O GPL tem propriedades detergentes, e por essa razão é natural que após algum perÃodo a utiliza-lo é natural que surjam fugas, que estavam ocultadas devido ao carvão acumulado nos cilindros.
Alem disso é recomendável utilizar um sistema de lubrificação/arrefecimento adicional porque o GPL é mais "seco" que a gasolina.
É pratica comum os mecânicos fazerem só um teste de compressão, no entanto devem ser feitos 2 teste. A seguir ao teste normal, deve-se colocar uma pequena quantidade de óleo do motor no cilindro e repetir o teste.
Ao colocar-se o óleo, este vai criar uma pelÃcula vedante , eliminando/reduzindo a perdas pelos segmentos. E assim consegue-se perceber qual é a zona que perde mais, se nos segmentos, se nas válvulas ou também pela junta da cabeça.
O problema ocorre quando trabalhas a gasolina ou a gás?
Para o GPL é conveniente usar umas velas próprias para GPL.
Um conselho, antes de começares a mexer no motor, faz um teste como deve de ser à compressão, para teres a certeza se o problema está a nÃvel do segmentos ou das válvulas, usa umas velas novas no caso de essas não o serem.