Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
16 de Abril de 2026, 05:27 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Luzes Airbag e SERVICE acesa, fecho automatico não tranca
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Luzes Airbag e SERVICE acesa, fecho automatico não tranca (Lida 11170 vezes)
alternativo
1.0 SCe
Garagem : Renault Megane II 1.5DCI
Luzes Airbag e SERVICE acesa, fecho automatico não tranca
«
em:
29 de Setembro de 2014, 12:44 pm »
Bom dia,
O megane II, tem o sistema de fecho automático quando inicia marcha. A uns dias atrás, ao iniciar a marcha o sistema começou a trancar e destrancar as portas constantemente. E as ditas luzes acesas. Já desliguei e voltei a ligar o sistema de fecho automático, verifiquei as tais fichas debaixo do banco, também não resolveu a situação.
Assim que ligo o carro, mesmo antes de iniciar marcha, oiço logo um "tak" vindo das portas, penso que seja uma tentativa de trancar. No final, quando desligo, aparece a mensagem, que não foi possÃvel trancar a direcção.
Já procurei no fórum e não encontrei outro relato de um problema idêntico.
Alguém tem alguma ideia do que possa estar a acontecer??
Obrigado
Registado
Xmarine
Visitante
Re: Luzes Airbag e SERVICE acessa, fecho automatico não tranca
«
Responder #1 em:
29 de Setembro de 2014, 13:06 pm »
Tens um sensor de porta avariado. Faz diagnóstico com a clip
Registado
alternativo
1.0 SCe
Re: Luzes Airbag e SERVICE acessa, fecho automatico não tranca
«
Responder #2 em:
10 de Outubro de 2014, 08:24 am »
Viva,
fiz o disgnóstico numa Bosc car service e não acusou problemas sensores nem no airbag. Aliás, estranhamente não detectou problemas com os airbags. De qualquer forma, fui a renault onde me disseram que podia ser da fita e fizeram-me logo o orçamento para mais de 300€. Mas se fosse da fita, não deveria ser detectado pela maquina?? Além disso devia ouvir o tal "tac-tac" que se fala em problemas do género.
Quando aos erros detectados pela maquina:
1-sensor do pedal
2-problemas numa das velas
Apagou-se os erros mais a luz de airbag continua acesa.
Alguma sugestão??
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luzes Airbag e SERVICE acesa, fecho automatico não tranca
«
Responder #3 em:
10 de Outubro de 2014, 09:10 am »
Nos clios , as fichas que estão por baixo dos bancos, são problemáticas e costumam dar muitos problemas em relação à luz dos airbags, mas no megane não sei continua a dar problemas semelhantes.
Mas se na clip deu erro na fita do airbag, tanto pode ser a fita partida ou o airbag avariado.
Antes de começares a fazer despesa na compra de material devias verificar primeiro se é a fita que está danificada ou não, pois no meu caso, tinha um diagnostico semelhante mas o problema estava no airbag avariado.
Registado
alternativo
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
10 de Outubro de 2014, 09:32 am »
Já tive o tal problema com as fichas debaixo do banco a algum tempo, entretanto ficou resolvido. Desta vez ainda andei a mexer nas fichas, mas não deu resultado.
O diagnóstico não detectou nenhum problema na fita ou no airbag, por isso é que acho estranho.
Entretanto, no fim de semana vou abrir para verificar se de facto o problema é na tal fita.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #5 em:
10 de Outubro de 2014, 14:59 pm »
Se a luz está acesa, tem que haver um erro, em regra. Normalmente o mais frequente são maus contactos.
Registado
youresocool
Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
0.9 TCe
Localidade: Coimbra
«
Responder #6 em:
10 de Outubro de 2014, 18:44 pm »
Se tens a luz de airbag e service acesa com o motor ligado tens um problema num airbag ou pré-tensor, ponto final. Só acho estranho não o detectarem numa oficina Bosch ou na Renault, mas adiante.
Em relação ao fecho centralizado, a razão é muito simples. Por uma questão de segurança, sempre que exista um acidente e os airbags disparem, a centralina destranca todas as portas. Como tens o aviso de avaria de airbag, sempre que ligas o carro é efectuado o destrancamento das portas, mesmo que estejam já destrancadas.
Deves preocupar-te é em resolver a questão do airbag. Qualquer máquina de diagnóstico decente tem de detectar qual o erro no airbag. O mais comum nos Megane II são as fichas debaixo dos bancos ou a fita do volante danificada/partida.
Já agora, em relação aos erros detectados: sensor do pedal, depende de qual pedal. Se for no acelerador, é "normal", no meu aparece de vez em quando. Se for do travão, certifica-te que o carro pega com o pé no travão e se os STOPs acendem. O erro das velas de incandescência é normal, pois os DCI não precisam das mesmas para arrancar (mesmo a frio).
Registado
ssdias
1.0 SCe
Localidade: Santarem
Megane II Dynamic
«
Responder #7 em:
10 de Outubro de 2014, 19:47 pm »
Boas noites.
Sim e normal nesse modelo (Megane II) quando tem um defeito num AirBag a direção deixa de trancar.
Também já fui contemplado com essa avaria, era a famosa fita do AirBag do condutor.
Quanto ao pedal do acelarador pode não estar avariado, pode ser apenas mau contacto na respectiva ficha, algo que também já me sucedeu.
Cumprimentos e boa resolução dos respectivos problemas.
«
Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 20:06 pm por ssdias
»
Registado
alternativo
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
17 de Outubro de 2014, 18:34 pm »
Malta, antes de mais muito agradecido pelo feedback.
Relativamente a este problema(porque o Megane tem outros
), consegui que uma oficina me desse o jeito de desapertar o volante, já que com as minhas chaves de amador só consegue entortar chaves.
Fiz o teste e de facto era a dita fita que esta partida. Por agora ainda só fiz o teste dos contactos, mas pretendo desmontar a peça e ver se é possÃvel soldar ou trocar a fita.
Obrigado
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica