Autor Tópico: 2º Turbo avariado aos 70000 km  (Lida 16688 vezes)

Offline tbafonso

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa, Amadora
2º Turbo avariado aos 70000 km
« em: 04 de Outubro de 2013, 16:07 pm »
Caros,

Sou novo por aqui, sendo este o meu 2º post, (1º apresentação). tenho como intuito mostrar a qualidade do produto Renault.
Quero referir que o carro que possuo é a Scenic II 1.5 dci 100cv, tendo sido esta alvo de o plano de manutenções rigorosamente cumprido.
Aos 36k km tive uma fuga oleo no motor, tendo sido diagnosticado pela Renault como o turbo. Este foi substiutido pelos mesmos e agora aos 70k km, tenho o mesmo problema.
O carro foi comprado em 1º mão, tem sido estimado, a condução é maioritariamente em cidade, é economico e confortavel qb.
Não acreditando neste ultimo diagnostico, entreguei o carro numa casa de turbos, esperando que me confirmassem o diagnostico, ou não! dado pela Renault.

O tecnico afiancçou me, que o problema não estava no turbo tendo sido todos os ensaios efectuados ( o que é que será que isto quererá dizer!!!! bela forma de me levarem 50€)

Assim acabei por encontrar um sr que trabalhou na Renault. Este começoou por reconhecer o problema da fuga de oleo  que estaria associada ao vedante do tudo de admissão de ar e que operando como se o carro fosse seu iria substitui-lo e como extra limparia a EGR.

Quando fui levantar o carro, existia um posso enorme, não passava dos 50km/h em 3º a fundo e fazia uma fumarada branca enorme (com cheiro) para alem do bater de valvulas!!!!!

O responsável ficou de novo com o carro e depois de substituir a EGR por uma nova, colocar um aditivo directamente na camera das valvulas para limpar o carvão, diz me que o o problema é do turbo ....
Voltei à oficina e acompanhei a desinstalação do turbo. Junto anexo as fotos do mesmo.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 2º Turbo avariado aos 70000 km
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2013, 17:37 pm »
Acredito que estejas frustrado, mas é preciso ter em conta vários aspectos.
Normalmente costuma-se dizer que o material tem sempre razão, e quase sempre, para não dizer sempre, é verdade.
O turbo dá uma outra alma a qualquer motor mas é um componente muito "maricas". Os motores diesel requerem mais cuidados que os motores a gasolina, e turbinados, ainda mais cuidados requerem. Neste tópico podes ver mais informações sobre o turbo - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10076.0
O não deixar o turbo arrefecer convenientemente; o não deixar aquecer  antes de puxar pelo turbo; má lubrificação, etc provoca o desgaste do turbo.
Como referiste, o carro faz normalmente uma condução citadina, ou seja, percursos curtos, para arranca, etc. e apesar de fazer poucos km/ano este tipo de condução, provoca mais desgaste que uma condução em AE, com velocidades sempre constantes, percursos moderados, etc.
Quando a marca tem tempos preconizados para a manutenção do carro de 30 em 30 mil km por exemplo, refere-se a condução normal, que será um misto de condução citadina e de AE.
Quando temos uma condução maioritariamente citadina, estes prazos preconizados devem ser encurtados.

São estes pequenos cuidados que fazem com que o motor tenha mais saúde.
Tens tido o cuidado depois de uma viagem, deixar o motor ao relantim  e esperar uns minutos para deixar que o motor arrefeça um bocado?
Antes de começar a puxar pelo carro, o cuidado de o deixar aquecer até à temperatura normal de funcionamento?
Adequar as mudanças de óleo e a qualidade deste ao tipo de condução que tens normalmente?

Se calhar não é o material que é de má qualidade, mas sim um pouco falta de cuidado ;)
Já colocaste a questão à renault? A troca do turbo e esta avaria do mesmo não está dentro do tempo de garantia da reparação anterior?
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 17:38 pm por rodinhas »

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2013, 19:16 pm »
Rodinhas. Isso dos cuidados com os turbos tem os seus quês. Posso dizer que tenho um clio dci há 6 anos, já fez quase 200mil km nas minhas mãos, nunca o tratei bem, nunca tive qualquer cuidado especial com o motor nem com o turbo. Quem já andou comigo de carro pode confirmar que anda todos os dias a fundo e todos os dias vai com mudanças ao corte, nunca tive qualquer cuidado em arrefecer o turbo quando desligo....

Ou seja, faço tudo ao contrário do que dizem. E no entanto, tudo no motor é de origem e não dá sinais de querer partir. Turbo, injectores, bomba de HP, etc etc. E está a chegar aos 270 mil km de mau uso .

Não quero com isto dizer que não se devem estimar os motores. Quero apenas dizer que muitas vezes pode ser apenas uma questão de sorte ou então haver algum problema que está por trás...

Quanto ao problema em questão.  Até pode eventualmente ter estragado os 2 turbos. Mas será que não está algo a estragar os ditos? Será que não há resíduos/limalhas dentro dos tubos de admissão que estraguem a turbina? será que o tubo de pressão de admissão de óleo está bom?
Em que peça concretamente existia a fuga de óleo?
Será que o facto de provavelmente esse tubo ter fuga de óleo, não estará a dar a pressão e o caudal necessários para o turbo funcionar bem?
Será que o tubo de vácuo que passa pela válvula de controlo que faz actuar a geometria está bem ligado?
Erros registados na centralina?
A temperatura do ar de admissão está a indicar -50º (sim, para quem não sabe, nos motores 100cv da renault este é um valor padrão!)?

Offline tbafonso

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2013, 23:24 pm »
Acredito que estejas frustrado, mas é preciso ter em conta vários aspectos.
Normalmente costuma-se dizer que o material tem sempre razão, e quase sempre, para não dizer sempre, é verdade.
O turbo dá uma outra alma a qualquer motor mas é um componente muito "maricas". Os motores diesel requerem mais cuidados que os motores a gasolina, e turbinados, ainda mais cuidados requerem. Neste tópico podes ver mais informações sobre o turbo - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10076.0
O não deixar o turbo arrefecer convenientemente; o não deixar aquecer  antes de puxar pelo turbo; má lubrificação, etc provoca o desgaste do turbo.
Como referiste, o carro faz normalmente uma condução citadina, ou seja, percursos curtos, para arranca, etc. e apesar de fazer poucos km/ano este tipo de condução, provoca mais desgaste que uma condução em AE, com velocidades sempre constantes, percursos moderados, etc.
Quando a marca tem tempos preconizados para a manutenção do carro de 30 em 30 mil km por exemplo, refere-se a condução normal, que será um misto de condução citadina e de AE.
Quando temos uma condução maioritariamente citadina, estes prazos preconizados devem ser encurtados.

São estes pequenos cuidados que fazem com que o motor tenha mais saúde.
Tens tido o cuidado depois de uma viagem, deixar o motor ao relantim  e esperar uns minutos para deixar que o motor arrefeça um bocado?
Antes de começar a puxar pelo carro, o cuidado de o deixar aquecer até à temperatura normal de funcionamento?
Adequar as mudanças de óleo e a qualidade deste ao tipo de condução que tens normalmente?

Se calhar não é o material que é de má qualidade, mas sim um pouco falta de cuidado ;)
Já colocaste a questão à renault? A troca do turbo e esta avaria do mesmo não está dentro do tempo de garantia da reparação anterior?

Quando refiro que o plano de revisões foi rigorosamente, seguido, é isso mesmo que eu quero dizer!!! este é um carro que faz por dia 3km. por ano menos de 10k km. as manutenções foram definidas na renault e sempre acompanhadas pela oficina(casa) onde foi efectuada a compra.
Sempre tivemos os cuidados devidos com a utilização do turbo, arrefecimento, após uma viagem prolongada.
A questão (avaria) foi dirigida aos canais apropriados na Renault, que pagou o 1º turbo por ainda se encontrar em garantia, mas não o 2º.

Tenho por experiência própria 15 anos de condução em estrada (media 150k km) em carros de serviço. nunca tive qq cuidado com a manutenção ou condução, sendo estes realizados de acordo com as indicações de marca e nunca vi ou tive um problema idêntico a este (sendo este o meu carro).

Offline tbafonso

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2013, 23:29 pm »

Offline tbafonso

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2013, 23:55 pm »

comentem, please!

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2013, 05:53 am »
este é um carro que faz por dia 3km.

uii

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #8 em: 09 de Outubro de 2013, 08:42 am »
Quem já andou comigo de carro pode confirmar que anda todos os dias a fundo e todos os dias vai com mudanças ao corte, nunca tive qualquer cuidado em arrefecer o turbo quando desligo....
Confirmo! O homem é louco!  :laugh:

tbafonso, compras-te um dCi para fazer 3km por dia? Que crime :lipsrsealed:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #9 em: 09 de Outubro de 2013, 08:52 am »
Tem que haver por aí um pormenor que esteja esquecido ou desconhecido.

Um óleo mal mudado/ mal aplicado, uma tubagem de intercooler com detritos etc etc etc...

Offline tbafonso

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 09 de Outubro de 2013, 09:52 am »
tbafonso, compras-te um dCi para fazer 3km por dia? Que crime :lipsrsealed:
[/quote]

A compra da carrinha não pensada para uma utilização de 3km diária....
A questão é que sempre tive carros de serviço, e a utilização da Scenic resume-se neste momento à deslocação da minha esposa para o trabalho.

Estou à espera da reconstrução do turbo. Assim que esteja pronto (400€) será de novo instalado. Coloco fotos.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #11 em: 09 de Outubro de 2013, 09:57 am »
Acho que vais cometer um erro. Verifica as tubagens do IC antes de meteres o turbo no sítio.

Offline tbafonso

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 09 de Outubro de 2013, 10:15 am »
Já foram trocadas+ EGR...
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 10:43 am por rodinhas »

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #13 em: 09 de Outubro de 2013, 10:17 am »
A andar assim poucos kms!!!!

Já agora quando dizem 3000km escrevam:

3mil km ou 3000km e não 3k km porque certamente á primeira pode haver pessoal que não perceba o 3k!!!!!

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2013, 13:28 pm »
E o intercooler foi trocdo tb?

Acho que te vais arrepender de mandar reconstruir isso ....

Oxalá esteja errado