Boas,
Este DIY pretende mostrar de uma forma pormenorizada os passos necessários para colocar o buzzer do sistema de sensores de parqueamento num local mais audÃvel.
A escolha inicial para a instalação tinha sido o pilar B, depois de analisar melhor o local de instalação optei pelo tablier, por trás do ajuste da intensidade de luminosidade das luzes do cockpit.
Começo por listar o material que utilizei:
- Alicate de corte
- Alicate de pontas curvas
- Duas chaves de fendas, uma fina e outra mais larga
- Uma chave de bocas nº13
- Uma chave torx T20
- Tesoura
- Ferro de soldar estanho
- Estanho
- Isqueiro
- Manga retráctil
- Cabo eléctrico (4 metros chegam)
- Abraçadeiras de serrilha
- Fita bi-adesiva

Vamos então dar inicio ao trabalho:
1º Tirar chapeleira e baixar os bancos traseiros
2º Retirar os fixadores indicados com setas a vermelho na imagem abaixo

3º Remover o fundo que tapa a roda suplente
4º Remover os dois parafusos assinalados na imagem abaixo (Chave de bocas Nº13)

5º Para retirar a proteção metálica basta puxar para cima pela parte de dentro da mala

6º Retirar os fixadores indicados na imagem abaixo

7º Abrir a tampa assinalada com a seta na imagem abaixo e retirar o parafuso torx com a chave T20

8º Para desencaixar a guarnição que mostra a imagem abaixo basta puxar para o interior da mala (convém ficar solta até à frente)

9º Já se pode começar a tirar o forro da mala, antes de puxar o forro para dentro terá de o levantar um pouco por causa da caixa de cd’s.

10º Agora vejam na imagem em baixo os três pontos assinalados. A base do forro está por baixo de dois dos três pontos e deve ficar por cima tal como mostra a imagem mais pequena, uma vez que vai precisar puxar o forro para o lado de dentro e estes pontos vão atrapalhar, no caso do olhal de fixação de carga basta baixar caso esteja levantado.

11º É necessário desencaixar a tampa que vê nas imagens em baixo, desencaixe até baixo, facilita a saÃda do forro e vai ter de passar aqui os fios.


12º Depois do passo anterior estar pronto, vamos pela porta traseira esquerda e puxámos o forro no sentido da frente do carro para que possa sair da peça que prende o banco (assinalada a vermelho), e depois para o interior.

13º Como indica a imagem abaixo deve puxar o forro para cima, feito isto, o forro está completamente desmontado, como mostra a segunda imagem.


Aqui está o buzzer

14º Agora vamos desmontar o assento traseiro esquerdo, antes de começar puxe o banco do condutor para a frente para ter mais espaço. Vai precisar de uma chave de fendas, com ela puxe as patilhas para a frente, como vê nas imagens abaixo. Nas imagens 1 e 2 pode ver que tem uma patilha de cada lado.

15º Agora que a frente do banco está solta temos de desencaixar atrás, basta puxar para cima. Na imagem em baixo pode ver como está fixo.

16º Os plásticos assinalados pelas setas tem de ser desmontados.

17º Para desmontar a guarnição do pilar B, basta puxar como mostram as imagens em baixo.

18º Agora para a guarnição que vê nas imagens em baixo, só precisa puxar para dentro do carro, sai facilmente.

Continuação da desmontagem (Passagem pelo pilar B)

19º As imagens abaixo mostram a guarnição da porta do condutor, a situação é a mesma, puxar para o lado do banco e sai com facilidade.

Aqui pode exigir um pouco mais de força mas também sai sem problemas.

20º
Tire a tampa dos fusÃveis como indica a imagem 1 na fotografia em baixo.
Para retirar a tampa que se vê nas imagens 2 e 3, basta meter a mão pelo lado da tampa dos fusÃveis e pressionar as patilhas que as setas a vermelho indicam, uma de cada vez, empurrando a tampa para fora.
A imagem 4 tem a seta a indicar o local de instalação do buzzer.

Limpe bem esta zona caso opte por colar o buzzer.

21º Neste momento pode passar os fios desde a mala até ao tablier. Eu optei por fazer as soldas na mala antes de passar os fios, contudo é mais prudente passar os fios e depois fazer as soldas, se houver algum puxão não se estraga nada.
Ao cortar os cabos da ficha, faça-o mais ou menos a meio, nunca se sabe se vamos precisar de mais um bocado. Antes de soldar estanhe as pontas dos fios, facilita a soldadura. Não se esqueça da manga retráctil para proteger as soldas. Veja as imagens em baixo.


22º Passagem dos cabos


As imagens em baixo mostram a passagem do cabo para o tablier.

Se achar necessário coloque abraçadeiras de serrilha para fixar o cabo.

23º Para retirar o buzzer do local original basta empurrar o pino assinalado na imagem para aliviar o fixador (podem haver sistemas de fixação diferentes).

24º Com o buzzer no local escolhido, medir e cortar o cabo com o comprimento necessário.

25º Da mesma forma que anteriormente se fez na mala, fazem-se as soldas na ficha do buzzer.

26º Colocar fita bi-adesiva na base do buzzer (imagem 1), achei melhor não pôr em cima da referência. Na imagem 2 e 3 reparem no posicionamento da ficha, convém que fique de forma a se poder tirar facilmente caso necessário.

Na imagem seguinte quero mostrar duas situações, a primeira é de que o buzzer não condiciona em nada o equipamento já instalado no local (seta vermelha). A seta laranja está a indicar uma zona aberta para o habitáculo, o que ajuda ainda mais a saÃda do som. Esta zona é por baixo do volante, devido ao ajuste em altura do mesmo.

27º Agora basta montar tudo e está pronto, a montagem é bastante rápida.
Antes
Depois
Acho que está tudo dito, espero que este DIY vos seja útil, peço desculpa por ser um pouco extenso, quis pormenorizar para quem queira fazer e não esteja muito à vontade com estas coisas.
Qualquer questão é só perguntar!!!
Abraço e bom trabalho