Autor Tópico: Conduzir com o depósito na reserva ou perto dela  (Lida 16389 vezes)

Offline joserocha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Conduzir com o depósito na reserva ou perto dela
« em: 10 de Setembro de 2013, 18:02 pm »
Boas,
Normalmente para controlo dos consumos do meu carro costumo abastecer apenas quando a luz da reserva acende, e ando nisto há algum tempo.
Gostava que me dissessem se há algum perigo em conduzir com pouco combustível no depósito, e particularmente quando já se está na reserva.
Sempre tive a ideia de que as reservas nos carros a gasóleo eram grandes (combustível para mais de 100km) e como tal nunca tive esta preocupação. Mas depois do problema que tive, relacionado com a bomba de combustível, fiquei a pensar nisto. Qual é a vossa opinião?
Obrigado!

Xmarine

• Visitante
Re: Conduzir com o depósito na reserva ou perto dela
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2013, 18:22 pm »
O meu anda quase sempre na reserva ;D

0 Problemas ;)

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2013, 19:15 pm »
Ando muito vez na reserva e 0 problemas também e ando até mesmo ao limite.

Offline joserocha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2013, 20:28 pm »
Já me disseram que isso podia ser perigoso para os injectores por causa dos resíduos que se vão acumulando no fundo do depósito. Gostava de retirar isto a limpo... será verdade ou mito? Nunca tiveram mesmo problemas com isso? Será que anda tudo com carro novo por aqui? :)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2013, 21:20 pm »
O filtro de combustivel deve servir para alguma coisa, digo eu...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2013, 03:50 am »
A minha experiência em motores diesel, está mais virada para a utilização agrícola, e as boas praticas de conservação do motor e sistema de injecção, dizem que se deve encher o deposito de combustível após a sua utilização diária, ou seja, depois de um dia de trabalho com a máquina, deve-se encher o deposito de combustível até acima.
Porquê?
Porque durante o trabalho, entra ar para dentro do deposito, esse ar trás humidade. Durante a noite, há um arrefecimento do ar causando a condensação dessa humidade, aumentando assim a agua misturada no combustível.
Se no final do trabalho, se encher o deposito com combustível, a quantidade de ar que vai ficar dentro do deposito, vai ser quase insignificante, e consequentemente o efeito de condensação também.
Outra das boas práticas é frequentemente retirar a agua que se acumula no filtro do gasóleo.

Nos nossos carros, raramente se faz estes 2 procedimentos. Encher o deposito todos os dias, também não é prático.
O que vai acontecer ao longo dos tempos, é uma ligeira acumulação de agua no deposito, e se não houver o cuidado de com alguma frequência retirar a agua acumulada no filtro de combustível, esta acaba por entrar no circuito de injecção e retirar vida útil aos vários componentes.

Como o chupador da bomba de combustível está sempre no mesmo sitio, junto ao fundo do deposito, tanto suga impurezas e agua quando o deposito está cheio como vazio.
É evidente que se andarmos com o deposito mais vazio, e com o andamento, a acção fisica do liquido a movimentar-se de um lado para o outro dentro do deposito, vai acabar por ajudar a soltar as impurezas alem de misturar a agua que se acumula na zona mais baixa do deposito.

O fundamental para garantir a saúde do circuito de alimentação do motor, é um rigoroso controlo da qualidade e da troca atempada do filtro de combustível e da eliminação da agua acumulada no filtro.

Desculpem lá o testamento, mas estava inspirado  :laugh: :laugh:

Offline joserocha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2013, 11:09 am »
Rodinhas, obrigado pelo teu "testamento".
Eu mudo o filtro de combustível atempadamente, se não estou em erro é a cada 30000 km. Quer dizer então que posso continuar a conduzir até chegar à reserva sem esperar problemas de maior  :smiley:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2013, 13:15 pm »
No manual de utilização do carro diz lá que é desaconselhável andar com o carro na reserva, no entanto, nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Um dos "perigos" de andar com o carro com o nível de combustível muito baixo principalmente em curva ou em desnível acentuado é a entrada de ar pelo chupador, que depois causa alguns soluços no motor, o pior é se isso acontece numa altura em que precisamos do motor a 100% e ele resolve ir abaixo ;) Alem de a possibilidade de desferrar.
Se acrescentares à manutenção a drenagem do filtro periodicamente, tanto melhor ;)

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2013, 13:40 pm »
Mas no manual fala no sentido de ficares parado na estrada :D

Offline SnoopyClioII01

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : RN Clio II 1.2 16V 2001, RN Megane II 1.5 DCi 2004
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2013, 19:32 pm »
No manual de utilização do carro diz lá que é desaconselhável andar com o carro na reserva, no entanto, nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Um dos "perigos" de andar com o carro com o nível de combustível muito baixo principalmente em curva ou em desnível acentuado é a entrada de ar pelo chupador, que depois causa alguns soluços no motor, o pior é se isso acontece numa altura em que precisamos do motor a 100% e ele resolve ir abaixo ;) Alem de a possibilidade de desferrar.
Se acrescentares à manutenção a drenagem do filtro periodicamente, tanto melhor ;)

Concordo contigo, já me aconteceu essa situação em ambos os carros (no Clio e no AX).
No AX, um pouco pela crise e também por descuido, deixava o depósito ir ao "casco", por vezes, falhava em curva, principalmente para a esquerda.  Acabou por me sair caro, bomba nova ...  Agora, nunca mais, sempre um "risco" acima da reserva. 
No Clio, já com a experiência e lição bem aprendida no AX, acabei por cometer um erro logo quando o comprei - por acaso, não se passou nada de grave de seguida, foi só o "susto" ... - pois quando o fui buscar na casa do antigo proprietário, estava também com "sede", luz acesa inclusive, mas, como eram só cerca de 20 Kms até casa, prossegui e optei por abastecer na bomba de costume, perto de casa.  Por coincidência, numa curva bem acentuada e em declive para a esquerda, o motor "abafou", tive de desligar chave e voltar a dar ignição, felizmente pegou logo de seguida, mas levo uma alta buzinada da malta que vinha atrás de mim ...  Lembrei-me logo do AX, "gelei" mas correu tudo bem até a bomba mais próxima.  Felizmente, como disse, foi mesmo só um susto, e mais uma lição "reaprendida".  Na reserva, ou abaixo, nem pensar.    :smiley:
*FranciscoCardoso*SnoopyClioII01*

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2013, 20:26 pm »
SnoopyClioII01, a tua história de comprar um carro e vir na reserva faz-me lembrar um pouco a minha... quando comprei o meu laguna e fui busca-lo (perto de Fátima) o antigo dono tinha aquilo na reserva e como foi no dia 19 de Janeiro deste ano, certamente devem lembrarem-se que foi uma tempestade autentica um pouco por todo o país falhou a luz lá por aqueles lados e todas as bombas me diziam que não podiam vender combustível pois não tinham luz, só estava a ver quando o carro morria por falta de gota pois estava mesmo a bater no fundo... lá dei com uma bomba com gerador com o gasóleo a quase 2 euros/litro... nunca fui tão roubado... mas o que fazer né... a partir desse dia ando sempre com o deposito sempre no limite mas superior... apesar de um deposito de 70 litros custa a manter cheio... mas agora custa menos pois desde que fiz a reprogramação da centralina do meu laguna 120CV -> 150CV baixou +/- 1 litro aos 100km, passando de uma média de 6.3l/100km para 5.2l/100km (condução mista/cidade)...

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2013, 09:22 am »
Bem falando sobre reservas é uma coisa que nunca faço. Não pelas impurezas, não pela agua simplesmente odeio andar na reserva... Irrita-me.. Não me perguntem porque.... E simplesmente odeio querer fazer algo de um momento para o outro e simplesmente não ter combustível no carro para ir a um sítio.

Acho que ganhei esse vicio pelo facto de cá em são miguel, se for à noite tenho bombas abertas apenas em Ponta delgada e como tal se quisesse fazer uma aventura para outros lados teria que ir a Ponta delgada para encher para voltar para trás..

Com os carros a gasóleo a história muda e agora temos outras estradas.. Mas lembro-me de sair na altura de casa dos meus pais para ir à ponta da ilha pelas estradas regionais antigamente. Para ir e voltar foi quase meio tanque do azul da minha mãe (1.2 8v) pois é uma estrada muito sinuosa. Não havia bombas abertas em nenhuma parte da viagem imaginem se não tivesse o tanque cheio...

Offline joserocha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 13 de Setembro de 2013, 12:26 pm »
Obrigado pelas vossas opiniões!
Acho que a partir de agora vou abastecer sempre que o ponteiro chegar ao primeiro traço acima da reserva, é mais seguro e dá para ir controlando os consumos +/- (ainda é de ponteiro e é mexe-se conforme vá a subir ou a descer) :)