(...)Mas fica então a dúvida... a ausência do servofreio não deveria tornar o pedal muito mais pesado?(...)
Eu não queria ser chata, de todo, e agradeço a paciência. Contudo, se o servofreio tem como objectivo multiplicar a força do travão, e se o vácuo desaparece devido a uma fuga, eu compreendo em que ponto é que isso justifica o bufar, mas não compreendo como é que o travão vai cada vez mais ao fundo. Por isto: se eu tirar o servofreio do carro, o pedal deixa de ter a assistência devida e fica duro. Em vez de ser o meu pé mais o servofreio a fazer pressão, passa a ser só o meu pé. Ora se é isto que acontece na ausência do servofreio, em que medida é que esta avaria pode provocar o sintoma que já referi, do travão ir mais ao fundo? Compreendo, evidentemente, que devo ter aqui algum erro de raciocínio. Não obstante a ajuda (e claro que vou tentar testar com outro servofreio), eu adorava ficar a perceber as razões pelas quais um servofreio avariado se pode comportar de maneira inversa à sua ausência.