Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
17 de Abril de 2026, 08:39 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Fuga de valvulina pelo respiro da caixa de velocidades
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Fuga de valvulina pelo respiro da caixa de velocidades (Lida 19364 vezes)
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
Localidade: viseu
Garagem : Renault 19 16S
Fuga de valvulina pelo respiro da caixa de velocidades
«
em:
14 de Outubro de 2013, 00:42 am »
Olá a todos,
Adquiri recentemente um Renault 19 16S, o carro está impecável de motor, puxa bem, sistema de refrigeração com tubos novos e liquido sem ferrugens, travões e suspensão em bom estado. precisa de uma pintura para ficar como eu quero.
Fui buscar o carro ao antigo dono a Amarante e a vinda para Viseu, pela A24, depois de estar bem quentinho, puxei por ele nas subidas(em 5ª) e nada a dizer
.
Na 6ª feira fui-lhe montar as jantes de origem(o carro trazia as do Clio Williams) e no elevador reparei que tinha uma considerável fuga (mancha) de valvulina.
Segundo o antigo dono, a caixa foi aberta a relativamente pouco tempo, 6 meses +/- (confirmo porque se nota pelo silicone)
Fui a Renault aqui em Viseu "Litocar" fazer um diagnostico geral (iria faze-lo mesmo que não tivesse a fuga) ao qual um mecânico com 25 anos de Renault me disse que a caixa terá de sair para ser reparada outra vez!
Diz também que tenho o fole de transmissão do lado esquerdo interior com um pequeno furo( este fole trabalha com valvulina e não massa consistente), e que o carro tinha os nÃveis de óleo de motor e valvulina baixos ao qual adicionou 0.8l óleo no motor e 1l de valvulina na caixa.
Posto isto, liguei ao antigo dono, que também é mecânico, que me diz o problema é do respiro da caixa, que quando reparou a caixa meteu vedantes, sincronizadores, embraiagem e cabo de embriaguem novo( realmente a caixa tinha valvulina na zona do respiro, eu já limpei essa zona para ver se volta a sair por lá) e que como o carro não fazia autoestrada há muito tempo, que de certeza é do respiro!?
Isto faz sentido, poderei eu evitar ter de tirar a caixa fora para reparar uma possÃvel fuga, substituindo apenas o respiro da caixa
Se me poderem ajudar com o vosso conhecimento agradeço
Obs. quando lhe troquei as jantes quis alinhar a direção ao qual o técnico detetou uma folga na ponteira axial da caixa de direção, e não pode alinha-la, folga essa que eu confirmei mas que não foi detetado no diagnostico geral realizado na Litocar
Registado
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=14345
Caçoilauto
Moderadores
2.0 TCe
Localidade: Amadora
Utilizador: caçoilauto
Tento ser MAster
Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Fuga de valvulina pelo respiro da caixa de velocidades
«
Responder #1 em:
14 de Outubro de 2013, 09:42 am »
A valvolina para sair pelo respiro só se estivesse com valvolina a mais, o que julgo que não seja possÃvel tendo em conta que na LItocar acabaram por te colocar + 1 lt. lolllllllll
Se o fole esq. está roto significa que com a deslocação de ar tudo fica empragnado de valvolina logo é um pouco dificil descobrires a fuga
Registado
http://mini.cacoilauto.com/
http://cacoilauto.com
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
14 de Outubro de 2013, 21:30 pm »
Falei de novo com o antigo dono que me disse que quando reparou a caixa, meteu o fole em questão, dai eu deduzir que a valvulina que se encontra no exterior do fole, poderá la ter ido parar através da deslocação do próprio carro quando fiz a viagem na autoestrada.
Também me disse que na altura trocou o respiro da caixa, e que possivelmente não será o respiro indicado para a caixa, isto porque como referi no post anterior, apos ver a caixa suja no sitio do respiro, passei um pano e tirei grande parte da valvulina que ali se encontrava. hoje, depois de fazer cerca de 30km em cidade, reparei que o tubo de borracha, com cerca de 10 cm do respiro, se encontra novamente babado com valvulina.
Continuo a achar estranho que uma simples peça em plástico, poderá ter causado tal fuga de valvulina. será possÃvel?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #3 em:
14 de Outubro de 2013, 22:10 pm »
Faz o seguinte, limpa tudo como deve de ser, e tenta ver se há alguma fuga na caixa e no fole.
Para o óleo estar a sair pelo respiro, se calhar é por ter óleo a mais, digo eu....
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
16 de Outubro de 2013, 23:17 pm »
Ontem numa dessas lavagens manuais, esforcei-me e lavei o melhor que pude toda a envolvência da caixa de velocidades, mas só por baixo, estes carros são cheios de fichas e fichinhas elétricas!...
Hoje fui pela segunda vez alinhar a direção pois não ficou perfeito há primeira, e uma vez mais no elevador, deu para ver de onde vem a valvulina.
Ao que parece a valvulina esgueira-se pela junta da
tampa preta
, e espalha-se por todo lado. Concordam com a opinião de que quanto mais velocidade/rotação atingir com o carro, mais valvulina sai? è que agora sai alguma, mas nada que se compare a quando cheguei com o carro depois da viagem na A24.
As zonas a
azul
são o respetivo respiro e toda a zona que tem valvulina que sai pelo mesmo, não muita mas mais do que deveria ter, deduzo eu?
Aconselham algum silicone especial para vedar a respetiva tampa? leva junta?
Relativamente ao respiro da cx, será difÃcil de tirar, é que segundo o antigo dono, talvez não seja o indicado para aquela caixa! será que se conseguir tirar o respiro e for a Litocar com a referencia correta da caixa eles me veem se é o indicado?
obs. esta foto é apenas exemplificativa, não e a do meu carro
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #5 em:
16 de Outubro de 2013, 23:39 pm »
Tive de trocar essa junta do carter da 5a no meu clio também. Custa 5€ na renault se não me engano
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
17 de Outubro de 2013, 00:20 am »
Foto
Uploaded with
ImageShack.us
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #7 em:
23 de Outubro de 2013, 01:31 am »
Boas!
Hoje voltei a fazer autoestrada com o carro, e mais uma vez é valvulina por todo lado! a andar em cidade quase que não se da conta da fuga.
Amanha vou montar a junta nova da tampa da 5ª velocidade, mas o que me faz confusão é a zona do respiro e o respiro, voltar a estar babado de valvulina, visto que eu limpei toda essa zona. Se perdesse só pela junta não vinha valvulina para a parte de cima da caixa, penso eu.
Na litocar ficou a nÃvel, dai para cá perdeu valvulina e quando ando a mais de 100kmh, acontece que sai pelo respiro!
Pelas pesquisas que tenho feito, existem dois tipos de respiro, será que o que está montado na caixa não é o indicado para ela, ou se estiver partido la dentro faz com que isto aconteça?
Deixo umas fotos para darem uma vista de olhos e me darem umas dicas.
(quando limpei)
(Hoje)
«
Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 01:45 am por rodinhas
»
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
28 de Outubro de 2013, 14:27 pm »
Boas,
Junta do cárter da 5ª velocidade mudada, lavagem de estrada e ate agora nada de valvulina no chão da garagem!
Falta ir a estrada apertar com ele, mas só depois de montar o novo respiro que já esta encomendado;
e esperemos que o problema fique resolvido
«
Última modificação: 28 de Outubro de 2013, 15:19 pm por rodinhas
»
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
06 de Novembro de 2013, 23:20 pm »
Boa noite,
Infelizmente o problema persiste, meti o respiro novo, fui andar com o carro para a AE e continua a mandar valvulina fora pelo respiro!
Vou ter de abrir a caixa de velocidades para meter o reniflard novo e no sitio certo, visto que o problema só pode ser disso.
O reniflard trabalha dentro da caixa e tem por objetivo deixar a caixa respirar, quando aquece ou trabalha com muita rotação, e estando virado e preso no sitio certo nunca manda valvulina fora;
Local correto do reniflard(foto retirada da net)
Respiro velho, novo e reniflard
Respiro novo montado, tem cerca de 40cm, pode ser cortado a medida pretendida, eu montei sem cortar, podia ser que não manda-se valvulina fora. A foto mostra que não tive sorte!
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
15 de Novembro de 2013, 18:54 pm »
Boas,
para alem deste problema com o reniflard, que me obriga a abrir a caixa, hoje fui ao mecânico ver a origem de uma zoada que se faz sentir com mais intensidade entre os 60kmh e os 80kmh e posteriormente com muito mais intensidade a partir dos 120kmh. Convencido que seria dos rolamentos, constatou-se que a origem é na caixa de velocidades, posto isto peço a vossa opinião. Será melhor arranjar outra caixa ou reparar a que esta no carro?
A que esta no carro é uma JB3 004, caso não arranje uma igual e prossiga para a substituição da caixa por outra, existe alguma outra JB3 que possa montar juntamente com um motor F7P?
Desde já obrigado,
Cumprimentos
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #11 em:
24 de Novembro de 2013, 00:12 am »
Problema resolvido, podem encerrar tópico.
Obrigado
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #12 em:
24 de Novembro de 2013, 01:07 am »
E qual foi a solução do problema? Troca de caixa??
Registado
HugoFerreira
User Banido
1.0 SCe
«
Responder #13 em:
25 de Novembro de 2013, 08:55 am »
A solução para o facto de sair valvulina pelo respiro, passava por ter de abrir a caixa de velocidades para meter um reniflard novo e no sitio... como mostra as fotos.
Visto ter descoberto que a zoada que ouvia não vir dos rolamentos das rodas, mas sim do diferencial, o que faz com que seja mais viável meter outra caixa, penso que o problema da fuga de valvulina pelo respiro ficará resolvido.
Cumprimentos
Registado
Vitor F.
Megane II 1.5 DCI 100cv
1.0 SCe
Localidade: Vendas Novas
Megane II 1.5 DCI 100cv
Garagem : Megane II 1.5 DCI 100cv 2004
«
Responder #14 em:
23 de Junho de 2014, 22:09 pm »
Olá a todos
Comprei recentemente um Megane II 1.5 DCI 100cv do ano 2004, com 212 mil kms ,com a finalidade de usá-lo nas deslocações que faço para Espanha todas as semanas resumindo se numa viagem de ida e volta por simiana de 280kms para cada lado viagem essa que permite usar o crucies control quase na totalidade da viagem . logo após a compra (a um particular) o carro foi direto a oficina fazer uma revisão geral . Mudou kit distribuição , capas bielas,substitui apoia de motor e escape,limpou válvula de Egr ,filtros , enfim o que me pareceu conveniente para poder seguir com o carro por mais uns kms sem problemas . Acontece que na primeira viagem ,(com cruise control a uma velocidade de 90km/h)ao terminar os 280 km , verifiquei que tinha a traseira do carro salpicada de óleo , ao procurar o motivo , constatei que vinha da caixa pois estava repleta de valvulina ,levei o de imediato a uma oficina e depois de lavar e voltar a experimentAr que a fuga se dava pelo respiro . Pôs se a hipótese de ter valvulina a mais ou não adequada ao carro e extrai se a que tinha (e viu se que tinha perdido meio litro pois só tinha 2 litros dentro ) . Voltou se a meter 2,5 lts da valvulina recomenda pela marca e substitui se o tubo exterior e respetiva válvula de respiro para eliminar também a hipótese de o velho não estar bom( os mecânicos fizeram cerca de 20 km para experimentar e nada não havia fuga . No fim de semana fui buscar o carro e fiz a viagem de regresso fazendo várias paragens para ver se havia fuga . No final dos primeiros 100km feitos em auto-estrada a 100kmh estava limpinho nada de fuga , voltei a parar 50km depois e já estava todo sujo ! Envolvi a zona suja com uns panos para ter ideia se continuaria a perder dai por diante e vi que já não perdeu mais até concluir os 130 km que faltavam ! No dia seguinte fui a oficina perto de casa , retiramos a valvulina e tinha perdido novamente meio litro ! Ou seja perde mas não é sempre , no sábado para tentar perceber o que se passa ou pelo menos quando perde ou não , retirei lhe o tubo respirador e coloquei no seu lugar um tubo da mesma medida mas transparente com cerca de 2 metros com uma ponta ligada na saÃda do respirador junto a caixa e a outra ponta enfiada num furo que fiz na tampa de uma garrafa de 1/5l e nessa tampa mais três pequenos furos pra poder respirar . Acontece que hoje fiz a viagem de novo e verifiquei que não perdeu perdeu nada nem o tubo sujou por dentro junto a saÃda da caixa ! ( não consigo entender o que se passa ali ) li sobre um caso semelhante com um R 19 16v do Sr Hugo Ferreira , cuja resolução passou por substituir o pequeno tubo do respirador que está dentro da caixa ( e que implica a abertura da caixa ) . Peço desculpa pela extensão do texto ! Mas alguém me pode ajudar a perceber porque isto acontece ? Ou alguém mais já ouviu falar em algo semelhante neste modelo de carro e caixa ?
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica