A Renault pretende introduzir a nova geração do Clio nos principais mercados europeus com um preço inferior ao valor que está a ser praticado para a geração ainda à venda. A notÃcia, avançada pelo sÃtio online da revista Automotive News, refere mesmo que a nova geração deste modelo deverá ser vendido no mercado francês com preço inferior em cerca de 250 euros relativamente ao preço base da versão actual do Clio. Sem conhecermos os valores a praticar para o mercado nacional, onde o peso da componente fiscal é substancialmente maior relativamente ao que se pratica no restante espaço europeu, fica ainda assim a ideia de que o novo Clio poderá chegar com um preço pelo menos "alinhado" com aquele que está em prática para o Clio III ainda à venda entre nós.
Segundo terá adiantado fonte da Renault, a redução do preço-base para o novo Renault Clio será possÃvel devido ao facto deste modelo partilhar componentes com outros modelos da aliança Renault-Nissan. Philippe Caillette, director do Projecto Clio, explicou mesmo que 50 por cento dos componentes do novo Clio são partilhados com o Nissan Micra e o Renault Modus, sendo esta "uma situação que deverá permitir o estabelecimento de preços mais baixos para o Clio da quarta geração".
"O novo Renault Clio é construÃdo sobre uma nova versão da plataforma B da aliança que foi modificado para melhorar a capacidade de condução e o conforto, tornando-o mais silensioso", acrescentou aquele responsável, isto numa altura em que o novo Clio começa desde já a poder ser encomendado em vários concessionários da marca um pouco por toda a Europa, devendo ser entregue logo depois do Salão de Paris, RenaultClio2013-13certame que receberá esta nova proposta da Renault em estreia mundial.
Refira-se que esta vontade de Renault em lançar o novo Clio com um preço inferior ao do Clio III resulta na vontade do construtor em seguir uma tendência já evidenciada anteriormente por outros construtores, nomeadamente pela Peugeot que, quando lançou o seu 208 no inÃcio do ano, colocou o modelo no mercado com um preço-base mais baixo em cerca de mil euros no mercado francês relativamente ao preço praticado na mesma altura para o Peugeot 207.
De acordo com alguns observadores do mercado, o próximo modelo a seguir esta tendência deverá ser o Volkswagen Golf, cuja nova geração poderá assim chegar com um preço inferior ao que está a ser praticado para o Golf actualmente à venda.