Autor Tópico: ESP demasiado intrusivo.  (Lida 16301 vezes)

Offline S0usa

• 0.9 TCe
  • *
  • Garagem : renault
Re: ESP demasiado intrusivo.
« Responder #30 em: 07 de Dezembro de 2015, 21:34 pm »
E mandas-te alinhar aonde ? a casa tem aparelhos em condições para ver se as mangas de eixo sofreram algum empeno por exemplo ?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #31 em: 07 de Dezembro de 2015, 23:51 pm »
Ou muito me engano ....
Calibração do sensor de ângulo de volante com a clip ;)

Offline ricdi

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: porto, viseu
  • Garagem : smart, renault laguna dynamic III, Peugeot 207
« Responder #32 em: 08 de Dezembro de 2015, 01:22 am »
E mandas-te alinhar aonde ? a casa tem aparelhos em condições para ver se as mangas de eixo sofreram algum empeno por exemplo ?

Sim tem, nao foi a primeira vez e ficou sempre em condições.

Ou muito me engano ....

Obrigado pela ajuda, mas o meu caso acho que nao é esse sensor que necessita de calibração, porque está a 0, mas sim o sensor de aceleração lateral.
Mandei uma msg privada ao colega cacoilauto (peço desculpa se não estiver a descrever bem o nome), sobre umas dúvidas que tenho em relação a este sensor, e depois darei um feedback. (como este problema está a ser difícil de resolver, e como tenho digamos um "razoável" conhecimento técnico de mecatrónica, estou a pensar adquiri uma clip ).
Mas ajudas, seram sempre bem vindas, se conseguir chegar a uma conclusão darei o feedback.
Ricardo silva

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #33 em: 08 de Dezembro de 2015, 08:15 am »
Se alinharam o carro, por acaso ajustaram o ângulo 0 do volante? tem de calibrar o sensor da posição do volante...

Xmarine

• Visitante
« Responder #34 em: 08 de Dezembro de 2015, 09:31 am »
O sensor de aceleração lateral não dá para fazer calibração porque é um giroscópio. Se não está com valores correctos é porque pode estar com avaria.

Offline ricdi

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #35 em: 08 de Dezembro de 2015, 12:10 pm »
Obrigado pela ajuda, mas o ângulo está a zero.

Pois, é essa a minha dúvida, porque acho que nao é normal com o carro a direito estar me a dar um valor alto.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2015, 13:50 pm por sls »
Ricardo silva

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #36 em: 08 de Dezembro de 2015, 17:55 pm »
Na clip existe lá uma opção para esse sensor até pede para o carro estar numa superfície plana e parado... agora o que ele faz não sei ao certo...

Offline ricdi

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #37 em: 11 de Janeiro de 2016, 12:56 pm »
Situação resolvida.
Ainda bem que não era problema do sensor de aceleração lateral (a minha carteira ia doer e muito).

Procedi à troca dos tirantes da direcçao (por iniciativa, por um colega de outro forum que teve de trocar, por ter lido este post que aconteceu o problema após a troca e por 34 euros ficava de consciência tranquila por ter tentado).

Troquei também os pneus para uns da continental sport contatc 3 e alinhei a direcçao.

Após isto a expectativa era tanto, que fiquei completamente "destroçado" após ter saído da oficina de pneus. Virar ligeiramente para a esquerda, sempre o ESP accionar (ainda para mais neste carro é bem visível, enquanto nos outros de casa é só um simbolo a piscar), forcei (o esp a accionar e eu acelerar) deu logo erro "mandar verificar ESP".

Acedi ao carro, resetei os parâmetros da aceleração e ângulo de direcção (não é o mesmo que indicar o ângulo zero, que esse estava correcto).

Após esse procedimento, ficou impecável, hoje numa estrada (curva e contra curva) que primeiro aquele quadrante parecia uma "árvore de natal", está impecável.

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2016, 13:03 pm por ricdi »
Ricardo silva