Autor Tópico: Alterar o motor de um Renault Clio 1.6 16v  (Lida 13580 vezes)

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
Alterar o motor de um Renault Clio 1.6 16v
« em: 19 de Dezembro de 2014, 00:40 am »
Boa noite,

Tenho andado a fazer algumas pesquisas sobre que alterações fazer, sejam em termos de ordem, sejam em termos de custo/rentabilidade, a fim de melhorar um pouco a performance do meu carro, no entanto, ainda não solicitei a opinião do pessoal do fórum, nomeadamente as experiências que tiveram neste sentido, e os conselhos que podem dar de quem percebe disto.

Desde já adianto que ele neste momento só tem um filtro de ar de caixa da K&N e uma linha directa de 55mm.

Já me falaram em montes de alterações, no entanto queria primeiro ouvir as vossas opiniões antes de falar sobre isso.
Desde já um obrigado pelo feedback.

Xmarine

• Visitante
Re: Alterar o motor de um Renault Clio 1.6 16v
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2014, 18:43 pm »
A primeira e principal pergunta:

Quanto é o orçamento que queres gastar?

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2014, 19:20 pm »
O orçamento será de acordo com as alterações que vou fazer, ou seja, não irei dar 1000Eur por uma mera reprogramação da centralina, como não irei dar 100Eur por trinta modificações diferentes.

Mesmo que tenhas em mente algo mais puxado, é uma questão de se poupar, se se verificar útil/interessante/essencial.
Tens alguma ideia? Ou melhor perguntado, onde começarias?

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2014, 19:48 pm »
Certo. Mas qual é o limite máximo...?

Eu começaria pelos colectores (que é algo que está muito estrangulado no 1.6), cams, borboleta e reprogramação para ajuste de valores... Mas mesmo assim esquece os valores de 100 ou até mesmo 200€...provavelmente 1000€ não chega só para este "começo"... Isto para alterações que se "vejam" e se sintam... Abaixo disso mais vale estar quieto

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2014, 20:06 pm »
Não tem limite. É poupar-se uns trocos durante o tempo necessário  :grin:

Obrigado pelo feedback. Se conheceres alguma casa com quem tinhas experiência, agradeço-te também o feedback.
Tenho mesmo falta de apoios e conhecimentos nestas coissa.  :cry:

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #5 em: 23 de Dezembro de 2014, 10:00 am »
Dá-me uma ideia das performances que tens com o carro assim como está. O meu pelo menos tive a pancada de cronometrar 0-100kms e ficou nos 8,9 segundos e o ponteiro já tocou nos 230 (ligeiramente a descer) e está de origem.
Eu comprei uns colectores do clio R.S em inox para fazer adaptação, vê se encontras algo especifico para o 1.6.

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 31 de Dezembro de 2014, 13:49 pm »
Boa tarde,

Apenas te posso dizer que ele está a dar 210km, mas as alterações sem nada por trás terão dado aceleração mas retirado velocidade máxima. Nunca sequer estive perto dos 230km/h. Não testei de origem. A velocidade foi dada em estrada plana.

O meu problema é a falta de conhecimento, que foi esse o motivo pelo qual abri o tópico, e não conhecer ninguém há volta que não tenho tido problemas com as pessoas que fizeram isto. Ou seja, não só receber gratamente sugestões como casas para as fazer, uma vez que sozinho não tenho conhecimento, espaço ou ferramentas.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #7 em: 02 de Janeiro de 2015, 19:29 pm »
A que rotação +/- vai ele a 210? Digo isto porque já vi que alguns cortam aos 215 mas o meu bate os 230 ás 6.500. Nos cabos D'avila foi num instante :police:

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2015, 18:19 pm »
O meu vai a rondar as 6000rpm. O teu dá isso tudo, mas não devemos estar a falar do mesmo Clio.  :wink:
De qualquer das formas, se conheceres alguém ou tiveres alguma experiência, partilha pfv.

Abraço!  :smiley:

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2015, 22:47 pm »
Se é ás 6mil então tá como o meu, a velocidade máxima a direito é mesmo por volta dos 210 uma vez que o carro atinge a potência máxima ás 5.750rpm, depois disso é questão de paciência e apanhar uma descida :laugh:

Se queres aumentar a potência então:
-Injectores com capacidade para mais débito;
-Corpo da borboleta Clio R.S (acredito que melhore qualquer coisa);
-Filtro de ar menos restritivo;
-Colectores em Inox + linha completa também;
-Cams (provavelmente o mais caro se quiseres material de qualidade);
-Reprogramação centralina;

Não tem a ver com potência mas + cavalos é melhor mais segurança:
-Travões de disco atrás;
-Melhorar travagem dianteira;
-Bons amortecedores + molas de rebaixamento (ou coilovers);
Este último em si já ajuda bastante.

Não acredito que venhas a ter grandes ganhos mas irá melhorar certamente. Se quiseres melhor transformas para motor turbo a fazer 0,5bars que ele aguenta sem mexer em internos (existe quem já tenha feito isso em Portugal e inclusive já está mais carregado ainda).
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 08:58 am por Indeciso :S »

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2015, 16:27 pm »
Obrigado pelo feedback. Esse vídeo é do teu Clio? Está de origem?

Em relação que descreveste só tenho as molas da Eibach Pro Kit. Rebaixou uns 2 cm.
Conheces alguma casa que tenhas experimentado ou ouvido falar?
Eu não tenho o conhecimento para comprar isso e montar eu.

Em relação ao material, aconselhas alguma marca ou local onde adquirir?

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2015, 19:29 pm »
Sim o vídeo é do meu clio e está de origem. O meu carro tem sido assistido na Caçoilauto.
A k-tec tem material bacano contudo tens sempre que mandar vir do UK. Mas grande parte das coisas podes tentar a sorte no OLX para arranjar material do R.S para meteres aí, segundo sei os injectores são melhores tal como a borboleta (sendo usado pelo pessoal dos Cups e tudo).

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2015, 19:59 pm »
O investimento que é preciso fazer para melhorar em condições esta versão do Clio 2, dá (ou com pouco mais) para comprar um RS ph1. Ainda por cima com o valor comercial desta versão lá nas fundezas (praticamente ao nivel das versões com o pequeno D7F), é sempre investimento em poço sem fundo.

Just saying! Cada um sabe de si e não censuro, antes pelo contrário, admiro quem faz destas versões, projectos como deve ser.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2015, 21:49 pm »
Comprar um destes em vez de comprar um com o D7F acho que é uma grande escolha. Para querer algo igual ao RS é que não vale a pena, eu tinha e tenho planeado em dar uns toques no meu a ver no que dá, mas não estou para fazer investimentos loucos.

Aliás estou a pensar em deixar este sossegado e usar no dia a dia e arranjar algo mais bruto para as brincadeiras. Se bem que o chassi do clio 2 é que ficava perfeito aliado a um bom nível de potência.

Offline S_Rain69

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2015, 09:17 am »
O investimento que é preciso fazer para melhorar em condições esta versão do Clio 2, dá (ou com pouco mais) para comprar um RS ph1. Ainda por cima com o valor comercial desta versão lá nas fundezas (praticamente ao nivel das versões com o pequeno D7F), é sempre investimento em poço sem fundo.

Just saying! Cada um sabe de si e não censuro, antes pelo contrário, admiro quem faz destas versões, projectos como deve ser.

Acredito e dou-te razão. No entanto, o pessoal anda a pedir preços astronómicos pelos R.S. Phase I. Há inclusivé Phase II mais baratos. A questão é que os Phase II mais baratos que os Phase I ainda são caros.
Quais os preços que consideras normais, para eu ir tendo "um olho no burro e outro no cigano"  :tongue: