Autor Tópico: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL  (Lida 12143 vezes)

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« em: 21 de Novembro de 2013, 00:33 am »
Boa noite,

Não sei se estou a colocar a questão no local certo, mas de qualquer forma, como sou nova cá no sítio, peço que os admins "recoloquem" o tópico se não for apropriado.  :embarrassed:

O meu querido Jerónimo é um rapaz um bocadinho sentimental de 28 anos, que por vezes me deixa ficar mal. Foi uma herança e ainda não tive meios para o restaurar apropriadamente, mas facto é que não gosto de conduzir outros carros e não quero mudar de viatura.

Ora, desta feita, deu-lhe para me bufar.  :angry: O moço bufa pelos travões quando carrego no pedal (só bufou hoje). Claro que o travão não está a funcionar totalmente apesar de travar (a uns 40%). O óleo de travões assim como os calços foram trocados não vai há 3 mil km e na altura todo o sistema funcionava correctamente.

Não tenho luz onde estacionei o carro, pelo que não pude verificar o nível do fluido de travões. No entanto, o teste que fiz foi desligar o carro e carregar repetidamente no pedal a ver se ficava duro. Endurece, mas não totalmente e continua a bufar (quando o pedal vai abaixo, não quando o largo). Ora, ocorre-me, na minha ignorância que por algum motivo o animal não cria vácuo suficiente. Agora, seria fantástico que alguém me dissesse "Não, rapariga, não é a bomba central dos travões".  :grin: Pode ser no servofreio? Bombitos? Tubos? (alguém que me diga que é tubos, para eu ficar feliz!)

Só mais uma observação: é o único sintoma que o Jerónimo apresenta. De resto, está tudo a funcionar tão bem como seria de esperar de um jovem de 28 anos.

Alguma ideia?

Obrigada!
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2013, 01:06 am »
pelo que dizes parece-me ser o servofreio que está com alguma fuga.

Só faz quando pressionas o pedal, correcto?

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2013, 01:28 am »
Precisamente. Só faz quando carrego no pedal. Achas que será daquele tubito do servofreio? poderá só ter saltado, ou é mais provavel a fuga, como dizes? Se for do tubo, fuga ou não era mesmo um mal menor  :grin:
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2013, 01:31 am »
E já agora, muito obrigada pela resposta!
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2013, 08:23 am »
A mim parece-me que foi a membrana do servofreio que se foi, 28 anos já pesam... A solução será a troca do mesmo.
Se fosse o tubo do vácuo solto, tinhas a aceleração do motor toda marada  ;)

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2013, 08:40 am »
Aconselho  a substituir o servofreio, pois ou a membrana rebentou ou a própria caixa de metal com a idade acabou por cedernas soldaduras e perde vácuo.

Pelos sintomas descritos é na certa o servofreio. :)

Boa sorte com a reparação e parabéns pela máquina de 28 aninhos. :)

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #6 em: 21 de Novembro de 2013, 09:35 am »
è tratar bem esta menina se fizerem o favor, senão depois quem a ouve sou eu.... e ja agora o mestre dos classicos MRC onde anda para dar o seu palpite, dado que ele é especializado nestes classicos....

Em relação á avaria, apesar de ser credivel poder ser do servofreio, atirava para os travões traseiros....

Vamos la ver o que sai dali
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 09:49 am por energyprivilege »
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #7 em: 21 de Novembro de 2013, 09:37 am »
engraxador... :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #8 em: 21 de Novembro de 2013, 09:41 am »
Aqui tratamos todos por igual = Bem :)

Se bem que aldam por aí alguns fulanos com carros de outras marcas que por vezes dá mesmo vontade ..... :laugh:

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #9 em: 21 de Novembro de 2013, 09:50 am »
Essa malta quem tem carros de outras marcas devia ser atropelada.....

vamos la, mais palpites para ver se damos depressa com a avaria e com a reparação....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2013, 10:54 am »
Palpites??

Já disse o que era . :laugh:

Melhor é aquele tubo que fica mais acima do coiso preto que está lá dentro da tampa da frente que se abre chamado capot :laugh:

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #11 em: 21 de Novembro de 2013, 11:22 am »
Bom, meus caros, antes de mais, muito obrigada por tudo e por serem tão simpáticos :)

Eu não associei ao servofreio pifado porque na minha mente, ausência de servofreio devia, pela ausência de vácuo, tornar o travão pesado, ou seja, deixar de multiplicar a força do pedal. Faz sentido que seja o servofreio depois das explicações, por estar a puxar ar por uma fuga quando tenta fazer vácuo...

Quanto à possibilidade dos travões traseiros, queria tanto tanto acreditar que fosse isso! Andei eu à chuva a trocar o radiador, para agora ter que estourar uma pipa de massa num servofreio...  :cry: Já para não falar de não ter elevador... Este meu Jerónimo deve andar a ver se se livra de mim.

Quanto ao tratamento, Sr Admin, muito obrigada pela atenção e pela experiência que tenho, toda a gente gosta do charme do clássico, que cobre largamente o mau feitio da dona.  :grin: Sabem como é... nem todas as mulheres são um perigo quando se chegam aos carros  :tongue:

Caçoilauto, essa piada era privada, ou sou eu que estou com falta de percebas?  :grin: O meu carro, btw, não tem coisos pretos.  :cool: Mas tem dessas tampas... chamadas capots. Que, no meu caso, é motivo de risota sempre que levo o menino a algum mecânico que cisma em o abrir pela frente... Adoro!  :evil:

Bom, em suma, agradeço, mais uma vez todas as opiniões, e mais algumas que possam surgir, porque sou eu que faço a manutenção e substituição das pelas e apesar da mecânica do R11 ser simples, não sou propriamente entendida na matéria.

Mas fica então a dúvida... a ausência do servofreio não deveria tornar o pedal muito mais pesado?

 0:))
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #12 em: 21 de Novembro de 2013, 11:43 am »
Fui descoberta pelo energyprivilege... que acha que é tudo para substituir! Ora diz lá.... "Oh menina, isto está numas condições que... é substituir isto tudo!"  :grin:
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #13 em: 21 de Novembro de 2013, 11:49 am »
Palpites??

Já disse o que era . :laugh:

Melhor é aquele tubo que fica mais acima do coiso preto que está lá dentro da tampa da frente que se abre chamado capot :laugh:

Qua ganda palpite,  ate parece que te estou a ver de mini na mão a mandar esse bitaite.......

Oh Eva ísso para ficar mesmo no top era ja tudo pa trocar.....

tou é admirado que é quase 12h e o tipo das teias aqui nao veio ca mandar a sua opinião, ja deve tar a sacar o motor fora para lhe fazer o transplante.....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline evamonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Águas Santas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : Renault 11 GTL 1.4 Phase 1 (1985)
Re: Sistema de Travagem do Renault 11 GTL
« Responder #14 em: 21 de Novembro de 2013, 11:53 am »
E já agora trocava de carro, não era? E tatuava outras chaves para fazer conjunto  :tongue:

Nã, nã, não te preocupes que ainda te vai calhar a broa de desmontar aquela porra... Isso, ou a certificação que a gente já sabe de técnico de limpeza de oficina, que é coisa para calhar à xora delegada. XD
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 12:02 pm por rodinhas »
"Nunca confies num mecânico que conduza um carro novo. Das duas uma, ou te está a cobrar além da conta ou não consegue manter um carro antigo a funcionar. Talvez ambos."