Autor Tópico: Problemas na cx automática megane 2  (Lida 15327 vezes)

Offline Pedrob

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #15 em: 03 de Julho de 2014, 21:37 pm »
Rodinhas....ouviste dizer? pois mas com base em "ouvir dizer" acho que não é correcto mandar pro ar uma teoria que pode induzir em erro alguem
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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #16 em: 03 de Julho de 2014, 22:00 pm »
Há caixas de velocidades que tem embraiagem sim senhor, funcionam de maneira diferente que o disco normal de embraiagem mas fazem o mesmo propósito.
Se este sistema com "embraiagem" é utilizado nas caixas da renault, não sei.
Quando andei na escola e quando se falou em sistemas automáticos, falou-se em caixas automáticas e essas tinham um sistema de embraiagem, se não me engano era robotizado ou semi-robotizado e também com sistemas hidraulicos, julguei que o mesmo principio se aplicasse também.

As caixas automáticas, como já foi dito anteriormente tem sistemas electrónicos, mecânicos e hidráulicos, que fazem o mesmo efeito que a embraiagem normal, e quando disse:
Eu sempre ouvi dizer que as caixas automáticas também tem embraiagem (na giria), neste caso o sistema que faz o mesmo efeito que a embraiagem convencional ;) .
refiro-me ao equipamento que faz esse efeito.

Xmarine

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #17 em: 03 de Julho de 2014, 22:48 pm »
Rodinhas.

Imagina 2 ventoinhas que usas em tua casa para te refrescar. Metes uma ligada de frente para a outra desligada. O que vai acontecer à que está desligada?
Ao fim de uns segundos começa a rodar também devido à deslocação do ar.

Agora imagina essas 2 ventoinhas dentro de um reservatório de óleo à pressão. Isso é (esquematizando) um conversor de binário



Todas as caixas de velocidades automáticas convencionais, desde que apareceram por volta dos anos 70 do seculo 20 que usam isto.

A única coisa que tem em comum com um sistema de embraiagem é o facto de também servir para transmitir a força do motor para a caixa de velocidades. Mas o funcionamento é completamente diferente.

Isto é um sistema de embraiagem normal de disco que faz pressão sobre o volante através da prensa:



As caixas DSG e EDC, tal como disseram e bem usam um sistema com duas embraiagens convencionais. Uma embraiagem para as mudanças pares e outra para as ímpares. Quando se engrena a primeira, a segunda velocidade é engrenada em simultâneo e a troca da primeira para a segunda mudança é feita pelo levantar da primeira embraiagem e atracagem da segunda embraiagem.
Daí essas serem consideravelmente mais rápidas que as caixas auto convencionais.
São muito parecidas a caixas manuais, no entanto são comandadas por "robot's" electroválvulas e comandos hidraulicos por centralina ao invés de um pedal e um selector manual.

Não tenho conhecimentos quanto a manutenção de caixas de velocidades automáticas convencionais ou às EDC, uma vez que nunca mexi em nenhuma dessas. As DSG têm preconizado a substituição do lubrificante, salvo erro de 60 em 60 mil km. E têm ferramentas e procedimentos específicos para retirar, colocar e ver o nível de óleo.

Xmarine

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2014, 23:16 pm »
Da mesma forma que a embraiagem convencional se gasta e patina, o mesmo acontece com o sistema das caixas auto, ou não, xmarine?  :laugh:

Não. 'porque o conversor de binário não tem peças em fricção como numa embraiagem! Simples....

E não não patina porque não tem onde patinar...:laugh:

Offline Sls a GPL

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #19 em: 05 de Julho de 2014, 01:54 am »
Mas avariam ;) dando sintomas semelhantes ao patinar da embraiagem, por exemplo o acelerar demasiado do motor, e o não responder da caixa de velocidades (sintoma semelhante ao patinar da embraiagem), vibrações anormais, andar bem em velocidades altas, e nas baixas não funcionar bem, tal como o contrario.
Alguns conversores de binario ( ou torque) é possível substituir o óleo, outros não, uns dão para abrir e outros são blindados, dependendo da marca.
Este óleo também perde características com o uso e o aquecimento.

Quando dizes que o conversor de binário não é uma peça de desgaste , queres dizer o que? Que não há peça para substituir, sem ser trocar a caixa completa?

Alem disso o conversor de binário pode ser reparado, e há quem o faça, em Portugal, não sei, mas noutros países há empresas que o fazem.

Depois não vejo qual é o mal de uma pessoa que não faça o mínima ideia de como funciona um carro chame de embraiagem,  a um componente que faz o mesmo efeito, e que quando avaria tem alguns sintomas idênticos ao de uma embraiagem normal.



Xmarine

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #20 em: 06 de Julho de 2014, 15:22 pm »
Oh Rodinhas.... Já ordenhaste os cavalos hoje lá na tua quinta?

Offline MRC

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #21 em: 06 de Julho de 2014, 17:04 pm »
lol

Rodinhas a malta sabe que és um gajo que gosta de ajudar. Mas guarda a ajuda, para quando, pelo menos, saibas para ti.

Nas caixas automáticas (as convencionais, que como já foi dito, as outras são semi-auto), quando há deficiencia no seu funcionamento, o que se faz antes de mais, é a troca do óleo e filtro da mesma. Se não resolver, mais vale pensar em largar uns bons €€€, porque os danos são muito dispendiosos. E é por isto que nas auto (e semi), é preconizado um intervalo de muda de óleo e filtro ao contrário das manuais em que em nada são comuns.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?