Autor Tópico: Será a embreagem? Qual escolher?  (Lida 12227 vezes)

Offline henriqe

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Será a embreagem? Qual escolher?
« em: 08 de Julho de 2013, 21:00 pm »
Boa noite.

Eu sei que existe 'n' tópicos sobre o assunto, mas nenhum me tirou as dúvidas sobre o que preciso de saber.


O carro em questão é um Renault Clio II F III 1.5dci 80cv totalmente de origem (EGR, CAT, etc) a não ser uma reprogramação. Conta com 140.000km.

Ia eu em 5º mudança em aceleração suave quando o carro começou a acelerar e as rotações quase paradas nas 2000rpm e o carro a subir a velocidade à mesma. Logo a seguir, as rotações subiram até ás 2700 rapidamente e voltaram depois a estabilizar as 2300 rpm. (isso é possível, ou foi impressão minha?  :rolleyes:)

A partir desse ponto da viagem a situação só piorou e começou a ser mais frequente. Por vezes fazia isso, outras vezes apenas sobe as rotações (e ruído) e a velocidade mantinha como acontece quando a embreagem patina.


Pergunta 1: será mesmo a embreagem?

Pergunta 2: pelo que tenho visto, será a marca LUK a mais indicada? Qual a usada na marca? Ou convém usar mesmo a OEM? Alguém tem uma ideia de preços?

Pergunta 3: Quantas tempo é que demora a substituição em média por quem está habituado a esses serviços?

Pergunta 4: Para além da embreagem troco o cabo até ao pedal? Há alguma coisa recomendável nessa troca?



Obrigado e até já  :wink:


Edit: fiz o teste em 5º c/ travão de mão e o carro foi a baixo. Quando acelero a fundo a puxar o carro, ele não patina. Só em condução mais suave pelas 2000rpm quando começa a ganhar potência.
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 21:02 pm por henriqe »

Offline brunocampos

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #1 em: 08 de Julho de 2013, 21:19 pm »
quase que aposto que e a embreagem

Offline Sls a GPL

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #2 em: 08 de Julho de 2013, 22:03 pm »
Para trocar a embraiagem é preciso retirar o charrion, soltar transmissões, etc.
Eu quando troquei a minha, não contabilizei mas demorei para ai umas 8h ou mais, numa oficina é capaz de ser menos, 4 a 6h  para ai.

Experimenta ver como é que a embraiagem se comporta em arranque em subida.
Em relação ao cabo, se ele estiver bom, não se justifica a troca.

Offline henriqe

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #3 em: 08 de Julho de 2013, 22:23 pm »
Em subidas se for a subir à rally não se verifica nada. Se for em condução calma e rotações baixas.. bazinga, patina logo principalmente em 5º e 4º!

4 / 6 horas?? Estava a contar com umas duas horas ou três horas... não envolve tirar a caixa de velocidades também?
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 22:25 pm por henriqe »

Offline Sls a GPL

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #4 em: 08 de Julho de 2013, 22:45 pm »
sim, tirar charrion, tirar caixa, tirar embraiagem, tirar rolamento de encosto, voltar a colocar o rolamento novo, colocar prato e embraiagem, apertar o prato, voltar a colocar a caixa no sitio, voltar a colocar charrion, etc. 
2h é só para tirar a caixa e voltar a colocar a caixa no sitio  :laugh: e o resto??
Claro que com elevador e ferramentas adequadas é mais rápido, mas 2h é muito pouco tempo.

Offline Blurr

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #5 em: 08 de Julho de 2013, 23:58 pm »
O meu faz o mesmo amigo... esquece isso. É simples oleo da caixa na embraiagem.. o meu fez à ano e meio.. durou um dia.. Fez 6 meses depois.. e voltou a fazer 6 meses depois... Não faz à meses....

Offline Artur

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2013, 01:04 am »
tira a repro ...

Offline andretdi

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2013, 02:36 am »
duas suloçoes que tens,
1. diminui a repro ou mete oem
2. mete embraigem nova, quanto a marca luk é bom é o mesmo material que sachs  :wink:
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline henriqe

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #8 em: 09 de Julho de 2013, 03:26 am »
Tirar a repro é só adiar o problema. Prefiro o problema resolvido...

Isso da caixa se for possivel tem solução Blurr?

Offline Blurr

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #9 em: 09 de Julho de 2013, 12:29 pm »
claro que sim.. Tirar a caixa, metes embraiagem nova (tenho um em casa até da luk) abres a caixa e mudas o retentor....

Offline henriqe

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #10 em: 09 de Julho de 2013, 12:54 pm »
Por falar nisso esse retentor é caro?

Se o problema manter-se realmente (como acredito) estou a ver que vou aproveitar e fazer tudo com a mudança de Óleo que está na altura, filtro óleo, lubrificante novo na caixa e o retentor da caixa... e cabo talvez deixe o que lá está.

Qual a melhor marca de embreagem? Sacha ? Luk ? Ou é mesmo preferível a OEM?

Offline Dom

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #11 em: 09 de Julho de 2013, 13:25 pm »
Eu na tua situação metia Luk e/ou informava-me sobre embraiagens reforçadas se queres manter a repro. Quando se começa a mexer numa coisa, vêm 500 atrás.

Offline henriqe

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #12 em: 09 de Julho de 2013, 13:56 pm »
A reprogramação não é bruta.. e está lá desde que o carro ainda era um puto quase  :laugh: No entanto, o antigo dono era um bocado toto a conduzir e pode ser esse o grande motivo desse desgaste prematuro...

Um amigo meu disse-me que quando meteu LUK o carro começou a tremer nos pontos de embreagem.. alguém confirma?

Offline Sls a GPL

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #13 em: 09 de Julho de 2013, 14:17 pm »
Eu quando troquei a minha embraiagem e não pus luk ( basta ir ver ao meu db), também notei que agora ao fazer ponto de embraiagem treme mais , mas eu julgo que seja devido ao desgaste do volante do motor, causado pela embraiagem velha que patinava.

Offline henriqe

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Re: Será a embreagem? Qual escolher?
« Responder #14 em: 09 de Julho de 2013, 14:42 pm »
Mas isso não era só nos bi-massa que devia de acontecer?  :rolleyes:

Vou mais tarde fazer uma pesquisa no teu DB  :azn: