Autor Tópico: Motor k9k 266 (do Suzuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704  (Lida 17656 vezes)

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
« Responder #15 em: 04 de Junho de 2014, 12:45 pm »
Já estive a falar com eles. Aparentemente é o que vão fazer agora à tarde.
Vão meter os códigos dos injectores na centralina, pareceu-me que também iam re-escrever o mapa da injecção e ligar à clip com o carro em funcionamento. Se tudo correr bem, dado que isto de ter um motor k9k266 no Clio parece ser uma novidade, tentarei deixar aqui o relato do funcionamento do mesmo, uma espécie de diário de bordo.
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 13:31 pm por rodinhas »

Offline bluejimny

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Suzuki Jimny 1.5ddis (Dci65)
« Responder #16 em: 04 de Junho de 2014, 16:20 pm »
cheira-me que isso ainda pode dar mais um ou outro problema.
ha tempos andei a ver o que seria necessario para transformar o 65cv do meu no de 85 cv...
bem...para alem da repro..iria precisar de um intercooler, isto para ficar com 80cv. os 85cv...ja envolve injectores com outra referencia. nao sei se os do de 65cv dao para usar, mas enfim...
depois, o turbo funciona a uma pressao ligeiramente diferente, 1.0bar no de 65cv, 1.1bar no de 85cv...mas o turbo apesar de ter uma referencia ligeiramente diferente, é basicamente o mesmo turbo.
mais potencia do que isto, os 100cv ou 105cv para cima, igual ao de fabrica, tem de mudar os pistons, porque a bomba injectora funciona a uma pressao mais elevada e corre o risco de danificar os pistons do de 65/80/85cv, pelo que ou recorres a um sapateiro que brinca com a electronica, ou ja sai caro demais.
na etapa em que estas, podes ter de por um intercooler se nao tiver vindo com esse motor, uma repro á centralina, provavelmente uma codificaçao dos injectores ou outros injectores
isto vindo de um leigo, pode vir alguem corrigir-me

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #17 em: 04 de Junho de 2014, 16:26 pm »
Se for como no Clio, os turbos são diferentes. São os dois kp35 mas o do 65 tem algo mais estreito (não sei se o bocal da parte quente e/ou fria). Os pistons devem aguentar. Há por aí Clios com mais que essa cavalagem.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #18 em: 04 de Junho de 2014, 19:15 pm »
cheira-me que isso ainda pode dar mais um ou outro problema.
ha tempos andei a ver o que seria necessario para transformar o 65cv do meu no de 85 cv...
bem...para alem da repro..iria precisar de um intercooler, isto para ficar com 80cv. os 85cv...ja envolve injectores com outra referencia. nao sei se os do de 65cv dao para usar, mas enfim...
depois, o turbo funciona a uma pressao ligeiramente diferente, 1.0bar no de 65cv, 1.1bar no de 85cv...mas o turbo apesar de ter uma referencia ligeiramente diferente, é basicamente o mesmo turbo.
mais potencia do que isto, os 100cv ou 105cv para cima, igual ao de fabrica, tem de mudar os pistons, porque a bomba injectora funciona a uma pressao mais elevada e corre o risco de danificar os pistons do de 65/80/85cv, pelo que ou recorres a um sapateiro que brinca com a electronica, ou ja sai caro demais.
na etapa em que estas, podes ter de por um intercooler se nao tiver vindo com esse motor, uma repro á centralina, provavelmente uma codificaçao dos injectores ou outros injectores
isto vindo de um leigo, pode vir alguem corrigir-me

Os injectores que foram colocados não são iguais aos do 65cv original do carro. São próprios para o k9k266, por aí estou descansado.
Quanto ao intercooler, alguém me pode explicar qual é a sua função e quais as consequências de não o colocar?
Já agora, como quero estar prevenido, como posso verificar se o motor o tem ou não?

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #19 em: 04 de Junho de 2014, 19:23 pm »
Agora disse-me que o motor foi retirado de um Nissan Almera. Pode ser verdade mas não consigo encontrar em sítio nenhum qualquer referência a este motor num Nissan.
A única coisa que encontro mesmo é Suzuki Jimny, de 2004 em diante.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #20 em: 04 de Junho de 2014, 19:29 pm »
Isso acho que é indiferente para o caso, vir de um almera ou do jimy. Não é a origem que vai fazer o motor trabalhar.

O intercooler, é um "radiador" que serve para arrefecer o ar que entra para o turbo,  se o ar for mais frio que à temperatura ambiente, entra mais ar o que faz com que se obtenha maior rendimento no funcionamento do motor.
A sua localização depende muito dos carros.
Nalguns jeeps e em alguns carros temos a entrada de ar para o intercooler no captot do carro e o intercooler está cá em cima ao pé da cabeça do motor. Nos clios costumam estar ao pé do radiador do carro.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #21 em: 04 de Junho de 2014, 21:01 pm »
Só uma pequena correcção. O intercooler não serve para arrefecer o ar que entra para o turbo mas sim para o motor. O turbo quando "comprime" o ar, torna-o quente e como os motores a diesel funcionam melhor com ar frio, coloca-se o intercooler entre os dois para arrefecer o ar antes deste entrar na admissão do motor.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #22 em: 04 de Junho de 2014, 21:24 pm »
Ya! tens razão enganei-me a explicar lol

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #23 em: 04 de Junho de 2014, 23:21 pm »
 :angry:  :sad:  :gun:
Neste momento ainda não tenho o carro e estou a começar a não gostar nada disto.
Há 3 semanas que o carro lá está para resolver um problema criado por ele, bastava ter colocada um motor igual ao original, afinal era isso que estava contratado. E já agora não ter metido injectores que não estavam em condições.

A continuar assim vou-lhe pedir que me devolva o carro e o dinheiro. Há por aí muita empresa a vender e montar motores para estes clios e rapidamente encontro quem me faça um serviço em condições.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #24 em: 04 de Junho de 2014, 23:28 pm »
Isso acho que é indiferente para o caso, vir de um almera ou do jimy. Não é a origem que vai fazer o motor trabalhar.

O intercooler, é um "radiador" que serve para arrefecer o ar que entra para o turbo,  se o ar for mais frio que à temperatura ambiente, entra mais ar o que faz com que se obtenha maior rendimento no funcionamento do motor.
A sua localização depende muito dos carros.
Nalguns jeeps e em alguns carros temos a entrada de ar para o intercooler no captot do carro e o intercooler está cá em cima ao pé da cabeça do motor. Nos clios costumam estar ao pé do radiador do carro.

Estando o motor sem o intercooler, dado que assim o ar entra mais quente para o motor, existe algum perigo de com isso aquecer demasiado o motor?
Em termos de rendimento e de consumos, alguém me sabe dizer se este motor estando sem intercooler, irá apresentar uma grande perda de rendimento ou algum aumento de consumos?

Offline samuelc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Clio 1.2 16V - 2004
« Responder #25 em: 04 de Junho de 2014, 23:34 pm »
Pelo pouco que já li um intercooler baixa os consumos, aumenta o rendimento do motor e tens melhores prestações do mesmo. Em relação à temperatura não sei, mas deve ser igual, ou entao o motor aquece mais rápido.

Corrijam se estiver errado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 05 de Junho de 2014, 00:01 am »
O intercooler só vai fazer aumentar uns quantos burros ao motor, claro que em potencia e consumos vai fazer diferença, mas não é nada do outro mundo.

A diferença que faz o intercoler, é que o ar que entra dentro do motor tem menos volume que à temperatura ambiente, e por essa mesma razão entra mais mais ar.
Um exemplo par aperceberes melhor:
Num centímetro cúbico de ar à temperatura ambiente tens 100 unidades de oxigénio, se for arrefecido pelo intercooler nesse mesmo centímetro cubico consegues colocar 120 unidades de oxigenio.

Xmarine

• Visitante
« Responder #27 em: 05 de Junho de 2014, 00:21 am »
Os motores k9k de 65cv são todos paticamente iguais seja de que carro venham.

E são todos Euro 3. Não existe qualquer incompatibilidade. Simplesmente parece que tens os injectores estragados... ou apenas um com demasiado retorno, é o suficiente para não pegar ou trabalhar a matraquear.

Mas então... se o problema do outro motor foi as capas de biela... qual a dificuldade de meter os injectores do motor antigo no novo?

Acho que neste tópico li teorias bastante estranhas......

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #28 em: 05 de Junho de 2014, 08:26 am »
X, o motor "novo" não é igual. Pelos vistos, trata-se de um de 86cv.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #29 em: 05 de Junho de 2014, 09:17 am »
Os motores k9k de 65cv são todos paticamente iguais seja de que carro venham.

E são todos Euro 3. Não existe qualquer incompatibilidade. Simplesmente parece que tens os injectores estragados... ou apenas um com demasiado retorno, é o suficiente para não pegar ou trabalhar a matraquear.

Mas então... se o problema do outro motor foi as capas de biela... qual a dificuldade de meter os injectores do motor antigo no novo?

Acho que neste tópico li teorias bastante estranhas......

Xmarine, o problema de meter os injectores do motor velho é que eu contratei a colocação de um motor igual ao original - k9k 704 - e quando dei por ela tinham-me colocado um motor diferente - k9k 266 - que segundo sei tem injectores diferentes. Ao que parece, embora estes motores exteriormente sejam iguais depois têm diversas diferenças e inclusive nunca saiu nenhum clio com este motor.
E eu infelizmente só depois de o carro me ter passado pelas mãos e já ter voltado à oficinaé que reparei que não eram motores iguais.

Agora não conseguem resolver o problema - que ainda não consegui perceber qual é em concreto - ou não querem gastar dinheiro parao resolver e andam a enrolar-me.