Autor Tópico: APOIO MOTOR  (Lida 8830 vezes)

Offline valkilm

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Açores
  • Garagem : Açores
APOIO MOTOR
« em: 26 de Maio de 2013, 13:00 pm »
Caros foristas,

Sou novo aqui no fórum contudo e tal como é da praxe, já efectuei no local devido a minha apresentação.

Gostaria de colocar aqui uma pequena situação e usufruir da vossa consultoria grátis, se assim a posso chamar.

Mudei a correia de distribuição (muitas vezes chamada correia de "comando") no meu Renault Clio III 1.5 DCI. É o modelo Dinamique de 01/2007, de 65CV

Aconteceu que ficou a fazer em ralenti e em algumas subidas/descidas e declives um ruido mais perceptivel e cheguei à conclusão que o apoio do motor (é retirado para montar esta correia) ficou montado  ligeiramente fora donde anteriormente estava, ou seja tipo cerca de 2cms baixo, pois nota-se o circulo onde antes as anilhas dos parafusos estava...

Agora gostaria de perguntar, como se determina o posição correcta onde este é apertado para que de novo fique no mesmo local? porque por um ou 2 cms o motor fica a fazer mais barulho, o escape também uma vez que o motor e no meu caso parece-me estar um pouco de nada para a frente...

Obrigado a todos, se for necessário coloco fotos.

Cumprimentos 
Amplificador de potência EMOTIVA
Leitor cds Marantz CD6004 - Colunas B&W 684

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: APOIO MOTOR
« Responder #1 em: 26 de Maio de 2013, 21:59 pm »
A posição é mais ou menos no ponto em que não esteja a fazer esforço nos vários apoios que o carro tem, quer no motor como na linha de escape. De certo que haverá uma forma de o colocar devidamente alinhado, mas na prática normalmente acaba-se por não ter o cuidado de o alinhar milimetricamente,  deixando o motor na posição que ele se coloca naturalmente.
Também se pode dar o caso, que depois da troca da distribuição, o apoio tenha deslizado devido às trepidações a que é submetido.
O que podes fazer , é ires à oficina e pedir para te re-apertarem o apoio e coloca-lo na posição em que estava anteriormente.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2013, 03:05 am »
Uma pequena correcção, o teu carro tem 70cv.

Quanto ao problema técnico que referes penso que é o que o rodinhas disse, mas por associação/tenho visto pois não tenho qualquer dado técnico nem nunca questionei sobre o assunto.

Offline valkilm

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2013, 13:07 pm »
Boas,

70CV? disseram-me 65...

Fui hoje à oficina e ajustou para a posição parecida onde tinha as marcas das anilhas da posição anterior, mas disse-me o mecânico que o motor tem de ficar mais ou menos na posição central para poder oscilar para os lados livremente...

Ficou a fazer um barulho no escape quando desligava o carro e ao colocar o pé na embraiagem e ao largar, foi ao elevador e o barulho ao desligar (batia em algum lado) desapareceu pois ele deu um ajuste na malha metálica que protege o tubo pois numa das partes estava perto deste, o barulho ao levantar o pedal da embraiagem minimizou mas vira e volta faz um pouco, mas nada de especial...acho que vou deixar assim e ver se vai ao seu lugar, mas tá practicamente como estava antes...

Obrigado
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 17:07 pm por rodinhas »

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2013, 14:34 pm »
Se continua a fazer talvez convém fazer um novo ajusto.. e caso ele não consiga, talvez seja melhor recorreres a outra oficina porque peças a bater nunca foi bom sinal.  :tongue:

Sim, 70cv. 65 cv foi até ao Clio IIFIII.. depois esse motor levou um upgrade para os 70cv. Se verificares na tua frente do carro, deves ter um IC coisa que no de 65cv não se verifica.

Offline valkilm

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2013, 13:32 pm »
Boas
Presumo que IC seja Intercooler...tenho algumas luzes de mecânica, mas como identifico o IC? vejo aquilo tudo tapado...lool

Mesmo 70CV arrasta-se um pouco...sinceramente parece 65!!

Ontem fui novamente dar um ajuste e ficou melhor, apenas noto que quando pressiono a embraiagem do ponto morto para a 1ª faz por uns breves instantes este ruido como que roronar...ou quando faço ponto de embraiagem...mas apenas tipo 2/3 segundos...já falei com o mecânico que disse para passar lá e vai novamente dar um ajuste...
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 13:44 pm por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2013, 13:46 pm »
Se tiver intercooler deves ter mais que um radiador. Tens que olhar para a zona da grelha para os veres.

Quanto ao barulho, pode ser o rolamento de encosto da embraiagem com folga.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2013, 20:43 pm »
nos clios mais recentes os radiadores de IC e AC podem ser substituidos por um único que faz de tudo junto com o da água, um radiador faz tudo, o preço assusta mais que um filme de terror

Offline valkilm

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 29 de Maio de 2013, 23:44 pm »
Pois...

eu só vejo um...mas tenho AC no carro...mas continuo a dizer que o meu parece de 65CV dado o comportamento dele
« Última modificação: 30 de Maio de 2013, 00:03 am por rodinhas »

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #9 em: 29 de Maio de 2013, 23:59 pm »
5 cv não vai fazer sentires diferença de potência. São os 5cv que apenas ajuda a reduzir consumos e pouco mais.  :wink:

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2013, 13:03 pm »
e nem são 70, são 68 :P

Offline valkilm

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 30 de Maio de 2013, 13:20 pm »
Pois parecia-me algo assim...

Obrigado
« Última modificação: 30 de Maio de 2013, 13:21 pm por rodinhas »

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #12 em: 30 de Maio de 2013, 14:41 pm »
No livrete não sei.. mas os anunciados pela Renault são 70cv  :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 30 de Maio de 2013, 17:03 pm »
Boas
Presumo que IC seja Intercooler...tenho algumas luzes de mecânica, mas como identifico o IC? vejo aquilo tudo tapado...lool

Mesmo 70CV arrasta-se um pouco...sinceramente parece 65!!

Ontem fui novamente dar um ajuste e ficou melhor, apenas noto que quando pressiono a embraiagem do ponto morto para a 1ª faz por uns breves instantes este ruido como que roronar...ou quando faço ponto de embraiagem...mas apenas tipo 2/3 segundos...já falei com o mecânico que disse para passar lá e vai novamente dar um ajuste...

Já foi feito o ajuste? Ficou melhor?

Offline valkilm

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 30 de Maio de 2013, 20:43 pm »
Ainda não porque estou de férias e não tenho grandes vontades de ir a oficinas...lool

Em todo o caso falei com o chefe que me disse que quando eu quiser é só passar, vou ver se dá amanha...embora desde o ultimo ajuste não faça barulho como antes, contudo não ficou a 100%, já vos aconteceu assim algo parecido?

Obrigado