Autor Tópico: Motor 1.5Dci 105cv usado - URGENTE!  (Lida 17973 vezes)

Offline RMFC44

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
Motor 1.5Dci 105cv usado - URGENTE!
« em: 17 de Junho de 2013, 02:16 am »
Pois é meus amigos. Depois de tantos quilómetros percorridos com a Mégane, eis que surge o primeiro (e único) problema mecânico. O meu medo afinal revelou-se um medo real. Passo a explicar.

Quando comprei a carrinha, já sabia os seus problemas e um dos que sempre me inspirou mais desconfiança é o problema dos bronzes.

Há quatro dias, após ter feito cerca de 5 quilómetros a velocidades entre os 90 e os 120kmh, numa variante, aconteceu o imprevisto. Parei na saída da variante e entretanto arranquei. Quando meti a 2ªa velocidade, o carro parecia que estava aos soluços e senti vibração e 500metros depois, com o eco de uma ponte de Autoestrada, ouvi um barulho metálico, embora muito baixinho, dava para ouvir-se. Andei mais 4kms até casa de um familiar e quando lá cheguei, o barulho tinha aumentado de intensidade.

Deixei lá o carro e no dia seguinte apurou-se que o problema mecânico tinha sida os bronzes das bielas, mas não o desgaste prematuro: as capas rodaram e fez com que o problema mecânico fosse grave, devido aos sintomas não parecerem o desgaste das bielas, pois o barulho vai surgindo de forma gradual e não em 5kms.

O que vos venho pedir é que me digam onde posso arranjar um motor 1.5Dci 105cv na zona Norte, com alguma urgência (de preferência para hoje ou amanhã). Se tiver injectores e bloco do motor, ainda melhor, mas que seja de confiança, com garantia e não muito caro (não se que preços podem rondar), uma vez que a capa da biela partiu, estragando a cambota, a própria biela e o pistão, e como o valor de repação ronda os 1500€, não compensa arranjar.

Isto aconteceu com 162300Kms e desde os 106000 não há nada a reclamar a nível de problemas mecânicos, visto que só levou peça de desgaste.

Se tiverem conselhos a dar, tanto para montar ou comprar o motor, como para o futuro, para não ter este problema outra vez, serão todos bem-vindos!

Obrigado e forte abraço a todos.

Offline RMFC44

• 1.0 SCe
  • *
Re: Motor 1.5Dci 105cv usado - URGENTE!
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2013, 03:16 am »
Detalhes que foram esquecidos:
- Carrinha de Março de 2008 Nacional;
- 162300Kms;
- Mudança de óleo, filtro de óleo e de ar a cada 27000Kms;
- Correia de distribuição mudada aos 156000Kms;
- Carrinha estimada, até demais (sou meio paranoico com o estado dela);
- Assistida na Renault até aos 125000Kms, embora este problema nada tem a ver com o facto de não ser assitida lá, apenas culpo a Renault de ainda não ter feito nada para mudar este problema bem conhecido nos motores 1.5Dci.

Offline aderito.brother

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Santa Maria da Feira
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2013, 05:05 am »
SVP Auto Picoto, deve ter motores desses.

Morada :

https://maps.google.com/maps?q=41.01445,-8.55812&num=1&t=h&z=18

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #3 em: 18 de Junho de 2013, 10:29 am »
um motor desses usado + a revisão + a montagem não fica por volta do valor  da reparação? não te esqueças que reparando tu tens a certeza do que tens debaixo do capo...

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #4 em: 18 de Junho de 2013, 12:05 pm »
- Mudança de óleo, filtro de óleo e de ar a cada 27000Kms;

27000Km?!?!? Isso não são Km a mais?

A minha com o mesmo motor faz de 10 em 10 mil. mas julgo que o intervalo oficial é de 15 ou 20 mil, 27 (deves tar a contar com 30 e fazes um pouco antes) parece-me demasiado...

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
« Responder #5 em: 18 de Junho de 2013, 12:17 pm »
eu não estou a achar muitos kilometros para a mudança de óleo.... estou a achar é que o motor fez poucos kilomentros no total antes de dar esse problema...
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline hetfield

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2013, 13:00 pm »
27000Km?!?!? Isso não são Km a mais?

A minha com o mesmo motor faz de 10 em 10 mil. mas julgo que o intervalo oficial é de 15 ou 20 mil, 27 (deves tar a contar com 30 e fazes um pouco antes) parece-me demasiado...

O meu tem o mesmo motor, o 1.5dci de 105 cvs e é de 2008 e o intervalo entre revisões preconizado pela marca é de 30 em 30 mil ou 1x por ano. O oleo utilizado é o 5w40. sei de um amigo que tinha o mesmo motor (105cvs) num clio mas de 2006 e as revisões eram de 20 em 20 ou 1x por ano e o oleo utilizado pela Renault era o 10w40, ambos da elf.
Clio dCi 105

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2013, 19:19 pm »
Deixei lá o carro e no dia seguinte apurou-se que o problema mecânico tinha sida os bronzes das bielas, mas não o desgaste prematuro: as capas rodaram e fez com que o problema mecânico fosse grave,

Tanto quanto percebo o problema foi precisamente o desgaste prematuro dos bronzes. Por desgastarem, ganham folga e acabam por saltar e rodar.

Sinceramente com tanto conhecimento(que aparentemente tinhas) de que este é um problema frequente, fazer tantos quilometros entre revisoes, parece-me ter sido pouco prudente. Além disso, deixar chegar a essa quilometragem quando a Renault os motores que tem "marcados" para análise de óleo está a fazer na revisão entre os 90mil e os 120mil, eu já teria optado por trocar os bronzes há algum tempo.

Boa sorte com essa reparação.

Offline RMFC44

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2013, 15:38 pm »
Depois de algum tempo fora, deixo aqui o relato final do que aconteceu.
Acabei por arranjar um motor usado, numa sucata, por 900€ + factura + garantia de 3 meses.

O motor trouxe os injectores e turbo, precisando apenas de substituir embraiagem, volanto do motor, caixas e mais umas coisas.

Na própria Renault disseram que desgaste não era, uma vez que não houve barulho, que aconteceu tudo muito rápido. Apenas tive uma azar.

Quanto às mudanças de óleo... A Renault diz que são feitas de 30mil em 30mil Kms ou de 1 vez por ano. Como sou bastante cuidados, mudo sempre um bocadinho antes.

Enfim, o facto de ter acontecido no conhecido problema das bielas, no meu caso, foi de forma diferente, porque normalmente, dá para detectar a tempo. Mas bom, aconteceu-me, foi resolvido rápido e barato. O motor "novo" tinha cerca de 110mil kms. Já foi testado em cerca de 13mil Kms.

Correia de distribuição; óleo, filtro de óleo, gasóleo e ar; capa de bielas; carregamento AC; anti-congelante; óleo de caixa; óleo de travões e mais uma coisas foram mudadas aquando da reparação.

Para já tem-se portado bem. Confesso que deixei de confiar tanto na carrinha, e parece que estou sempre a ouvir barulhos de bielas a bater. Já passou :)

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2013, 20:29 pm »
Eu só teria pegado nesse motor e revisto tudo antes de o pôr no sitio já que a garantia de 3 meses vale o que vale. Outra coisa, normalmente, não dá pra detectar a tempo. Quando se começa a ouvir o barulho, já é tarde apesar de não fazer tanto aparato. De qualquer forma, cada caso é um caso.

Offline andretdi

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gandarela de Basto
  • Garagem : Clio III 1.5dci
« Responder #10 em: 02 de Outubro de 2013, 00:00 am »
podias ter colocado o motor dci 110 que já nao tem esse problema  :wink:
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline Pete

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Megane II 105cv dci 2008 - Phase II
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2013, 12:04 pm »
Eu não me confio nos intervalos de manutenção de 30 mil kms, eu mudo o meu óleo sempre de 10 em 10 mil kms, acho que esses intervalos de manutenção é tudo esquema das marcas para vender motores,não há óleo por muito bom que seja que dure 30 mil kms, e agora há carros com intervalos de manutenção de 50 em 50 mil kms jazus....ou seja caso o compres novo se respeitares o que a marca diz quando acabar a garantia passado um tempo tens o motor a estourar e a marca ganha dinheiro pq depois é mais um motor que vende....

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #12 em: 03 de Outubro de 2013, 12:27 pm »
Discordo com o que dizes, mas cada um tem a sua opinião! Tenho respeitado sempre o que a marca diz e cá em casa tem sido sempre renault e nunca troquei nenhum motor!!!!

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2013, 12:35 pm »
Reduzir de 30 mil para 10 mil também é um exagero. Os 20 mil dos dCis dos anos a seguir chegam perfeitamente desde que acompanhados de bom óleo.

Offline Pete

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Megane II 105cv dci 2008 - Phase II
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2013, 12:41 pm »
Só disse o que achava...a minha palavra não é a lei  :afro: e com este motor mesmo tomando tds os cuidados ele mtas vezes estoura por isso quem estará correcto? acho que é sorte mesmo ou azar eheh