continuo a trabalhar como se não tivesse tirado o cachimbo ou seja essa não estava a trabalhar, ao colocar o cachimbo na vela o motor ficou a trabalhar a 4 cilindros (parecia um relogio).
Depois de desligar o motor e voltar a pôr a trabalhar ficou novamente com um trabalhar incerto.
Falei com o meu mecanico que verificou o distribuidor e cabos e concluiu que estão todos bons.
Mediu a compressão dos cilindros e concluiu que o quarto cilindro tem muito menos compressão que os outros.
A compressão dos cilindros da esquerda para a direita decrescia.

O que poderá provocar isto?
As "cebes" das valvulas do quarto cilindro desgastadas? (Opinião do mecanico)
Oleo do motor demasiado usado não permite lubrificaçao das touches e afinação (se este modelo afina automaticamente as valvulas).
A falta de compressão poderá ser nos segmentos dos cilindros e não nas valvulas?
O carro aparente mente tem força e trabalha bem  o problema de falhar é ao ralenti e depois de andar com ele algums kilometros quando paro por exemplo num cruzamento fica com o ralentim acelerado.

Já alguem teve um problema identico?

Offline aacc

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Re: Ajuda Compressão?
« Responder #1 em: 18 de Maio de 2013, 22:48 pm »
Viva
Um motor a funcionar durante longos períodos
a GPL começa a ter problemas de lubrificação
da sede das válvulas, originando daí problemas
a vários níveis.
Tenho um carro a GPL e também já senti vários
maus sintomas!
Um abraço

Offline Sls a GPL

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Re: Ajuda Compressão?
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2013, 23:25 pm »
O GPL tem propriedades detergentes, e por essa razão é natural que após algum período a utiliza-lo é natural que surjam fugas, que estavam ocultadas devido ao carvão acumulado nos cilindros.

Alem disso é recomendável utilizar um sistema de lubrificação/arrefecimento adicional  porque o GPL é mais "seco" que a gasolina.

É pratica comum os mecânicos fazerem só um teste de compressão, no entanto devem ser feitos 2 teste. A seguir ao teste normal, deve-se colocar uma pequena quantidade de óleo do motor no cilindro e repetir o teste.
Ao colocar-se o óleo, este vai criar uma película vedante , eliminando/reduzindo a perdas pelos segmentos. E assim consegue-se perceber qual é a zona que perde mais, se nos segmentos, se nas válvulas ou  também pela junta da cabeça.

O problema ocorre quando trabalhas a gasolina ou a gás?

Para o  GPL é conveniente usar umas velas próprias para GPL.

Um conselho, antes de começares a mexer no motor, faz um teste como deve de ser à compressão, para teres a certeza se o problema está a nível do segmentos ou das válvulas, usa umas velas novas no caso de essas não o serem.

Offline ScenicGPL

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Re: Ajuda Compressão?
« Responder #3 em: 19 de Maio de 2013, 01:25 am »
O problema ocorre quer a gás quer a gasolina.

Hoje um amigo disse-me que o problema do carro trabalhar incerto a ralenti deve-se á acumulação de residuos gordurosos na borboleta da admissão e que resolvo isso facilmente limpando a mesma com u oleo de limeza de carburadores, fez um pekeno teste junto de mim e realmente o motor ficou a trabalhar certo.

Se realmente existe um problema a nivel das valvulas existe algum aditivo que possa colocar na gasolina de forma a lubrificar ou atenuar o problema causado pela falta de lubrificação?

O meu mecanico diz que aquilo quer é andamento. Puxar pela carrinha a trabalhar a gasolina que o problema das valvulas pode desaparecer.

Offline Sls a GPL

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Re: Ajuda Compressão?
« Responder #4 em: 19 de Maio de 2013, 07:57 am »
Sim, também pode ser a borboleta suja. Foi como eu disse, antes de te pores a mexer no motor verifica primeiro se o problema é de lá ou não.

Uma limpeza à borboleta só lhe vai dar saúde.
Os carros não se curam sozinhos  :wink: o conselho que te dou é dirigires-te a um instalador de GPL e pedires para colocar uma peça que serve para isso mesmo. É montada junto à admissão, e durante o funcionamento do motor aspira um liquido próprio que serve para lubrificar e baixar a temperatura de combustão. Tens 2 tipos, um "manual" e outro automático. Normalmente não é muito caro a colocação deste dispositivo.