Autor Tópico: Será estupidez ?  (Lida 9184 vezes)

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
Será estupidez ?
« em: 28 de Abril de 2010, 11:42 am »
Boas, tenho uma duvida a qual ate pode ser basica para muitos de voces..

O meu megane e 1.5 de 80cv... ja com 158.000 kms... e segundo sei de mecanica, o turbo e de geometria fixa, apenas sendo variavel os de 105cv...
Ora bem, eu ando a muito tempo com a pulga atras da orelha, para testar uns mapas na centralina para subir um pouco mais a potencia, cerca de 10 ou 15cv se tanto, porque noto principalmente em AE, se for com 4 pessoas e se quiser reprisar em 5ª para uma ultrapassagem, ele responde, mas é molengao, e eu gostava de saber se e possivel ir ao varao do turbo e apertar um bocado mais a porca da waste gate de modo a ter um pouco mais de pressao, mas mantendo a mesma electronica de origem...

ja me informaram que se der mta pressao no turbo com a electronica de origem, ele em andamento vai me avisar, e ir tirando pressao ate ele nao me avisar...

ou aconselham me em meter um mapazito com mais debito apenas de gasoleo ?

penso que nos de 105 seja mais facil alterar estes parametros apartir da centralina pois é variavel...

tou a dizer muita asneira?  :huh:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Será estupidez ?
« Responder #1 em: 26 de Maio de 2010, 12:18 pm »
só agora vi este topico ....
vai avisar ? wtf ???? que barbaridade que se anda por ai a dizer . o mal de quem nao percebe e não quer perceber é inventar . se deres pressão a mais no turbo , pode é partir sem avisar ....
Pelas tuas perguntas , deduzo que não percebas muito ( leia se tambem nao estaras a vontade ) a trabalhar em winols ou outro do genero , portanto , o melhor conselho que posso dar , é deixa estar assim para não ficar pior ....
essa moda de dar pressão de turbo e dar lhe gasoleo .... já passou a muito tempo ....
o debito de gasoleo que tens de origem chega e sobra para tirares 100cv sem grande alteração na pressão de gasoleo e quase sem mexer no turbo . existem outros parametros para mexer que são muito mais importantes . Se alterares o turbo ou os injectores , ai sim , onvem subir um pouco a pressão , de outra forma , a de origem tiras mais 10 a 15cv na boa . Há e outra coisa muito importante , se não sabes é mesmo preferivel não mexer , pois um dos parametros são os limitadores de rotação , ou seja , aquilo onde não convem a rotação andar para não destruir ;)

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2010, 15:49 pm »
ja andava a espera que alguem respondesse a isto a umas semanas...

sim, eu de electronica (repros e paramentros) é grupo, nao pesco nada... eu e mais mecanica... e a gasolina, turbo etc...  agra paramentros e electronica de ECU's é me igual a fazer arroz de pato escondido, nao pesco nada

dai eu perguntar isto.
quando disse "avisar" ... o que me explicaram foi que da se pressao á mao na waste... se for a mais, ele vai me ligar a luz STOP etc... que é um valor de pressao exagerado. que se for doseado e ele nao der erro que supostamente nao me avisa...

Foi o peixe que me venderam...

logico que eu nao mexi em nada...
mas gostava de meter algo para perto dos 100cv, sem muita coisa mantendo o material de origem (ja tem 160.000km's) ... um pouco de debito para compensar a pressao do turbo, se esta for aumentada é claro... nao quero nada exagerado, queria so revitalizar um pouco ate aos 100cv ou perto disso... sao prai 10cv a mais, mas tambem nao sei o que fazer.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2010, 17:03 pm »
não são 10 cv a mais , são 20 .....
podes regular a waste a mão , mas duvido que te vá acender a luz se des pressão a mais ..... mas como nunca fiz isso , não vou dizer que não funciona .

eu opto por fazer coisas seguras e não inventar , pois se assim fosse , andava prai muito chipador a morrer a fome , quando afinal bastavam 2 voltas ao parafuso e ele ate avisa se lhe der 3 voltas ....

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #4 em: 28 de Maio de 2010, 17:17 pm »
Percebo o raciocinio!
epa tem 80 ou 85 cv... mais 10cv passa para os 90 ou 95... penso que se meter a fasquia nos 100cv, é muito para a mecanica de um DCI de 80 ou 85... acho eu.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2010, 17:21 pm »
se é de 2003 , tem 80cv . dá para por 100cv na boa , até mais , só com electronica e com mecanica de origem . mas antes disso , convem ver bem como está tudo ( folgas , oleos , filtros , etc ) e passar a ter um cuidado redobrado , pois para ganhar 20 cv , vão haver ai uns aquecimentos extras a nivel de algumas coisas . E vais ter esses 20 cv disponiveis ai entre as 2300rpms até as 2800rpms no maximo , nao consegues muito melhor que isso com eletronica mexida e mecanica original , senão , pufffffffffff , num instante deita se o turbo e a embraiagem

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2010, 18:00 pm »
Pois... nao sabia esse valor de rotacao... acho pouco, isso equivale ao pico do turbo... pensava que aguentava umas 1000 rpm em pico  :rolleyes:
Gostava de fazer isso... essa pessoa fazia me isso  na boa,trabalha cmgo, tinhamos de ir testando valores em andamento e ir ajustando, mas ja tinha um mapa pre feito de um clio dele que esta com 120cv (com motor de 65cv), mas ja tem turbo e mil e uma coisas... mas eu avisei e frisei que nao queria nada de abusos, porque sei que ja tem o pulmao com 160.000...

em relacao ao que referiste, oleos etc... esta tudo impecavel, mudei a 3 semanas oleo e filtro... Elf turbo diesel 10w40 + filtro de oleo. nao gasta oleo, nao baba, nada... as revisoes sou eu que as faço e tudo o que seja de mecanica meto o dedo porque tenho espaço para ter oficina.

eu queria apenas actualizar a potencia... noto imenso em 5ª e reprises em AE... so que pagar 300 ou 400 euros para me meterem 15cv... nao me parece! Mas tambem nao ha ninguem para testar um mapazito suave no megas.

MRC

• Visitante
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2010, 18:09 pm »
Conselho de um parvo: Para a próxima usa um bom 5W40 tipo Elf evo sxr ou Excellium nf.

O pessoal só pensa em aço... Quando chega a altura de gastar dinheiro num bom óleo "ah e tal, é caro..." Depois um turbo ou motor nas couves sai mais barato, enfim.

Atenção que não me estou a referir a ti, estou a apenas a falar no geral e que grande parte da malta nova faz com os carros...

Offline lino

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2010, 19:01 pm »
Artur, se deres pressão no turbo à maneira antiga (umas voltinhas na porca), se a mesma for em excesso o carro entra em safe mode...

;)
banido por má educação para com os demais users do forum e por destabilizar o bom ambiente do forum

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 28 de Maio de 2010, 19:02 pm »
Artur, se deres pressão no turbo à maneira antiga (umas voltinhas na porca), se a mesma for em excesso o carro entra em safe mode...

;)

como disse antes , nunca fiz isso e não sei se entra ou não , portanto não ia estar a afirmar o que não sei , não fosse o homem partir o turbo e depois vir reclamar comigo . De qualquer forma , eu não arriscava isso ;)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #10 em: 28 de Maio de 2010, 19:31 pm »
Apertar parafusos? Tá tudo doido! Isso vem tudo apertado de fabrica, senao coitados de nós, ainda perdiamos peças dos carros  :shocked: (modo gozo: on)

Se alteras, altera com pés e cabeça (modo gozo: off)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #11 em: 28 de Maio de 2010, 20:02 pm »
Aceitam se propostas de ajuda ... para entendidos! :rolleyes:

MRC ... ng esta a pensar em aço... esses tempos para mim acabaram. e acerca dos oleos, arranjo qualquer um desses, e outras marcas entre os 30 e os 50 euros... por ex, total quartz 9000  custa perto de 96e 4lts... eu compro a 42 euros. Total 7000 quartz, 5lts, 30 euros... portanto o problema nao e esse  :kiss:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2010, 20:21 pm »
Aceitam se propostas de ajuda ... para entendidos! :rolleyes:

MRC ... ng esta a pensar em aço... esses tempos para mim acabaram. e acerca dos oleos, arranjo qualquer um desses, e outras marcas entre os 30 e os 50 euros... por ex, total quartz 9000  custa perto de 96e 4lts... eu compro a 42 euros. Total 7000 quartz, 5lts, 30 euros... portanto o problema nao e esse  :kiss:

Entao troca o oleo  :wink: Acredita que o MRC deu uma boa dica  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #13 em: 28 de Maio de 2010, 20:41 pm »
daqui a 20.000 mudo de oleo...  :grin:

Offline Gonçalves

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #14 em: 28 de Maio de 2010, 22:45 pm »
Mudas o óleo de 20 em 20 mil? Com 160 mil ainda é um jovem esse motor. Eu tenho uma scenic 2 fase 2 1.5dci 105cv e olha é pesada e mexe-se muito bem. O teu megas com esse motor não é mau, claro uma pessoa quer sempre mais. Mas melhor não mexeres porque ainda fica mais caro o estrago.