Boa noite caros companheiros,
pois bem sou novo aqui no fórum e inscrevi-me nele com o intuito de tirar algumas dúvidas, que espero sinceramente que os companheiros me possam ajudar a esclarecer e a elucidar-me... Portanto comece-mos, estou fortemente inclinado a comprar uma Renault Espace III (modelo de 1997 a 2003) no entanto a minha maior dúvida é a questão da classe nas portagens, sei que já muito sobre o assunto foi escrito pois pesquisei aqui o fórum e no Google, no entanto não fiquei totalmente esclarecido, pois embora já tenha visto ai escrito que se tiver adesão à via verde o carro tem desconto e pagará classe 1, tenho alguns "conhecidos" que viram RECUSADO esse mesmo estatuto por alegadamente não cumprirem um dos requisitos na altura da do 1.º (primeiro) eixo, pelo que tenho constatado existe marcas que fizeram um re-styling com molas mais pequenas a frente para cumprirem este requisito como o caso dos Kia Carnival / Carnival ONE em alusão a ser classe ONE (um), bem o que pretendo saber é pessoas com conhecimento de causa das suas Renault Espace e Grand Espace que viram aprovado ou recusado a classe 1 nas portagem com via verde que me digam de que ano é a sua carrinha se é a espace ou a Grand Espace e se é antes ou após o re-styling, pois segundo sei também a Renault Espace e Grand Espace sofreram um re-styling sendo a Fase 1 de 1996-2000 e a Fase 2 de 2000-2002 portanto se poderá ter algo haver com esse re-styling o motivo da aceitação ou da recusa do estatuto de classe 1 nas portagens com via verde. Inclusivé no próprio site do IMTT pode-se verificar a lista de monovolumes com classe 1 nas portagens e pode-se ver que a Renault J66 cumpre depois a Renault J33 não, a JE espace cumpre a K-Espace também é uma mistura de modelos que nem percebo... e como tenho ouvido pessoas a dizer que a Grand Espace e a espace antes de 2000 são quase todas recusadas gostava de pedir esclarecimentos aqui a quem tem conhecimentos de causa.
Deixo aqui o link do IMTT para verem a tal lista de veÃculos em formato .Pdf no final da pagina e onde poderão verificar também os requisitos para ser classe 1 nas portagens. Desde já o meu muito obrigado
http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/Veiculos/ClassificacaoPortagens/Paginas/ClassificacaoemPortagens.aspx