Até para isso já se paga, para a próxima guardas a vontade até chegar a casa.

A questão e que normalmente quando eu ou alguém que me acompanha pretende ir a casa de banho eu faço consumo no café para esse mesmo intuito, pois na tua casa também não deixas a porta aberta com uma tabuleta a dizer: "Podem usar a vontade o WC". Ou seja no preço do café ou algo que consuma deve estar uma parcela de utilização do espaço.
Também concordo que quem não consuma tenha de cobrar ou veja o acesso vedado (no MacDonalds de Belém, as casas de banho tem maquina de código para poderes abrir a porta, senão era um corrompio de turistas todos os dias. E entende-se pois quem faz a limpeza tem de ser pago e se 200 usarem e apenas 1 consumir, não há margem para!). A minha questão e se não sendo um bem de consumo pode ser taxado com IVA.
Na Alemanha tens em alguns locais torniquetes a porta das casas de banho em que tens de pagar para usar. Mas depois de pagares e receberes o recibo, pegas no mesmo e diriges te a um café e dão-te um café porque já o pagaste ao teres usado a casa de banho. Ai o valor do IVA seria justificado, usaste mas também consumiste. Agora neste caso ponho em causa a legalidade, ou então estará a escapar algo!