Autor Tópico: Falha na direção Scénic II - Minha alma está parva  (Lida 22825 vezes)

Offline olharapo

• 1.0 SCe
  • *
Falha na direção Scénic II - Minha alma está parva
« em: 25 de Julho de 2013, 09:54 am »
Será que me podem esclarecer?

O meu scenic II de 2004 já tinha apresentado em tempos 1 ou 2 vezes a mensagem "falha na direcção" ao ligar. Ficava sem assistência. Mas desligava, esperava um pouco voltava a ligar e tudo estava Ok....uff..

Há uns dias aconteceu de novo mas agora foi de vez. Já não há mais assistência, desligar não resolve e a mensagem está fixa.

A parte que mais me preocupa é que o mecânico, ainda sem pôr as mãos na massa, é um facto, mas pesquisou já o preço e só vendem a coluna completa por 1700€... minha alma está parva.

É um facto que ele ainda vai ligar a máquina e fazer o diagnóstico, mas com estes valores a pessoa fica logo doente. Será possível? Não haverá mesmo mais alternativas em caso de ser o motor elétrico?
Obrigado pela vossa ajuda.

Offline Alex Bento

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Morelena
  • Garagem : Renault Mégane II 1.5 dCi 80/82cv 3P
Re: Falha na direção Scénic II - Minha alma está parva
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2013, 10:06 am »
Isso não sei. Só sei que já bati há uns anos com um ibiza de 2002 por a direcção bloquear como se não tivesse a chave posta e eu tivesse tentado rodar o volante. Até tirei fotos ao carro e a mim. Por enquanto foi a única vez que experimentei um airbag na cara.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2013, 10:51 am »
Pois isso deve ser mesmo a coluna direccao. No caso de ter de ser substituida deve se arranjar mais barato em sucatas por exemplo
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2013, 11:11 am »
Se for só o motor eléctrico, tens 2 soluções, ou trocas por um motor usado comprado numa sucata se for igual ao teu, ou então mandas arranjar o motor numa casa da especialidade.
Se for do modulo electrónico,  a solução será trocar o modulo electrónico por um igual.

Offline olharapo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2013, 11:34 am »
Obrigado pelas vossas sugestões. Como não tenho muita hipótese de pôr as mãos na massa vamos ver se o meu mecânico se chega á frente com uma dessas soluções. Para além de encontrar as peças corretas ainda é preciso encontrar quem esteja disposto a avançar com esse trabalho.

Xmarine

• Visitante
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2013, 12:45 pm »
Já vi um caso quase identico ao teu num renault, em que a origem do problema era humidade num fusível...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2013, 14:13 pm »
Pois. 1700 euros é um abuso.

Sei de um amigo meu que na semana passada teve que, pelo mesmo problema, meter uma direçao nova (coluna e motor) num Corolla de 2005 na Toyota e ficou-lhe em 1020,00euros.

Bem, eu no meu Punto há ano e meio pelo mesmo problema, gastei 60euros para reparar as soldaduras do motor...
"O Google é nosso amigo."

Claro que na marca eles nao reparam as direçoes eletricas. Mas 1700€ é exagerado. Sei que num Mercedes de 2006 custa  á volta de 1200 euros.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2013, 14:45 pm »
Peço desculpa pelo comentário:

Independentemente se é caro ou barato para o bolso de cada um  a forma como colocam a questão é que é um exagero.

Agora pergunto eu: Sabem o custa de produção do componente? A origem não é livre de estipular o preço do componente?

Se o componente fosse fabricado com qualidade inferior logo mais barato se calhar já acham que estava correcto da parte do construtor.

Depois tb acho deveras engraçado quando fazem as comparações:

1º Quanto pesa um FIAT PUNTO?
2º Quantos FIATS de segmentos baixos usam Jantes 16 ou 17 ?
3º Mesmo mercedes e Toyotas quantos têm com caracteristicas iguais a uma scenic??
4º Qual o equipamento que está agregado a uma coluna de direcção Renault scenic? Conheçem a tecnologia?

Voltamos ao mesmo Todos queremos inovação . Quando esta falha reclamamos como gente grande.

Reflitam :)

Offline olharapo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 25 de Julho de 2013, 15:08 pm »
A mim como cliente que pouco ou nada percebe só me choca as marcas cada vez mais obrigarem à compra de blocos de peças quando falha apenas um dos componentesa. Mas claro que não conheço sequer a peça em questão e se seria possível fazer a coisa mais modular.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #9 em: 25 de Julho de 2013, 18:50 pm »
Pois isso deve ser mesmo a coluna direccao. No caso de ter de ser substituida deve se arranjar mais barato em sucatas por exemplo

mais barato é , po la a funcionar é que é capaz de não ser facil , há coisas que se chamam numero de chassis e depois , puffff , fez se chocapic que o vin não dá para trocar ..... a não ser por quem saiba e tenha equipamento para isso

Se for só o motor eléctrico, tens 2 soluções, ou trocas por um motor usado comprado numa sucata se for igual ao teu, ou então mandas arranjar o motor numa casa da especialidade.
Se for do modulo electrónico,  a solução será trocar o modulo electrónico por um igual.

humhum.... e já viste alguma coluna dessas ? é que se visses, se calhar não argumentavas isso como solução pois são blindadas

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 25 de Julho de 2013, 19:34 pm »
Por acaso ainda não vi nenhuma, mas falei com o conhecimento que tenho, e as que já vi dava para serem desmontadas e tinham o controlador em separado.

Já analisaram a questão de poder ser só uma falha eléctrica? Mau contacto nas fichas ou coisa do género?

E se calhar consegues encontrar nova na concorrência com um preço mais em conta que na renault. 
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 19:42 pm por rodinhas »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2013, 19:43 pm »
o controlador dá para separar da coluna mas os contatos são feitos através de uma massa especifica, a coluna é totalmente blindada e não dá para fazer nada quando isso acontece e tambem não se consegue ter acesso ao interior do controlador bem como a outras partes da coluna. Qualquer intervenção eletronica que possa eventualmente ser efetuada, necessita de alto conhecimento eletronico e equipamento especifico.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #12 em: 26 de Julho de 2013, 09:49 am »
Por acaso ainda não vi nenhuma, mas falei com o conhecimento que tenho, e as que já vi dava para serem desmontadas e tinham o controlador em separado.

Já analisaram a questão de poder ser só uma falha eléctrica? Mau contacto nas fichas ou coisa do género?

E se calhar consegues encontrar nova na concorrência com um preço mais em conta que na renault. 

Nova na concorrência??? Fuuuuuuuiiiiiiiiiii

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 26 de Julho de 2013, 11:04 am »
Pelo menos foi o que apareceu na pesquisa no nosso amigo google, para uma scenic II, se é alguma coisa de jeito, não sei, mas que é mais barata lá isso é.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 26 de Julho de 2013, 12:58 pm »
Vê lá no numero do chassis da tua scenic qual é o codigo do teu carro é JM??, quais são os dois caracteres a seguir ao JM? Que é para confirmar se os codigos oem são estes 8200035272 ou 8200442177
Para -te dar a ref oem para poderes procurar.