Autor Tópico: Renault Megane 1.5 dci  (Lida 20089 vezes)

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: irlanda
Renault Megane 1.5 dci
« em: 19 de Setembro de 2013, 18:07 pm »
Eu tenho um renault megane 1.5 Dci ano 2003 e recentemente tive um azar, meu motor parou e tive que trocar. Troquei o motor que me custou 400euros, falei com o meu mecanico, e ele me trocou o motor, do qual em quanto a troca me foi possivel mudar todo tipo de oleos que o carro necessitava, o mecanico falou-me da embraiagem ja toda estragada discos sem molas etc.. agora que tudo esta montado motor, oleos mudados, embraiagem, correia do alternador, ao tentar dar o start do carro e nada... o carro completamente morto so fexava e abria as portas. Peguei no carro e levei para a renault ai me falaram que o diagnostico acusou CPU danificada. Eu gostaria de saber se podera ter danificado mais alguma coisa?

Obrigado

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Renault Megane 1.5 dci
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2013, 18:29 pm »
Centralina estragada. Se calhar não precisavas de ter trocado o motor, o problema poderia ser já na CPU.
Já agora o motor era igual ao que estava??? (código e motorização?)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2013, 18:40 pm »
Que grande confusão....
E o que é que fizeram À parte electrónica? Deixaram a que já estava no carro ou a que veio com o motor "novo"?

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 07 de Outubro de 2013, 18:37 pm »
Muito boa tarde. O meu nome é rui e estou a pedir ajuda por todo lado respectivo ao meu carro. Tenho um renault megNE 1.5 DCI do ano de 2003, a 3 meses que estou sem o meu menino devido ao motor. Eu resido na irelanda o valor dos carros e de baixo custa ai comprei o meu megane, que por falta de sorte o motor foi-se, fiz a troca do respectivo que me custou 400€ur. depois de uma chatice enorme para encontrar o motor, fui deparado que na sucata me deram o motor errado do qual fui la de imediato para fazer a respetiva troca pelo motor ideal para o meu. Depois de tudo o meu mecanico comexou a fazer a mudanca do qual depois de tudo montado deparamo-nos que o carro estava completamente morto derivado a caixa de fusiveis junto do motor, o que me levou a levalo am marca aqui em drogheda. Essa caixa foi alterada no valor de 500€ur, de seguida mais uma para a conta, o modulo da direcao eletrica tinha bloqueado e o carro nao pegava a informacao era da direcao estar trancada, ai a renault trocou essa peca tambem no valor de 500€ur, e ainda um fusivel principal que me teve outro custo. Depois de tudo os supostos percebidos na reanult fiseram o carro trabalhar, o motor esta com um barulho de camiao vindo do motor, coisa que os mecanicos da renault nao sabem dizer o que é... Neste momento o carro nem pega pois o motor de arranque esta cansado e o fusivel dos bornos da bateria positiva fazem-no queimalo. Ja la vai no segundo no valor de 25euros.

O que fasso?

O que podera ser o barulho do motor?
Porque me estara a queimar o fusivel do borno positivo?

Agradeco o maximo de ajuda PF.
OBRIGADO.

Deio aqui um video com o barulho do motor.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2013, 20:01 pm »
Se o fusível queima é porque deve haver algum curto circuito. Possivelmente já queimaram o motor de arranque, se ele está sem força, é provável que o problema do curto circuito venha dai.
Nestes motores mais recentes, à base de electrónica, a troca dos mesmo tem que ser feita com muito cuidado por causa das compatibilidades.
Na altura, não ponderaste repara o motor original porquê? Qual foi a avaria que ele teve?

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2013, 02:02 am »
Desde ja te agradeco o seu tempo para me ajudar. Entao foi assim...

Eu ia na autoestrada quando me apareceu no computador a dizer falha na injecao, dai nao liguei muito porque por conhecimentos de outros meganes eles dao essa mensagem quando os injectores estao um pouco pluidos... Quando de meu espanto eu ia em quinta e ao tirar o pé do acelarador o carro foi ao maximo das rotacoes ganhou um disparo louco, que me levou a por em ponto morto, depois de por em ponto morto tornei a por a quinta marcha e ai as rotacoes normalizaram ate deitar um esguixo de fumo preto e desligou-se, desde ai nunca mais pegou... cheirava muito a oleo queimado e o motor deitava fumo. Fui a um mecanico aqui e ele disse que tinha sido o motor que tinha ido a vida... Corri logo atraz de um... este motor tem as mesmas referencias que o outro... o que me disseram e que ha 2 tipos para este carro, a diferenca e no encaixe do motor de arranque e na caixa de velocidades. o que comprei primeiro nao dava ai fui trocar e este e o correcto.

O primeiro passo é saber o que esta a levar o fusivel a queimar e se voce me diz que por causa do motor de arranque isso pode estar a queimar o fusivel da bateria vou ja amanha verificar isso com o mecanico, porque nao tinha pensado nessa ipotce, realmente o motor de arranque nao da qualquer sinal de vida.

So gostaria de saber se realmente o problema podera ser esse?

Depois a proxima etapa e verificar o problema do barulho do motor.

Eu vou tentar postar o video do carro a trabalhar a ver se é mais facil alguem reconhecer o problema e poder me ajudar.

Mas mais uma vez muito obrigado ajudou-me no primeiro passo.

Ha é verdade esquecime de sitar uma situacao antes do motor se estragar o carro andava a beber oleo do genero numa semana 3litros por ai... E sem qualquer fuga... Visto pelo mecânico.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 08:40 am por rodinhas »

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2013, 02:20 am »
A nivel de eletronica nada se mudou nem ninguem tocou, so demos com o problema depois do motor estar montado, o motor tem a mesma referencia que o outro, pois tive de trocar o primeiro exatamente por causa disso nao era compativel mas este é. Quando o motor foi montado o mecanico quando ia a dar ao start o carro nao dava qualquer luz no painel, luzes etc... a unica coisa que funcionava era o feixo central e os 4 piscas nada mais. Tirei o carro do mecanico e foi para a renault, o diagnostico acusou a caixa de fusiveis junto ao motor que por sua vez eles mostraram-me e o fusivel principal estava derretido antes de ter trocado o motor. Essa caixa foi trocada dai, depois do carro responder a parte das luzes tentamos dar o start foi quando um outro diagnostico acusou modulo do imobilizador trancado, teve que ser trocado. quando tudo ja prontinho foi posto o carro a trabalhar e ai sim, o barulho do motor nao era bom. Quando fui a ir ver o carro na renault falaram-me que o motor de arranque estava danificado ai nem pegava, so de empurrao. Quando vou a levantar o carro para o mecanico mudar o motor de arranque ja nao dava mais sinal, desde dai ate agora ja foram 2 fusiveis do positivo da bateria queimados e ate agora nada.

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 08 de Outubro de 2013, 02:44 am »
Para agora o meu desespero e que o motor de arranque esta mesmo em baixo e este fusivel que vos deixo na imagem ja vai no segundo que compro e queima, dai nao da sinal de nada, luzes no painel, medios, maximos 4 piscas, nada de nada.
Para me poderem ajudar na imagem vou deixar tudo esplicito.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 08 de Outubro de 2013, 08:20 am »
A foto... não apareceu, vê aqui como colocar fotos:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1399.0
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=14079.0

Quanto ao problema do carro, a questão do imobilizador possivelmente utilizaram o calculador de injecção do motor "novo" em vez de terem usado o do carro.
Quanto ao problema actual, eu começava por desligar o motor de arranque e ver se continuava a queimar o fusível.
Se não queimar, tens identificado o problema. Se continuar a queimar, é fazer uma boa revisão à instalação electrica porque és capaz de ter para ai algum fio partido a fazer curto circuito.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #9 em: 08 de Outubro de 2013, 08:30 am »
Não havia necessidade de criares dois tópicos com o mesmo assunto.
O teu motor antigo andava a beber óleo e morreu porque o turbo partiu. As rotações do motor subiram porque o motor começou a alimentar-se do óleo que passou pelo turbo. O truque nestes casos é provocar que o motor vá abaixo, engatando uma mudança alta e largando a embraiagem de repente com o carro parado porque o simples desligar de chave, não funciona.
Do problema actual, o rodinhas já te deu uma boa dica. Tens de perceber que peça está a causar o curto-circuito.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 08 de Outubro de 2013, 08:43 am »
A beber 3 litros de oleo por semana e sem fuga... de certo que o carro já fazia um fumo esquisito....

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #11 em: 08 de Outubro de 2013, 10:15 am »
Só não sei quantos quilómetros fazia por semana, mas assim que um carro beba um litro por semana de óleo já é mais que motivo para o encostar e levar a um mecânico que perceba das coisas e não a um que se diz mecânico...

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 08 de Outubro de 2013, 16:31 pm »

Uploaded with ImageShack.us

Isto e o que acontece no memonto em que o meu carro desliga e fica sem luzes nenhumas no painel nem em lado nenhum...

Mas o proximo passo entao sera esse, retirar o motor de arranque e ver se queima o fusivel... se nao queimar o problema e o motor de arranque se queimar vem de outro lado...

Dou noticias em breve agradexo o vosso tempo tomado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 08 de Outubro de 2013, 22:34 pm »
Exacto! E os parafusos que estão por cima e por baixo do nº1 vão ligar a onde?

Offline megane_rx4_2001

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2013, 11:27 am »
Para ser sincero nao sei, nao fasso ideia...  Mas agora o passo vai ser tirar o motor de arranque, colocar o fusivel novo e por o carro a trabalhar de empurrao, a ver se queima o fusivel de novo se nao queimar o problema e do motor de arranque se queimar vo ter que procurar uma agulha num palheiro...

Ja agora estou com um problema, consegui carregar a foto mas nao consigo carregar videos podem me dar uma ajudinha. Obrigado