Boas,
Estava eu prontinho para sair de casa, entro no meu megas 1.4 break de 1999, ponho a chave na ignição, rodo-a e... pimba... luzinha do imobilizador a piscar constantemente...
Pensei que o melhor era experimentar a chave suplente... Nada, a mesma coisa... Não dava...
Volto a casa, venho aqui procurar tópicos sobre o assunto e desde a pilha da chave ao anel receptor do imobilizador, havia de tudo...
Videos na net de "by-pass" ao imobilizador utilizando uma peça que se compra na net e se põe na ficha onde se liga a clip, códigos de 8 digitos do imobilizador e mézinhas de contar as piscadelas da luz do imobilizador e carregar no botão das portas, etc, etc, etc...
Falo com um colega mecânico que se deslocou à minha viatura, ligou-a ao pc e detecta problemas no imobilizador... Poderia ser o anel, pensámos nós...
Ele telefona para um amigo dele que é mecânico da Renault e só ligando à clip é que se solucionava o problema.
Tive que chamar o reboque para a Vesauto (Renault na Venda Seca, Belas), ligaram o carro à clip e tive que reprogramar as chaves.
Paguei 39.85€ pelo trabalho na Renault.
E explicaram-me o que aconteceu e por isso eu escrever aqui o que me aconteceu que pode acontecer a qualquer um.
Foi-me explicado que cada vez que carregamos no botão da chave o imobilizador gera um novo código para a chave mas essa generação de códigos não é infinita. Portanto vai chegar a um dia em que o imobilizador não reconhece a chave. Foi o que me aconteceu, tive que fazer um reset aos códigos e recomeçar outra vez.
Mas tive sorte porque o meu imobilizador é de 2ª geração e permitiu o reset porque segundo me explicaram lá na Renault os imobilizadores de 1ª geração nem todos aceitam este reset.
E aà o preço seria à volta dos 300€ de arranjo.
Espero que seja util este post porque a solução até foi barata e evitei andar a experimentar outras soluções que não eram viáveis.
saudações