Autor Tópico: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL  (Lida 12142 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #15 em: 21 de Novembro de 2013, 12:05 pm »
(...)
Mas fica então a dúvida... a ausência do servofreio não deveria tornar o pedal muito mais pesado?
(...)

Em relação à duvida, é assim, se a fuga não for muito grande, o vácuo gerado ainda é suficiente para ajudar na travagem, mas com o tempo e no caso de ser necessário fazer varias travagens seguidas, deixa de conseguir fazer a força necessária. Por isso é que é conveniente o quanto antes, fazer a substituição do mesmo ;)

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #16 em: 21 de Novembro de 2013, 12:15 pm »
Eu não queria ser chata, de todo, e agradeço a paciência. Contudo, se o servofreio tem como objectivo multiplicar a força do travão, e se o vácuo desaparece devido a uma fuga, eu compreendo em que ponto é que isso justifica o bufar, mas não compreendo como é que o travão vai cada vez mais ao fundo. Por isto: se eu tirar o servofreio do carro, o pedal deixa de ter a assistência devida e fica duro. Em vez de ser o meu pé mais o servofreio a fazer pressão, passa a ser só o meu pé.
Ora se é isto que acontece na ausência do servofreio, em que medida é que esta avaria pode provocar o sintoma que já referi, do travão ir mais ao fundo?

Compreendo, evidentemente, que devo ter aqui algum erro de raciocínio. Não obstante a ajuda (e claro que vou tentar testar com outro servofreio), eu adorava ficar a perceber as razões pelas quais um servofreio avariado se pode comportar de maneira inversa à sua ausência.

 :embarrassed:
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #17 em: 21 de Novembro de 2013, 12:16 pm »
Desculpem! não era "multiplicar a força do travão" era multiplicar a força do pedal. Eu não sei editar posts publicados...  :shocked:
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #18 em: 21 de Novembro de 2013, 13:14 pm »
Oh Mestre Dias, só agora vi o tópico pah... :P

Eva, dado esse bufar eu apostava mais numa bomba central de travões nas couves ou ar no circuito. Ao travares sentes o pedal esponjoso e vai muito ao fundo, sem ainda assim resultar numa travagem potente?

A ser circuito de travagem mal purgado, pode ser derivado de fugas algures, como por exemplo num dos tubos flexiveis com defeito.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Xmarine

  • Visitante
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #19 em: 21 de Novembro de 2013, 13:29 pm »
Eu não queria ser chata, de todo, e agradeço a paciência. Contudo, se o servofreio tem como objectivo multiplicar a força do travão, e se o vácuo desaparece devido a uma fuga, eu compreendo em que ponto é que isso justifica o bufar, mas não compreendo como é que o travão vai cada vez mais ao fundo. Por isto: se eu tirar o servofreio do carro, o pedal deixa de ter a assistência devida e fica duro. Em vez de ser o meu pé mais o servofreio a fazer pressão, passa a ser só o meu pé.
Ora se é isto que acontece na ausência do servofreio, em que medida é que esta avaria pode provocar o sintoma que já referi, do travão ir mais ao fundo?

Compreendo, evidentemente, que devo ter aqui algum erro de raciocínio. Não obstante a ajuda (e claro que vou tentar testar com outro servofreio), eu adorava ficar a perceber as razões pelas quais um servofreio avariado se pode comportar de maneira inversa à sua ausência.

 :embarrassed:

Estás correcta. Há mais um problema quase de certeza. Deves verificar o nível do líquido de travões pois é possível que haja uma fuga do dito.

Os pontos mais comuns de fugas são:
- Bombitos dos travões traseiros. Aqui se for uma fuga pequena não se vê no exterior, apenas desmontando o tambor. Em 90% dos casos que encontro, quando aparece a fuga, o líquido vai para cima dos calços traseiros e torna obrigatório substituír todo o kit. Deve-se verificar se o diâmetro interior do tambor está abaixo do máximo admissível. Caso contrário, também terão de ser substituídos.

-Tubos fléxiveis de travão, tanto a frente como atrás. A fuga, caso exista, é bastante visível.

-Bomba central. Esta, quando tem fuga, o líquido passa para o interior do servo-freio, originando a sua avaria pois corroí as borrachas e componentes interiores do servo-freio.


Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #20 em: 21 de Novembro de 2013, 13:31 pm »
Não gosto nada dessa possibilidade da bomba central de travões. Cheira-me a 150€ a sair-me do bolso.
Mas gosto da possibilidade do ar no circuito, mesmo que isso implique andar à procura de uma fuga... Tubos flexíveis já é mais do meu agrado...  :wink:

Eu não sinto o pedal esponjoso. Travagem potente é coisa que o Jerónimo nunca teve... mas entendo. Sim, tem uma travagem reduzida, quase já no fundo do pedal. Como disse no início, com o carro desligado, ao carregar repetidamente no pedal, ele vai oferecendo mais resistência mas não fica tão duro como devia.

Honestamente, no caso de tubagens com ar, não vejo outra opção senão fugas (ao invés do sistema mal purgado). O óleo foi mudado e purgado há km suficientes para ele ter dado problemas entretanto. Mas, na verdade, não percebo do assunto o suficiente para questionar.

No entanto, mantenho a esperança, porque o carro já teve vários problemas de tubos, borrachas e afins. Como ele tem avariado sempre por aí, pode ser que desta vez a paulada não seja grande.

Alguém diria que pode ser o compensador das rodas de trás? Será uma possibilidade a verificar?

"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #21 em: 21 de Novembro de 2013, 13:36 pm »
Bomba central por 150€? Vais à Renault para comprar isso? Eu oriento uma bomba nova dessas até 50€ se quiser, pelo Ebay.

Compensador só pelo facto de uma possivel fuga pelo mesmo, senão não vale a pena equacionar sequer.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #22 em: 21 de Novembro de 2013, 13:37 pm »
Como é que é? Será que percebi bem e levo já uma paulada de 300 euros com uma bomba e servofreio novo? Eu ainda não fui ver o nível do óleo, porque honestamente andei de transportes públicos hoje (porque será?) e quando voltei não tinha as chaves do carro comigo. Mas ele não pinga óleo, isso eu espreitei para debaixo do carro.

Portanto, na melhor das hipóteses, vai um kit inteiro atrás e na pior das hipóteses em vez de me livrar de substituir o servofreio, ainda levo é com a bomba também...  :cry:

Ok, então...  :angry:
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Xmarine

  • Visitante
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #23 em: 21 de Novembro de 2013, 13:40 pm »
Uma bomba central nova até deve ficar por menos de 50€. Mas o servo-freio não está bom. Deve ser trocado. Esse sim, custa bem mais caro.... novo, claro.

Podes ter uma ideia dos preços nos sites do MisterAuto.pt ou Oscaro.es

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #24 em: 21 de Novembro de 2013, 13:41 pm »
Eu vi preços na net, e assustei-me logo, porque faziam a distinção entre preço para veículos de volante à esquerda ou direita.  E os valores que vi para o volante europeu foi assim para o carote. Vi a 60 euros, para britânicos. Mas não procurei muito, foi só para ter uma ideia. Mas fico muito feliz que haja possibilidades mais baratas!   :smiley: Vou verificar esses sites, obrigada.
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #25 em: 21 de Novembro de 2013, 13:51 pm »
Servofreio como disse, não ia por ai, salvo no caso da bomba central ter pifado ao ponto de ter contaminado o servo com o liquido de travões, e mesmo assim, com jeito, dá para resolver essa situação se não andar assim há muito tempo.

O servofreio para R9/11 já não se faz aos anos, e novos são rarissimos de se encontrar, e por isso os que se podem encontrar novos, são de antigos stocks. Em Espanha sei de um particular que tem um novo por 180€ mais portes.

Usados, tanto podes encontrar a 50, como a 100€. Eu já safei um servo (que era do meu ex TSE) a user daqui que tem um 11 TSE ph1 de 83 (tem um projecto aberto no forum), mas ele sim, tinha problemas no servo. O do meu GTS quando pifar, vou-me ver grego.  :|
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #26 em: 21 de Novembro de 2013, 14:03 pm »
O carro andou assim uns 5/6 km. E hoje, terá que fazer mais 3km, caso contrário não tenho como pô-lo no elevador. Espero honestamente que tenhas razão e dê para resolver.

Como é que é possível não se fabricarem servofreios para este veículo maravilhoso?  :shocked: Só a mim.

Não haverá algum servofreio de outro modelo que sirva para o R11? A pergunta deve ser parva, mas sou uma pessoa minuciosa  :embarrassed:

Usados, é aquela coisa. Tanto pode ser bom como estar nas últimas, ou pior que o meu.

Quanto à bomba, acabei de ver no Mister Auto, e lá está, foi aqui que eu vi aquela coisa da distinção entre volante à esquerda e à direita.

Volante à direita: 58€ Volante à esquerda: 107€

É o dobro e vai de encontro ao que eu pensei, passa dos 100€. (os 150 é o exagero admitido a uma mulher  :angel: )
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 16:40 pm por rodinhas »
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #27 em: 21 de Novembro de 2013, 14:13 pm »
É verdade, não há... Os R9/11 têm um servofreio especifico. Num entanto dá para colocar de outro carro, por adaptação nas furações da antepara "corta fogos" onde o mesmo aperta, mas o melhor é ir por ai.

Quanto à bomba, confirma lá se é da mesma, que se for, eu procuro aqui pela net, e passo-te um link de uma a menos de 50€. ;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #28 em: 21 de Novembro de 2013, 14:19 pm »
Eu para confirmar tenho que a tirar fora e ver a peça. Arranjo sempre maneira de confundir peças ao vê-las nos sites.

A ver se é hoje, ou amanhã. Aposto mais para amanhã. Mal saiba, aviso. Pode ser que ao desmontar consiga descartar essa avaria (esperança é a última a morrer, como o R11).

Mas agradeço o favor, então, se for mesmo da bomba. :) Eu mal saiba ponho aqui a informação.
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #29 em: 22 de Novembro de 2013, 00:03 am »
Boas novamente  :smiley:

Não vai ser necessário o servofreio e a bomba. Afinal, são os bombites.

Contudo, como sou prevenida, tentei encontrar as peças, para o caso de precisar delas, e há neste momento 3 servofreios à venda, para R11.  Não foi muito difícil de encontrar, mas também pode ter sido sorte de principiante.  :smiley:

Obrigada a todos pela ajuda. Amanhã já vou tratar da substituição das peças e deixo cá ficar fotos  :grin:
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."