Autor Tópico: [Ajuda] Bateria megane II  (Lida 17363 vezes)

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
[Ajuda] Bateria megane II
« em: 06 de Setembro de 2013, 21:51 pm »
Olá, penso que preciso de uma bateria nova ou talvez não.

Então é o seguinte:
- Tive o carro a maior parte do verão parado (não sei se ajuda)
- Fiz a mudança do óleo e filtro fui dar uma volta com o carro e pegou normalmente (não tão normalmente como quando a bateria nova)
- Desliguei a bateria (ambos os pólos) e fiz a reparação de uma fio da mala que estava partido (o que coloquei é um bocadinho mais grosso mas penso que um fio não consome energia certo??), no fim liguei a bateria e o carro para por o código da mala e ligou "normalmente"
- Uns dias depois fui para ligar o carro e não pegava, usei uns cabos (há quem diga que não se deva, há quem diga que se deve...) lá pegou fui dar uma volta sem problemas
- No dia seguinte pegou a muito custo (só liguei para ver se pegava)
- No dia seguinte já não pegou
- Hoje fui com a carrinha a um amigo mecânico (fez uns testes com um multímetro ou algo do género (parecia algo para baterias porque mediu vários níveis) e parecia estar tudo bem tinha cerca de 12v e ligada ao carro ia aos 14v+/-). Como tinha acabado de desligar o carro para medir o "nível" da bateria ele disse para ir ligar a ver, coloquei o comando carreguei no botão e ligou logo  :shocked: Desliguei o carro, demos duas tretas quando fui para ligar tinha passado uns 10min já ligou a custo... Só me disse "amanhã já não liga"..

Peço desculpa pela conversa toda mas é para me tentarem ajudar o melhor possível.

Ele disse-me que era a bateria que já não aguentava a frio e tinha de se mudar, e faz sentido pois se desligo o carro e volto a ligar de seguida pega (porque talvez esteja "meia quente") se deixo passar um bocado já pega a custo se deixo para o dia seguinte já não pega..

Ora bem a bateria é seca certo? O facto de ter estado desligado no verão, um bocado do dia sempre ao sol, não poderá ter estragado os químicos?

Há quem diga que as baterias secas não tem manutenção, mas há quem diga que tem, que é possível quando necessário deitar "lá para dentro" químicos.. alguém iluminado sobre o assunto?

A bateria tem cerca de 2anos e uns meses foi colocada na renault, a anterior penso que era 50Ah e 540A, mas disseram-me que era fraquinha (na altura estava a pegar mal o carro) e colocaram 50Ah e 600A. A luzinha ainda esta verde..

Para quem não sabe:
- 50Ah -> Potência da bateria, potência que gera em 1h (penso)
- 600A -> Potência máxima que a bateria fornece a frio para o arranque do carro

Sendo a medida 242x175x175 de uma vasta pesquisa que fiz, tenho a dizer que é uma "merd*!", os máximos que encontrei agora foi 60Ah e 600A.

Esta: Tudor High-tech TA602 | 60Ah - Cerca de 100€  :shocked:

Eu sei que o alternador pode não gerar 60Ah e a carrinha não precisar de 600A para arrancar ou sei lá o que, mas se as baterias vão perdendo capacidades quanto mais capacidades tiverem em novas mais tempo leva a chegar ao ponto de não servir dar potência de arranque.

Quais as baterias que vocês usam, e onde as comprar?

Peço desculpa se tiver erros, mas não revi.
Desde já obrigado.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 23:02 pm por rodinhas »

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
Re: [Ajuda] Bateria megane II
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2013, 21:52 pm »
megane II break 1.5 de 86cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 06 de Setembro de 2013, 22:55 pm »
As baterias dos carros tem electrólito -  acido + agua. O que acontece é que sem uso as baterias perdem carga, e como normalmente as baterias são "sem manutenção" e ai não há nada a fazer.
Com o tempo a agua vai evaporando e as reacções químicas que acontecem na bateria, fazem com que o electrólito e os elementos da bateria percam as suas características físicas e químicas, e a bateria deixa de ter carga e a capacidade de acumular energia.

Se forem "com manutenção", pode-se sempre acrescentar o nível de agua. Quando a % de acido baixar, também é possivel acrescentar, mas a bateria já não vai ficar com a saúde que tinha antes.

Alem disso se não estiverem em uso é conveniente de vez em quando dar-lhes carga, de preferência uma carga lenta, mais ou menos de 2 em 2 meses, para que elas mantenham o mais possível a sua capacidade de carga.

Segundo o que descreves, foi a bateria que se foi.... A solução é trocar por uma nova ;)  Podes trocar por uma igual à que vinha de origem ou então colocar uma mais potente e não perdes nada com isso. 
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 23:07 pm por rodinhas »

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 06 de Setembro de 2013, 23:07 pm »
Até pode ter os 12v. Mas se não tem Ampéres de arranque suficientes para rodar o motor, de nada serve ter 12v...

Um 1.5dci precisa pelo menos 200A para arrancar bem. Se a bateria tiver com menos... ja foste. E ela trás 700 e tal quando nova.

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2013, 01:33 am »
Obrigado a ambos...

Segundo o que descreves, foi a bateria que se foi.... A solução é trocar por uma nova ;)  Podes trocar por uma igual à que vinha de origem ou então colocar uma mais potente e não perdes nada com isso.

mais potente em potência de arranque a frio para estas medidas não encontrei e já revirei a internet de ponta a ponta :)

E ela trás 700 e tal quando nova.

Nestes medidas o máximo que encontrei, que é a que tenho, são de 600.

Bem tentei procurar com mais, mas presumo que não existe. Portanto vou ter de por novamente de 600.

Não sei como há gente que tem baterias 9 e 10anos, as minhas duas anteriores (contanto com esta) não chegaram aos 3anos. A continuar assim não ganho para baterias..  :shocked:

Mas nem todos as baterias (carros) são más, a do c3 do meu pai (diesel) já deve levar 7anos e a do c3 da minha imã (gasolina) só anda de verão esta o resto do ano praticamente parado e funciona desde 2008...  :azn:
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 23:10 pm por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2013, 23:14 pm »
A saúde das baterias variam devido a muitos factores, qualidade dos elementos utilizados na sua construção, temperaturas a que estão sujeitas, quantidade de cargas/descargas que sofrem, etc. 

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2013, 23:51 pm »
vives onde?

Offline rogers7811

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault clio Dci 80 cv
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2013, 00:31 am »
Para o meu Clio Dci de 80 cv eu comprei esta:

Varta Silver Dynamic D21 -  61Ah - 600

Tem uma força de arranque muito bom.

No ebay uk por pouco mais de 100 euros.

Na altura fui a Norato, Continente , etc e só vi marcas brancas ou então muito caras Varta.

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2013, 21:39 pm »
Em principio vão arranjar-me uma de 80Ah e perto de 800A de potência de arranque a frio, +/- por 100€. Não lhes cheguei a perguntar a marca, porque disse-lhes logo que não ia caber (nas medidas da minha não hé essas potências) mas eles dizem que já tinham metido uma igual uma numa megane, vamos lá ver... Mas com isto aquele pano/manga que envolver a bateria não vai servir, o mesmo é importante por causa do frio certo?

Entretanto descobri que existem uns carregadores que se ligam nas tomadas e aquilo mantém a bateria carregada, aumentando assim a vida útil.. Até agora vi da ctek, parecem-me bastante conhecidos, e da bosh o c3 e c7. Da bosh não sei os preços e o ctek indicado para mim (ctek mxs 5.0) anda perto dos 80€.
Alguém usa disto?

@rodinhas
A qualidade de construção da bateria é renault... As duas ultimas (ambas renault) não chegaram aos 3anos de vida quando em citroen's cá de casa (o ambiente é o mesmo, a utilização +/- igual) já levam mais de 5anos, começo a desesperar...

@scenick
braga

@rogers7811
Se essa tiver 600A de potência de arranque a frio isso é igual a minha. Já agora a quanto tempo já dura? Ouvi dizer que as Varta são muito boas.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #9 em: 08 de Setembro de 2013, 21:59 pm »
Isso de baterias não se pode comparar tanto pode durar muito como pouco!!!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 08 de Setembro de 2013, 22:24 pm »
Lol lá isso é verdade, eu tenho uma de marca branca à já alguns anos, e nestas ferias tive o carro parado uma semana inteira, e teve sempre à torreira do sol, e pegou à primeira, e vi outros carros com baterias de marca e com um ou dois anos a precisar de encosto para os por a trabalhar, inclusive eu com o clio, dei um "encosto de bateria" a uma Chrysler Voyager de uns jovens do porto que ao fim de uma semana com a carrinha parada, a bateria foi-se.

Os factores que levam ao desgaste da bateria são inúmeros e variam de carro para carro.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #11 em: 09 de Setembro de 2013, 00:29 am »
Eu comprei uma Tudor TD712 para o meu Clio. 71Ah e 670A. 79€ numa casa da Tudor.
Medidas: Comp: 278 x Larg: 175 x Alt: 175 Caberá mesmo sendo mais comprida?

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 15 de Setembro de 2013, 00:31 am »
Desde já obrigado a todos que foram ajudando, para actualizar isto cá fica:

Hoje fui colocar a bateria, mas nunca tinha visto disto:

:azn:

Foram +/- 100€ para a bateria é mais comprida que a que estava (renault), mas o pino negativo é bastante mais fino (influencia em alguma coisa?)

Tinham me dito que era 80Ah e perto de 800A mas não vejo isso em lado nenhum (no topo) e nunca vi (nem na net) a marca

Outro ponto negativo, há um fio que se liga a bateria (sem ser o positivo e negativo), li em qualquer sobre ele mas já não me lembro. Serve para que? É porque a bateria não tem ligação para ele (ficou desligado  :rolleyes:)
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 00:41 am por rodinhas »

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 15 de Setembro de 2013, 01:20 am »
Não será um tubo tipo anelado?

Isso serve de respiro da bateria. E quase de certeza que tens um furinho na bateria para o meter ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 15 de Setembro de 2013, 01:28 am »
Um fio??? Ou será um tubo? Há baterias que tem um tubo de drenagem que serve para sair os vapores que se criam dentro da bateria, depois com a diferença de temperatura condensam e são potencialmente corrosivos. Ao saírem pelo tubo já não há o perigo de danificarem o carro.
Olha bem nos topos da bateria, deves ter de um dos lados ou dos 2 um pequeno furo, e deve ser ai que se liga o tubo.