Autor Tópico: Ajuda compressor AC  (Lida 11554 vezes)

Offline paulocarvalho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Drogenbos
Ajuda compressor AC
« em: 19 de Maio de 2014, 13:18 pm »
Boas a todos!Tenho uma renault laguna previlege de 01/2007 que  comprei na Belgica em novembro do ano passado e em dezembro fui de ferias de natal e passei a fronteira de franca para espanha e para ai uns 100kms mais a frente embarracou o compressor do ar condicionado a poly ficou encandescente.
Depois foi correia que partiu e claro rebocada para a renault em mondragon porque todas tavam de ferias etc, nem a carrinha ligava porque detectava avaria e electronica nao deixa...
Queriam 700€ so do compressor mais iva, o que me valeu foi que levava tambem o meu carro portugues, fui para Portugal e andei mais 3 vezes la em espanha para resolver a situacao, conclusao arranjei um em 2mao na sucata garantia de um ano e levei-o la para o colocarem mas torceram um pouco o nariz, mas, la o meteram que remedio...
Carregaram-no tambem e pronto veio para Portugal 3 dias depois vim nela outra vez para a Belgica. Mas agora ele nao fonciona mas as duas polys estao soltas e creio que o problema e mesmo o compressor porque quando o ligo ele nao altera a rotaçao do carro e todos os outros carros que ja tive (peugeot 106 gti, subaru sti prodrive, chevrolet aveo que ainda tenho e esta para venda) subia sempre a rotaçao.
Qual sera o problema, sera grave?
Porque as ferias se aproximam e esta mt calor e queria fazer a viagem descansado...
Obrigado pela atencao,
Abraco Paulo Carvalho

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ajuda compressor AC
« Responder #1 em: 19 de Maio de 2014, 13:22 pm »
Esse sintoma é da embraiagem eléctrica do AC, que não está a atracar.
Para já verifica se não tens nenhum fusível queimado.

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2014, 13:23 pm »
No meu laguna não aumenta a rotação, nota-se mais quando se desliga o compressor... tens de ver se ele acciona e se o ventilador do radiador liga... caso ele não ligue pode ser falta de pressão do gás ou pressão a mais... ou algo na polia electromagnética...

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 19 de Maio de 2014, 16:41 pm »
O ac foi carregado?

Sent from my clio INITIALE using heated seats

Offline paulocarvalho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2014, 12:46 pm »
No meu laguna não aumenta a rotação, nota-se mais quando se desliga o compressor... tens de ver se ele acciona e se o ventilador do radiador liga... caso ele não ligue pode ser falta de pressão do gás ou pressão a mais... ou algo na polia electromagnética...

Yah, a ventoinha nao liga mas, acende a luzinha do ac...
Mas a madame levou a carrinha para o trabalho logo ou amanha vou ver se consigo espreitar e ver se a polia atraca, se ela na atracar é grave nao?
Obrigado.

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #5 em: 20 de Maio de 2014, 13:03 pm »
Esquece a luzinha... pois o meu quando o comprei andava descarregado e ela acendia na mesma no o compressor não ligava nem a ventoinha... pode ser falta de gás, problema na polia do compressor, ou até pode ser relés... presostato...

Offline steel_man85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Megane II 1.5DCI 106CV
« Responder #6 em: 20 de Maio de 2014, 17:53 pm »
O acender a luz no painel nãp quer dizer nada, após ligares o AC repara se a embraiagem do compressor atraca, ouve-se um estálo e as RPM do motor aumentam(coisa pouca). Se não atracar o mais simples é: desencaixar a ficha que vai ao compressor e com o multimetro medes se chega os 12V quando ligas o AC, se não chegar nada só pode ser do relé ou fusivel, se chegar alimentação e a poli não atracar é porque o circuito não tem gás.são as duas avarias mais recorrentes no AC Auto.
A informação deve ser partilhada e não vendida!

Offline paulocarvalho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 21 de Maio de 2014, 12:27 pm »
Obrigado pelas dicas e a todos os outros tambem pela ajuda.
Assim que tiver tempo vou averiguar o problema aqui em casa.
Agora é arranjar isso e aguardar que as ferias cheguem para voltar ao nosso Portugal.
Abraco

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 10 de Setembro de 2014, 19:26 pm »
Vim deseterrar este topico pois tb tenho problema com AC... não faz frio e o compressor faz ruido quando AC esta ligado... falaram em rolamento ... em poli... Teria que substituir compressor basicamente.

Comprei um compressor em segunda mão que já tenho na minha posse e tem o numero 7700103536 e vai ser aplicado numa Laguna KG0G06 1.9 dci de 2002 88kw 120 cv motor F9Q 750.

Minha questão é seguinte... Vou vazar circuito (pois mesmo tem carga), vou substituir compressor.

Pretendo meter O-Rings novas nos tubos do AC que vão ligar ao compressor.... O-rings e tb vedantes se for o caso.

Alguem me pode dizer se existe um KIT especifico ou se são O-rings de medidas comuns?

Se for especifico qual numero para poder comprar?

Qualquer outra indicacao ou cuidado a ter para substituição do compressor agradeço.

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #9 em: 10 de Setembro de 2014, 20:17 pm »
Verifiquei também que este tubo está frio... Vejo que o carro faz frio, mas porque razão não me arrefece o habitaculo?

Alguem pode dar umas dicas de como despitar problema?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #10 em: 10 de Setembro de 2014, 21:47 pm »
Mas vais fazer isso em casa? É preciso equipamento próprio, para retirar gás e o óleo do circuito, e voltar a carregar o mesmo.

Xmarine

• Visitante
« Responder #11 em: 10 de Setembro de 2014, 23:27 pm »
Se o tubo está frio e não arrefece o interior.... não é um bocadinho óbvio que a avaria está no misturador de ar ou no sistema que comanda ou nalgum sensor?

Diagnóstico  com a Clip ;)

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2014, 21:30 pm »
Boas... só agora vi resposta pois notificacao não estava activa! Tinha ideia que ao responder um tópico seriamos automaticamente notificados das respostas... enfim lapso meu!

Misturador é o mesmo que unidade distribuidora? Dentro do tablier? Se for dessa unidade e caso esteja bloqueada ou com mau funcionamento a CLIP acusa?

O que já notei é que no modo ventilação, quando selecciono o ar para a posição do parabrisas (todo o ar para o vidro) acho que sai pouco ar... e parece-me que algum ar é "forçado" a sair pelos ventiladores (perto do volante e da consola central)

Será já sintoma de algo??? É que ter que desmontar o tablier ... :(

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2014, 21:34 pm »
afinal estava cá a resposta .....
afinal colocar a mesma coisa em 6 ou 7 locais diferentes não é sinonimo de organização ....
afinal o conteudo fica todo disperso ....
afinal o espirito de ajuda não é assim tão mau ....
afinal a resposta está colocada a 4 dias , mas só ao fim de 4 dias de avisos e muitos é que apeteceu procurar , foi mais facil atacar tudo e todos primeiro ....

e afinal a humildade até ficava bem agora ..... digo eu ....

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #14 em: 14 de Setembro de 2014, 21:44 pm »
 :embarrassed: Caro Artur dou mão à palmatória, mas como referi por alguma razão nao tinha notificacoes activas. Já fui ás opcoes do meu perfil corrigir situação! Lamento a confusao. :azn: