Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 951095 vezes)

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #735 em: 09 de Dezembro de 2014, 09:38 am »
Sim
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #736 em: 09 de Dezembro de 2014, 16:03 pm »
Amigos

Tenho um Renault Super 5 Campus com Motor 956 cm3 C1C.

Já não consigo encontrar Oleo ELF Prestigrade 15W40 gasolina, que é o indicado para estes motores, que outro Óleo posso utilizar. O motor tem neste momento 87.000 klms Reais e gostava de continuar a trata-lo bem.

Venha de lá a ajuda de um companheiro Mecânico ou não, com experiencia nestes motores.

João

10W40 e recomendo mesmo exclusivamente o Elf pela alta qualidade e baixo consumo de óleo. Evita óleos de "supermercado", tipo Galps Performas e tretas do género.

Ao contrário do que o companheiro Estique la Pisse te respondeu, os 15W40 ou "zurrapas" minerais do género já nem deviam fazer parte da manutenção de maior parte dos motores otto pós-anos 50, quando falamos de carros para o dia a dia. Óleos dessa laia só servem para encher o motor de carvão, para não falar na falta de lubrificação ou demora da mesma a frio.

Clássicos de competição sim, as graduações andam pelos 20W e 15W (actualmente já falando material sintético). Mas isso já são outros 500.

@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rik19

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #737 em: 09 de Dezembro de 2014, 17:39 pm »

Offline kalisteniu

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Espinho
  • Garagem : Clio III 1.5 dCi 63kw - 3p
« Responder #738 em: 15 de Dezembro de 2014, 19:33 pm »
O meu Clio 3 ph 1 com 63kw de 2008 está quase na altura de mudar o óleo. Faltam cerca de 2 mil km. Gostaria da vossa ajuda para o seguinte: qual o óleo recomendado e respectivo filtro? Tendo o líquido de refrigeração algumas dezenas de milhares de km, deverei mudar? Se sim, qual o vosso conselho? Obrigado

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #739 em: 15 de Dezembro de 2014, 20:05 pm »
O liquido de refrigeração muda a cada 4 anos, ou 80000km. Se mudares o indicado é o Glaceol, que aguenta até 20º ou 25º abaixo de zero.
Quando ao óleo é o Elf 5w40, já não me lembro se é o Elf Solaris. O filtro pode ser da purflux.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline kalisteniu

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Espinho
  • Garagem : Clio III 1.5 dCi 63kw - 3p
« Responder #740 em: 16 de Dezembro de 2014, 08:09 am »
Obrigado. Li algures que o óleo seria o Elf Evolution 900 SXR 5W40. Será esse?

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #741 em: 16 de Dezembro de 2014, 10:29 am »
Julgo que sim. Antes é que se chamava Solaris, acho eu.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #742 em: 16 de Dezembro de 2014, 16:53 pm »
Wrongggg . Dantes era só ELF SXR
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #743 em: 17 de Dezembro de 2014, 14:01 pm »
Obrigado. Li algures que o óleo seria o Elf Evolution 900 SXR 5W40. Será esse?

Companheiro, tambem tens como alternativa o Fuchs TITAN SUPERSYN RN 5w40 que é um óleo especifico para Renault's com norma RN700 e RN710. Vê o que tu encontras a melhor preço.

Em relação a filtros de óleo e antes de comprares qualquer coisa que te apareça pela frente, dá uma vista de olhos nisto:

Já agora, atenção ao filtro do óleo. Aqui uns videos para verem as diferenças entre eles:

http://www.youtube.com/watch?v=hsQ2LbHGSy0#ws

http://www.youtube.com/watch?v=klcBRnyCSvo#

Aqui um video a explicar como funciona o filtro do óleo:

http://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc#

Abraços!

Offline Dr92

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
    • Nitro
  • Garagem : Renault Clio 1.9D, Renault Scénic 1.5 dCi
« Responder #744 em: 18 de Dezembro de 2014, 09:51 am »
sim é o que vou fazer agora de 15 em 15 epa como vejo qual é o meu motor?? lol eu de renault não pesco nada so fiat, tenho mas é de ir trabalhar na renault lol  :cheesy:

Boas Octávio, o teu motor será igual ao meu 1.5 dCi 80cv portanto a referência será K9K722. Aconselho-te a mudares o óleo de 15.000 em 15.000
Nitro Portugal
Renault Clio 1.9D Manager & Renault Mégane Scénic 1.5 dCi

Offline bld

• 1.0 SCe
  • *
  • Grand Scenic 1.5 dci 105cv
« Responder #745 em: 20 de Dezembro de 2014, 16:59 pm »
Boas
Hoje queria fazer a substituição do óleo do meu carro, queria comprar o Evolution 5W40 SXR mas não tinha. Perguntei na loja e disseram para levar o Excellium 5W40 NF. Fiquei um pouco intrigado quando vi que este óleo estava preparado para os carros "alemães" (Mercedes, BMW, audi...). Já o comprei, a minha dúvida é. Devo meter o Excellium NF ou não. Agradecia ajuda de quem "percebe" pelo menos mais do que eu.
Já li muita coisa por aqui mas a dúvida continua...
Obrigado,

O meu carro é Grand Scenic 1.5 dci 105cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #746 em: 21 de Dezembro de 2014, 21:54 pm »
É preferível usar os óleos que respeitem  a norma R700/710/720 consoante seja gasolina ou diesel.
Pois são óleos que tem a aprovação da marca, não quer dizer que os que não tenham essa norma, não sejam bons para utilizar no carro.
Se tiveres a possibilidade de trocar esse óleo por um que respeite a norma, melhor.

Offline RcrdPrnt

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Arazede
« Responder #747 em: 21 de Dezembro de 2014, 23:24 pm »
Boa Noite,

Tenho um clio comercial de 2002 de 65cv, neste momento conta com 320 mil km, o óleo que costumo  utilizar é o 5w40 da elf como recomenda a marca, já a uns 100 mil que utilizo este oleo, pois dante colocava um 10w40 de marca branca.

A minha questão é a seguinte, á uns tempos para cá,  ele tem consumido oleo, não é muito, tipo na muda ponho cerca de 4.7lts e dp passado uns 7/8mil volto a colocar os restantes 0.3 lts de oleo, pois baixa de nivel.

E agora tenho sentido quando paro o carro e saiu dele um certo cheiro a oleo.

Será que convinha mudar para um oleo mais "grosso" voltar ao 10w40, se sim qual aconselham??

Obrigado

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #748 em: 22 de Dezembro de 2014, 09:11 am »
Boas
Hoje queria fazer a substituição do óleo do meu carro, queria comprar o Evolution 5W40 SXR mas não tinha. Perguntei na loja e disseram para levar o Excellium 5W40 NF. Fiquei um pouco intrigado quando vi que este óleo estava preparado para os carros "alemães" (Mercedes, BMW, audi...). Já o comprei, a minha dúvida é. Devo meter o Excellium NF ou não. Agradecia ajuda de quem "percebe" pelo menos mais do que eu.
Já li muita coisa por aqui mas a dúvida continua...
Obrigado,

O meu carro é Grand Scenic 1.5 dci 105cv
As diferenças podem ser pequenas, mas tem a ver com o teor de cinzas sulfatadas que um óleo para os carros alemães necessita de ter. Pode não te fazer nada, mas se poderes trocar por um que cumpra as normas e viscosidade recomendada troca.

Abraços!

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #749 em: 22 de Dezembro de 2014, 09:16 am »
Boa Noite,

Tenho um clio comercial de 2002 de 65cv, neste momento conta com 320 mil km, o óleo que costumo  utilizar é o 5w40 da elf como recomenda a marca, já a uns 100 mil que utilizo este oleo, pois dante colocava um 10w40 de marca branca.

A minha questão é a seguinte, á uns tempos para cá,  ele tem consumido oleo, não é muito, tipo na muda ponho cerca de 4.7lts e dp passado uns 7/8mil volto a colocar os restantes 0.3 lts de oleo, pois baixa de nivel.

E agora tenho sentido quando paro o carro e saiu dele um certo cheiro a oleo.

Será que convinha mudar para um oleo mais "grosso" voltar ao 10w40, se sim qual aconselham??

Obrigado
Na minha modesta opinião acho que não. Pode ser algum "buraco" que tenhas e te esteja a consumir um pouco de óleo (também pode ser devido ao tipo de condução, por ex. sempre a "puxar" em auto estrada). 

Abraços!