Autor Tópico: Travagem incerta  (Lida 21783 vezes)

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Travagem incerta
« em: 22 de Julho de 2014, 21:10 pm »
Boa tarde
a minha megane / scenic 1.4 16V de 99 de à uns dias para cá começou a fazer uma travagem incerta, ou seja, quando travo o volante guina para a direita mas sinto o carro a querer ir para a esquerda como se a roda esquerda travasse mais.
troquei os tubos flexiveis das rodas da frente e mudei o oleo todo de travões sangrando todo o sitema, o que é certo é que o carro continua com a travagem incerta.
a travar no molhado ou a seco e obrigando o ABS a entrar em acção o sintoma mantem-se, guina o volante para a direita e o carro mantem a tendencia de parecer querer puxar para a esquerda.
opiniões precisam-se

Xmarine

  • Visitante
Re: Travagem incerta
« Responder #1 em: 22 de Julho de 2014, 21:22 pm »
Pode ser alguma bomba colada ou as guias coladas/empenadas.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Travagem incerta
« Responder #2 em: 22 de Julho de 2014, 21:41 pm »
também já passei por aí, as pinças estão leves

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travagem incerta
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2014, 00:02 am »
O desgaste das pastilhas esta todo por igual? Se tiveres uma com mais desgaste que as restantes, é desse lado que esta a travar mais, pode ser a bomba que não recolhe, ou a bomba do lado oposto que não sai e por isso não trava o suficiente.
Verifica tambem os travoes de tras, se tiveres uma roda a travar muito mais que a outra, tambem pode causar essa sensação do carro fugir para um dos lados.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Travagem incerta
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2014, 09:17 am »
Fizeram o sangramento do circuíto com o carro a trabalhar ou pelo menos com ignição ligada? Por causa da abertura das valvulas do ABS.


Já verificaste o estado dos triangulos?




Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Travagem incerta
« Responder #5 em: 23 de Julho de 2014, 09:40 am »
Eu ainda este fim.de-semana fiz a troca do reservatório do liquido dos travões, bem como respectiva sangria do mesmo e da embraiagem (que o que saiu de lá parecia óleo do motor bem negro) e fiz isso com o carro desligado, mantive foi a pressão dentro do reservatório (e em toda a linha de travagem) acima de 1 bar.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Travagem incerta
« Responder #6 em: 23 de Julho de 2014, 09:56 am »
E fizeste muito bem  :assobio: :assobio: :assobio:

Se a bomba de ABS se encontra desligada as válvulas hidráulicas no seu interior encontram-se fechadas logo mantendo a pressão no circuíto apenas acabas por forçar aquilo que deve garantir a retenção.


Da mesma forma que num carro com ABS não devemos recolher as bombas das rodas sem aliviar as purgas. correndo o risco de forçar as válvulas ao ponto de as danificar.

Resultado : Provavelmente a aptidão de muita gente é mais para a sangria  :laugh:


Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Travagem incerta
« Responder #7 em: 23 de Julho de 2014, 11:01 am »
Eu pessoalmente não sou mecânico nem nada que se pareça, mas se tu o dizes que danifica o sistema ABS, quem sou eu para contrariar :assobio: :assobio:

Mas que nunca ouvi isso neste método não, se calhar é melhor fazer como muitas oficinas fazem, o método do pedal e duas pessoas...

Já agora usei este método:

ECS Tuning: How To Bleed Your Brakes


E já agora aqui até dizem que se deve desactivar o ABS...

ABS Brakes & More : How Do I Change Brake Fluid in an ABS System?


Mas continuo sem perceber, então quer dizer se desligarmos o carro e travarmos com ele desligado estamos a estragar o sistema ABS? é que pelo que dizes parece... e mais quando alinham a direcção metem uma barra no travão com ele desligado...

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Travagem incerta
« Responder #8 em: 23 de Julho de 2014, 12:41 pm »
Em relação ao teu último paragrafo só tenho umas perguntas a fazer. sabes que para o sistema de travagem funcionar um condições o carro tem que estar a trabalhar certo? e o porquê?


em relação ao resto: quando alguém formado e experiente na área que eu me estou a aventurar, que já deu mais que provas que sabe do que fala, me tenta ensinar alguma coisa eu ouço e aprendo :)
e já que gostas de vídeos vai ao youtube que tens lá alguns que eles até usam máquinas de diagnostico para ativar o abs ou fazem um shunt até lool.

Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Travagem incerta
« Responder #9 em: 23 de Julho de 2014, 13:04 pm »
Eu não disse que que o sistema de travagem trabalhava bem com o carro desligado, eu disse que a sangria/substituição pelo que sei dá para fazer com o carro desligado, desde que uses ferramenta adequada, porque com o sistema mencionado acima basicamente é como carregasses no pedal, mas claro que gosto de saber como funcionam as coisas... por isso sou todo a ouvidos se me explicarem como funcionam as coisas, eu como deixem bem claro de mecânica percebo pouco ou nada e nem sequer é a minha área... e peço desculpa se ofendi alguém não foi de todo a minha intenção.

E sim sei disso de fazer purga do abs a clip faz isso, pelo menos no meu laguna,

Voltando ao tópico vê se não tens as pastilhas vidradas do lado que trava mal ;)

Offline Caracol

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 1373
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: Travagem incerta
« Responder #10 em: 23 de Julho de 2014, 14:12 pm »
Tiveste a mesma dificuldade em fazer o sangramento em ambos os lados, frente e trás?

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Travagem incerta
« Responder #11 em: 23 de Julho de 2014, 21:31 pm »
as pastilhas praticamente estão novas, os discos também, os triangulos não me parece que tenham folga, até porque no entretanto ( os sintomas já existiam antes de ir ) foi à inspeção e não mencionaram nada de folgas e os travões estão por igual.
continuo sem ponta por onde lhe pegar :huh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travagem incerta
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2014, 00:07 am »
Isso não quer dizer nada, eu com uma folga enorme no trianglo direito, fui ao ipo e nao disseram nada.
Faz o seguinte, pede a alguem que rode o volante e observa o trianglo, principalmente quando esta completamente virado.
Um dos sintomas e fugir na travagem.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Travagem incerta
« Responder #13 em: 05 de Agosto de 2014, 21:28 pm »
hoje estive a fazer a seguinte experiência: deixar o carro descair para a frente e pisar o pedal de travão e o volante dá uma guinada para a direita, de seguida puxo para trás e ao pisar o pedal ouço um estalo vindo do lado direito (pareceu-me da pinça de travões) se andar depois para a frente e pisar ouço de novo o estalo e se andar para trás ouço outra vez.
parece que as pastilhas estão encavalitadas e mudam de posição tipo // e passam para \\ , não sei explicar melhor.
já tirei outra vez a roda fora e os parafusos guia parecem estar leves e sem prisões.
se fosse cão diria que isto é a minha carraça

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5678
Re: Travagem incerta
« Responder #14 em: 05 de Agosto de 2014, 21:44 pm »
No manual de serviço da renault, no proprio dialogys, diz que se pode recolher as bombas sem abrir as purgas

edit: foto da pagina em questão - 31A



Isto é para o meu clio 3 mas dá na generalidade.

Peço desculpa pelo offtopic
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 22:02 pm por Pedrob »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe