Autor Tópico: URGENTE!  (Lida 14044 vezes)

Offline Santo113

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Paris/Maia
  • Garagem : Renault Megane III GT 2.0 dCI 160cv
URGENTE!
« em: 04 de Outubro de 2014, 01:19 am »
Boa noite a todos,

Quarta feira á tarde sofri um pequeno acidente, um veículo a sair do estacionamento abalroou-me, tentei ainda evitar o choque travando e alterando a trajectória sobre a esquerda (via de sentido único) não adiantando de muito, o que ainda me fez embater com a jante (lado condutor) no passeio.
Os danos materias resumem-se a:

Pára-choques frontal;
Óptica lado passageiro (armação, apoios chassis, lâmpada e casquilho do pisca destruida);
Guarda-lamas lado passageiro;
Jante lado passageiro e lado condutor (esta originada pelo embate no passeio na tentativa de evitar o choque com o outro veículo)

O meu problema neste momento prende-se a uma situação para o qual gostaria que me pudessem elucidar.

Foi feita a declaração de acidente, os danos descritos foram os em cima mencionados, tendo o carro ficado a circular sem qualquer inconveniente para além da falha do pisca e a questão estética. Após o acidente fiz cerca de 3km´s e não deu algum sinal de qualquer outro problema, até ontem, em que fiz uma viagem mais alargada e soaram os alarmes...

A vermelho com sinal sonoro -" Perigo - Gripagem do motor " - (sem algum outro sintoma a acompanhar), como medida preventiva, parei o carro e verifiquei se havia alguma perda de óleo, combustível ou água, (aparentemente) abri o capot e tudo me pareceu normal, voltei a ligar o carro e a informação desapareceu, fiz cerca de mais 3km´s até que regressou, no entanto já tinha chegado a casa, hoje, necessitei de mesmo assim pegar nele para ir trabalhar e fiz os mesmos 3km´s, esse mesmo alarme com a mesma mensagem voltou a aparecer mas desta vez ao desligar o carro e voltar a ligar este já não desaparece e alterna com um novo alarme;

A Laranja- "mandar verificar antipuluição"

Alternam os 2 alarmes e mensagens sem qualquer consequência para a condução, no entanto, achei por bem o parar definitivamentre.

Juntamente com esses dois alarmes, mantêm-se ligadas as imagens "motor" , "STOP" e "chave inglesa".

Basicamente a minha questão é:

COINCIDÊNCIA ou o choque (não o posso caracterizar como violento) provocou alguma anomalia, nomeadamente a nível electrónico ou até na zona da óptica ter um cabo ou sensor se danificado (não sei se nessa zona passa algo do género)?!?!?!?!?!

Se precisarem de mais detalhes estarei ao vosso dispor.
Fica também em anexo as únicas fotos que tenho dos danos.

Cumprimentos

PS- Renault Mégane 3 Coupé GT 160cv dci 2010

« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 01:50 am por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: URGENTE!
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2014, 02:03 am »
Isso parece ser sinal de que o filtro de partículas (fap) a precisar de fazer um regeneração forçada caso o teu carro tenha fap. Pode ter sido apenas uma coincidência, no entanto devias ir o quanto antes fazer um diagnóstico, para ver quais são os erros registados

Offline Santo113

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2014, 02:09 am »
Sim, tem filtro de partículas, logo, também não estou dentro do assunto, sim também me parece uma coincidência, no entanto troca-me por miudos "regeneração forçada" e se souberes se é uma intervenção para que valores. Obrigado!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 08:50 am por luisnogueira »

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2014, 07:45 am »
Isso não tem nada a ver com o FAP. O perigo gripagem motor, substitui a mensagem deficiencia injecção. Deixem lá o FAP descansado.
De qualquer forma era conveniente fazer um diagnóstico com a clip.

enviado através do teu wifi. lol

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2014, 13:04 pm »
Em primeiro lugar se aparece a luz STOP não deverias andar com o carro.
"mandar verificar antipoluição"  - pode ser ou não da FAP
" Perigo - Gripagem do motor " - pode até ser algum sensor que se estragou

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2014, 14:11 pm »
O FAP É UM FILTRO E NÃO UMA "FILTRA".

:laugh:

Offline Santo113

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2014, 15:33 pm »
Obrigado a todos, segunda passarei na renault para o ligar á máquina. Espero que não seja nada demasiado grave. No entanto, acham perante o que descrevi, que tenha sido algo relacionado com o acidente?

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 04 de Outubro de 2014, 18:59 pm »
Faz isso pois ao contrário do que muitos pensam, o erro "Perigo - Gripagem do motor", é genérico e pode ter várias origens.
É perfeitamente possível que algo na parte eléctrica do carro, tenha sido afectado em consequência do acidente, como pode não ter nada a ver.
Nada como o diagnóstico para determinar a real causa do problema.

Mas o pessoal é lixado. Há alguns anos, quando aparecia alguma mensagem, a conversa era logo a EGR ou Catalizador, agora como já não estão na moda, qualquer treta é logo o FAP. :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #8 em: 04 de Outubro de 2014, 21:10 pm »
No entanto, acham perante o que descrevi, que tenha sido algo relacionado com o acidente?

Faz lembrar um gajo que um dia disse isto:

"Fui operado às hemorroidas, quando saí do hospital reparei que tinha uma unha do pé encravada. Vou reclamar com o médico! "

Ou seja... não tem nada a ver com o acidente :laugh:

Offline Santo113

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 04 de Outubro de 2014, 21:47 pm »

Pois,concordo com o Rui, pode ter sido, o diagnóstico o dirá...
Ou pelo menos não deverei descartar essa hipótese.

Obrigado, se houver alguém com uma opinião diferente, serei todo ouvidos, senão segunda conto já vos dar novidades.

Ps- sabem quanto fica em Portugal uma passagem ao diagnóstico?

Offline Santo113

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 16 de Outubro de 2014, 17:05 pm »
Boa tarde, actualizações sobre os problemas:

Após uma saída forçada com o Megane (cerca de 15km´s) reparei que quando estacionei cheirava a queimado (plástico/borracha), sentia-se maioritariamente na zona traseira do carro, com um ligeiro sopro intensificado no final de um pouco de acelaração, ou seja, erros, problemas e sintomas a mais e nenhum conjugado...

Por sorte na manhã seguinte tinha hora marcada na Renault para que tirassem fotos e enviassem junto com um relatório para o perito da seguradora.

Por azar, nessa mesma manhã, quando saía para a Renault todas as luzes de erro e mensagens desapareceram.

No entanto, mencionei na Renault esse problema e o que se tinha passado na noite anterior.

Agora, enquanto a Renault aguarda uma resposta do perito,(creio amanhã já a ter) continuo a circular com o carro, as luzes não voltaram a acender, o comportamento do carro parece-me o habitual.

Esperemos para ver... Estranho, é como descrevo todos estes sintomas,aparecimento e desaparecimento, após o choque...