Autor Tópico: Motor treme todo até as 2200rpm  (Lida 6637 vezes)

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
Motor treme todo até as 2200rpm
« em: 21 de Outubro de 2013, 15:54 pm »
Boas a todos novamente,

Tenho uma Laguna II 1.6cc e a dias aconteceu me que o motor fica a tremer até as 2200rpm depois disso parece não existir nenhum problema. Fui dar uma volta de carro e a meio do caminho deparei me com este problema acendeu me a luz do motor amarela e ficou sempre a piscar.  Uma vez que estava a entrar na auto estrada acabei por acelerar mais um pouco e apartir de certa rotação o motor fica bom apesar da luz continuar ligada.

Ainda não fiz nenhum diagnostico ao carro, mas acho estranho até porque por vezes esta mesma luz apaga. Já me tinha acendido na altura em Espanha mas acabou por apagar novamente e nunca mais me chateou.

Alguém sabe o que se pode tratar ??
Sintomas:
- Falta de força no arranque.
- Motor treme todo.
- Sintomas passam após 2200rpm.
- Luz de injecção fica a piscar.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Motor treme todo até as 2200rpm
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2013, 16:00 pm »
O relanti é regular? Faz igualmente quer a frio ou a quente?

Talvez bobibes ou corpo de admissão.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2013, 20:19 pm »
Boas, Sim tanto a frio como a quente. Quanto ao motor as rotações estão normais. O motor ao relanti aparenta também estar normal. Mas noto que ao andar, o motor falha, hoje dei uma volta nele e a luz já não acendeu apesar de continuar a falhar.

No escape noto que o ar também não é continuo. Parece que estar a borbulhar.

O minha primeira impressão também foi bobines mas da ultima vez que isso aconteceu ele nem tinha força e desta vez ele acima das 2200 anda bem.

Offline palex

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2013, 20:37 pm »
Tive uns sintomas identicos. Bobine trocada e problema resolvido.

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2013, 21:35 pm »
Já agora para o caso de realmente ser as bobines quais as melhores onde estes problemas não se manifestem ??

- Bosch
- Beru
- Valeo
- Febi

As marcas são tantas e tem algumas diferenças de preço. Resta saber se isso se reflecte na qualidade.

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2013, 21:44 pm »
Já agora como posso testar se será algum problema nas bobines ??

Já vi alguns testes de ir desligando as fichas uma a uma e se o motor se desligar será o par. Agora não sei até que ponto isto possa ou não fazer mal ao motor.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2013, 22:04 pm »
Se mantiveres o motor a trabalhar assim fazes mais mal, do que com esse teste. O que faz bastante mal ao catalisador é a gasolina mal queimada.
Esse teste é fácil e rápido de fazer.
No entanto, se vais trocar a bobine que está estragada, aproveitas e trocas todas, e ficam todas por igual, se não mais tarde podes voltar a ter o mesmo problema, visto terem idades diferentes. As que estiverem boas, guardas para um desenrasque ;)

Xmarine

• Visitante
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2013, 22:06 pm »
Com um multímetro podes medir a resistência do secundário das bobines.

medes a resistência entre os cabos dos cilindros 1 e 4 e entre os dos cilindros 2 e 3. Se der uma grande discrepância, uma delas está avariada.

A resistência ronda os 8000 Ohm se não estou em erro..

Xmarine

• Visitante
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2013, 22:07 pm »
Rodinhas, o motor 1.6 usa sistema de faísca perdida ou bobines individuais?, acho que é de faísca perdida como nos 1.2... mas nao tenho a certeza...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2013, 22:33 pm »
Pois não sei, pelo que o XSDigita disse ...
Já vi alguns testes de ir desligando as fichas uma a uma e se o motor se desligar será o par. Agora não sei até que ponto isto possa ou não fazer mal ao motor.
Parece ser individuais, ou aos pares, como não confirmei, parto do principio que o XSDigita sabe aquilo que tem.
Se for o sistema de faísca perdida, a bobine é uma só que alimenta os 4 cilindros, e ai não há outra solução que trocar  a peça completa, e nesse caso já vale a pena guardar.
Se for bobines individuais, sempre se pode guardar as que estiverem ainda  boas se colocar todas novas

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2013, 00:24 am »
Não.
Faísca perdida são 2 bobines dentro da mesma caixa.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2013, 01:25 am »
Pois, não sei, a que tenho como experiência, é a do meu carro , que é uma só com os 4 cachimbos. Também sei que há outros tipos de bobines mas nunca tive com nenhuma na mão.
E os nomes que têm, muito menos.  :wink:

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2013, 17:32 pm »
Estranho julguei ontem ter respondido não sei é se cheguei a fazer o Enviar . Mas são bobines individuais.
O funcionamento deles é aos pares ou seja a alimentação vai 1 ao 4 e do 2 ao 3 dai recomendarem a troca no mínimo das duas.
Mas a ver se leva as 4.

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2013, 17:43 pm »
Com um multímetro podes medir a resistência do secundário das bobines.

medes a resistência entre os cabos dos cilindros 1 e 4 e entre os dos cilindros 2 e 3. Se der uma grande discrepância, uma delas está avariada.

A resistência ronda os 8000 Ohm se não estou em erro..

Ele pelo que me lembro tem dois fios meço em cores diferentes ??

Xmarine

• Visitante
« Responder #14 em: 23 de Outubro de 2013, 00:18 am »
Sendo bobines individuais, não dão para testar dessa forma. Com máquina de diagnostico, quando há problemas no sistema de ignição normalmente dá um erro do género " falhas de ignição no cilindro X"  Ou pode dar erros relacionados com a sonda lambda ou catalizador.

Se der o primeiro é verificar nesse cilindro o que se passa. Eu costumo trocar essa bobine do cilindro que deu erro para outro cilindro e testar. Se der o erro nesse outro cilindro é porque é mesmo problema dessa bobine e não da cablagem ou centralina.