Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
27 de Outubro de 2025, 09:31 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Luz das resistencias clio 1.9DTI e perda de potência
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Luz das resistencias clio 1.9DTI e perda de potência (Lida 7525 vezes)
Fernando Rodrigues
1.0 SCe
Localidade: Miranda do Corvo
Garagem : Clio 1.9 dti
Luz das resistencias clio 1.9DTI e perda de potência
«
em:
02 de Julho de 2013, 23:43 pm »
Tenho 1 Clio 1.9DTI que tem acendido a luz das resistências, na oficina da Renault não acusa nenhuma avaria mas perde potência e corresponde mal. Alguém me pode ajudar por favor?
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Luz das resistencias clio 1.9DTI e perda de potência
«
Responder #1 em:
02 de Julho de 2013, 23:44 pm »
Usa a pesquisa que encontras
Registado
Fernando Rodrigues
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
03 de Julho de 2013, 00:29 am »
Fiz a dita pesquisa e não encontrei nada... estou aqui (no fórum) há muito pouco tempo (horas) e admito que não sei lidar muito bem com isto.
Espero não estar a fugir ao protocolo...
O que tenho a dizer, e que me intriga bastante, é que numa oficina, não oficial, o carro acusa dois erros, na marca não acusa nada.
Saiba-se que os erros não foram apagados.
Um deles é qualquer coisa (não sei precisar muito bem) a haver com o pré medidor de rotações do motor, o outro não me recordo...
Sei dizer que, no livro de instruções, a informação disponÃvel, refere que este testemunho acende enquanto as resistências estão a aquecer (nas motorizações a diesel) e, quando acender numa versão a gasolina é sinal de avaria electrónica e deveremos dirigir-se tão rápido quanto possÃvel a um concessionário Renault.
Para mim é, no mÃnimo, estranho!
O meu motor não é muito usual nos Clio mas também não é, propriamente, uma raridade.
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #3 em:
03 de Julho de 2013, 00:44 am »
senão acusa nada na maquina , é porque é uma avaria mecanica e não uma avaria eletronica e essa avaria mecanica, pode por si, afetar a injecção e fazer acender a luz, dai não existir erro memorizado
Registado
Fernando Rodrigues
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
03 de Julho de 2013, 01:07 am »
Compreendo mas, volto a dizer, que na máquina da Renault não acusa nada. Na máquina (Bosch) duma oficina multimarcas deu dois erros ( que não foram apagados) há cerca de uma semana. Hoje, na Renault, voltou a não acusar nada. Digo voltou porque quando o problema surgiu, no inicio deste ano, não se detectou nada , nessa mesma máquina.
Não quero desapontar ninguém mas penso que se deve partilhar este tipo de situações. Nem por isso deixo de admitir que seja uma avaria mecânica.
Hoje referenciaram-me o medidor de massa de ar que acusa valores inferiores aos de referencia.
Constatei isso. Metemos um medidor de massa de ar novo e a medição passou de cerca de 196Kg/h (penso que é esta a relação) para 297Kg/h acelerando. Sem acelerar, vi que, o novo, media cerca de 40 e o velho, segundo o mecânico, media cerca de 20.
Perguntei-lhe quais são os valores de referência e ele disse-me que andariam entre os 300 e os 400, em aceleração.
O medidor custa cerca de 180€ na marca.
Agradeço a vossa atenção e disponibilidade!
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #5 em:
03 de Julho de 2013, 01:10 am »
e eu volto a dizer, se a maquina original que tem o protocolo correto e todos os codigos de erro possiveis não acusa nada a avaria é mecanica . Se a maquina não original que não tem os protocolos todos e nem todos os codigos de erro acusa algo, é isso mesmo, está a fazer uma comunicação e leitura incorreta.
E já agora pergunto, se a maquina não original acusa 2 erros, então não reparam os erros porque ?
Registado
Fernando Rodrigues
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
03 de Julho de 2013, 02:48 am »
Não reparámos porque a pessoa que fez isso lida, basicamente, com bombas injectoras. Eu fui lá, a conselho do meu irmão, porque a minha bomba estava a verter um bocado de gasoleo e ele substitui os vedantes, de cima, sem a retirar do sitio. É uma pessoa da confiança do meu irmão.
Perante os erros, foi ele quem aconselhou a ir à marca, por não me saber explicar bem o que seria esse tal pré medidor de rotações.
Não ponho em questão o que me diz, Artur.
Eu tenho uma questão e penso que me está a tentar ajudar. É o que eu pretendo fazer caso haja alguma situação, no fórum, onde eu possa ser útil.
Uma avaria mecânica para mim é vago. Já me falaram da bomba injectora, da tensão da correia de distribuição, de água no filtro de gasoleo, do turbo entupido, da válvula "GR" e do catalizador. Há bocado falaram-me do medidor de massa de ar...
Ora, se eu for substituir, aos poucos, tudo isso e a avaria se mantiver, porque ninguém me garante que o erro vem de um lado e não do outro (no fundo é o que me está a acontecer) posso trocar peças a funcionar bem por falta dessa segurança que eu procuro. Imagine que o problema é água no filtro de gasoleo (o que não se verificou após analisar essa parte) e eu mando meter/limpar o turbo...
Hoje paguei cerca de 39€, na Renault, para me dizerem que pode ser do medidor de massa de ar. O medidor, como já disse custa, na marca, cerca de 180€. Eu mando meter o medidor. Depois, se tudo ficar na mesma, vou pagar outros 39€ para a máquina continuar a não dar erro algum. Estou sujeito a ir por experimentações é claro, mas por isso, hoje, inscrevi-me aqui para partilhar o meu caso na esperança de não ser o único e ter uma resposta, mais concreta, a fim de resolver o meu problema mais depressa.
No entanto, o Artur nem ninguém aqui, é obrigado a saber a resposta. Eu gostaria que ela cá estivesse.
Eu vou partilhando o desenrolar da situação. Por certo, um dia, alguém com o mesmo problema que eu, virá a este tópico e pelos pormenores que vou descrevendo chegará em dois passos onde eu irei chegar mais lentamente. Nesse momento eu serei útil sem sequer intervir directamente com esse usuário. No fundo vou partilhar aquela resposta que eu, agora, procuro!
Cumprimentos!
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #7 em:
03 de Julho de 2013, 07:50 am »
quando não existem avarias eletronicas, a maquina de diagnostico pode ser um auxiliar na detecção de problemas, dessa mesma forma já descrita, medindo valores . Agora uma coisa é certa e já o afirmei várias vezes, as pessoas hoje em dia estão formatadas que a maquina diz o que é e resolve, errado . Muitas vezes o problema pode estar em A , afectar B e fazer acender a luz C . E nesses casos , e são muitos , ou se apanhou algo igual e se tem um "palpite" que é de A , ou o padrão de reparação vai começar em C
Registado
Fernando Rodrigues
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
03 de Julho de 2013, 15:14 pm »
Mas é esse, precisamente, o meu receio...
Fui pagar e na factura diz que o medidor de massa de ar está a medir valores abaixo aos de referencia.
Perguntei quais são os valores de referencia (até comparei com um boletim de análises clinicas que numa coluna tem informação dos valores medidos e noutra os de referencia). Mandaram-me falar com o engenheiro. Este não sabe porque isso está na máquina e mandou-me falar com o mecânico. O mecânico diz-me que a peça deve medir, segundo os manuais de mecânica dele, entre 300 e 400. É uma margem de erro de 33,3333...%. Se ele me dissesse que deveria medir na casa dos 300 eu não hesitaria em meter o medidor. O meu receio é que uma peça A influencie as medições do medidor de massa de ar (B) e o sistema, baralhado... acenda uma luz que se refere a C.
Tem alguma sugestão para qual avaria mecânica se inclinaria, Artur?
Sei que é uma pergunta ingrata mas só a faço porque é consigo que tenho falado e, como é administrador do fórum, poderia recordar-se de alguma situação como a minha.
Obrigado pela persistência.
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #9 em:
03 de Julho de 2013, 19:39 pm »
ser administrador do forum não me dá qualquer formação adicional ou algo mais que qualquer outro
de qualquer forma, eu começaria por algum lado, pois andar a gastar dinheiro em testes e não resolver, preferia gastar em componentes e não resolver, ao menos teria a mais valia de ter peças novas . Para mim, não havendo diagnostico eletronico, volto a referir que parece me uma avaria mecanica que estará por vezes a influenciar a eletronica , portanto descartava a hipotese do medidor, dado que se o mesmo estive com avaria, a mesma é diagnosticada. Eu começaria por verificar tudo o que é referente a turbo e influencia o turbo, tubagens, egr etc e em ultima instancia, faria um teste de retorno de injetores e no final ia para o turbo. Em minha opinião e ressalvo, minha opinião, o medidor não tem problema, mas para isso existem tambem testes de estrada que podem ajudar a verificar o bom ou mau estado do turbo
Registado
jomianpi
1.0 SCe
Localidade: loures
Garagem : Mégane 1.5Dci Extreme Break 85Cv
«
Responder #10 em:
11 de Julho de 2013, 14:58 pm »
boa tarde,
o motor do meu mégane também é o 1.9 dti.
Há algum tempo também perdia potência (bastante até) mas a luz que acendia não era a resistência, era a de "avaria eletrónica"e o problema era da válvula EGR.
Registado
Jota Pê
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica