Olá, penso que preciso de uma bateria nova ou talvez não.
Então é o seguinte:
- Tive o carro a maior parte do verão parado (não sei se ajuda)
- Fiz a mudança do óleo e filtro fui dar uma volta com o carro e pegou normalmente (não tão normalmente como quando a bateria nova)
- Desliguei a bateria (ambos os pólos) e fiz a reparação de uma fio da mala que estava partido (o que coloquei é um bocadinho mais grosso mas penso que um fio não consome energia certo??), no fim liguei a bateria e o carro para por o código da mala e ligou "normalmente"
- Uns dias depois fui para ligar o carro e não pegava, usei uns cabos (há quem diga que não se deva, há quem diga que se deve...) lá pegou fui dar uma volta sem problemas
- No dia seguinte pegou a muito custo (só liguei para ver se pegava)
- No dia seguinte já não pegou
- Hoje fui com a carrinha a um amigo mecânico (fez uns testes com um multÃmetro ou algo do género (parecia algo para baterias porque mediu vários nÃveis) e parecia estar tudo bem tinha cerca de 12v e ligada ao carro ia aos 14v+/-). Como tinha acabado de desligar o carro para medir o "nÃvel" da bateria ele disse para ir ligar a ver, coloquei o comando carreguei no botão e ligou logo

Desliguei o carro, demos duas tretas quando fui para ligar tinha passado uns 10min já ligou a custo... Só me disse "amanhã já não liga"..
Peço desculpa pela conversa toda mas é para me tentarem ajudar o melhor possÃvel.
Ele disse-me que era a bateria que já não aguentava a frio e tinha de se mudar, e faz sentido pois se desligo o carro e volto a ligar de seguida pega (porque talvez esteja "meia quente") se deixo passar um bocado já pega a custo se deixo para o dia seguinte já não pega..
Ora bem a bateria é seca certo? O facto de ter estado desligado no verão, um bocado do dia sempre ao sol, não poderá ter estragado os quÃmicos?
Há quem diga que as baterias secas não tem manutenção, mas há quem diga que tem, que é possÃvel quando necessário deitar "lá para dentro" quÃmicos.. alguém iluminado sobre o assunto?
A bateria tem cerca de 2anos e uns meses foi colocada na renault, a anterior penso que era 50Ah e 540A, mas disseram-me que era fraquinha (na altura estava a pegar mal o carro) e colocaram 50Ah e 600A. A luzinha ainda esta verde..
Para quem não sabe:
- 50Ah -> Potência da bateria, potência que gera em 1h (penso)
- 600A -> Potência máxima que a bateria fornece a frio para o arranque do carro
Sendo a medida 242x175x175 de uma vasta pesquisa que fiz, tenho a dizer que é uma "merd*!", os máximos que encontrei agora foi 60Ah e 600A.
Esta: Tudor High-tech TA602 | 60Ah - Cerca de 100€

Eu sei que o alternador pode não gerar 60Ah e a carrinha não precisar de 600A para arrancar ou sei lá o que, mas se as baterias vão perdendo capacidades quanto mais capacidades tiverem em novas mais tempo leva a chegar ao ponto de não servir dar potência de arranque.
Quais as baterias que vocês usam, e onde as comprar?
Peço desculpa se tiver erros, mas não revi.
Desde já obrigado.