Boa Tarde
Apesar de ser um tópico mais antigo, tive um problema idêntico e consegui resolver.
Um aparte... o sensor de massa de ar que foi referido efectivamente é o sensor de pressão da sobrealimentação, está encaixado por baixo da caixa de ar, tem um pequeno tubo que liga a um tudo grande onde passa o ar pressurizado.
O meu clio também perdia força, ora tinha turbo, ora não, se fosse numa subida...tava feito era encostar, desligava, punha a trabalhar e as vezes resolvia.
Deitei mãos à obra, limpei a EGR toda, até estava com pouco carvão assim como o tubo em aluminio.
Descobri então a causa do meu problema, esse dito tubo do sensor da pressão de ar (sobrealimentação) estava prestes a furar por roçar noutras coisas, era demasiado mole, crendo eu que já não era original mas ainda cumpria mais ao menos a função, e o cabo eléctrico desse sensor, algum mecânico parvo deixou aquilo entalado, já tinha um fio partido, preso por uma ponta do isolamento e descarnou os outros 2, fazia contacto com a vibração, tinha força outras vezes não fazia, daà a intermitência. A quente por vezes era um martÃrio para pegar....
Tive de cortar aquela secção estragada e soldar novo segmento com fios do mesmo diâmetro em cobre, isolei tudo a manga térmica fina nos cabos e mais larga a envolver os 3.
Comprei um novo tubo, com 5 mm de interior, atenção tem de ser reforçado pois o original tem reforço, vê-se por uns fios de nylon brancos a meio do isolamento na área de corte.
Tem se ser cortado ao tamanho exacto, senão fica curvado e internamente fica mais estreito alterando o valor de leitura fazendo que o turbo responda mais tarde, como sempre achei que ele entrava tarde, agora vi bem a diferença da disponibilidade do motor logo desde baixa rotação.
Espero que ao partilhar a minha experiência, ajude alguém pois iniciei a procura do problema com a ajuda deste forum.
Obrigado