Autor Tópico: Vibração + dificuldade em engatar 1ª e 2ª a frio.  (Lida 6603 vezes)

Offline Rufns

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Garagem : Renult Laguna I
Vibração + dificuldade em engatar 1ª e 2ª a frio.
« em: 01 de Janeiro de 2015, 13:20 pm »
Olá a todos.

Espero que me possam elucidar sobre os problemas que tenho vindo a ter recentemente com o meu carro.

Tenho um Laguna I 1.6. a GPL, de 2000 com 335000km. Nunca me deu problemas. Sempre foi extremamente fiável, com algumas reparações simples aqui e ali. Até ter uma fuga da valvulina pelo fole da transmissão.
Só reparei que estava sem valvulina quando a caixa ja fazia algum barulho. A fuga foi reparada, mas pouco tempo depois foi a embraiagem, ja com mais de 100000km, que começou a fraquejar. Primeira e segunda custavam a entrar e as mudanças patinavam por todos os lados. Levei ao mecânico que mudou o Kit de embraiagem, assim como o motor de arranque que estava prestes a morrer tb. Reparei que o Kit de embraiagem velho estava um pouco engordurado, o que devia ser da valvulina que se escapou. O volante do motor não foi substituído.

Depois desta reparação o problema com o engate da 1ª e 2ª têm vindo a piorar, principalmente a frio. Quando está frio é mesmo muito difícil engatar a segunda. O carro faz um barulho muito intenso, num tom grave, acompanhado de vibrações que se espalham por toda a carroçaria. Este barulho acontece em várias rotações ( mais grave nas 1200), mas nunca de forma constante. Quando aquece fica bem melhor. Menos vibrações, menos barulho, mais facilidade em engatar mudanças.

O motor desenvolve bem, tem força, embora ja não seja o motor de outros tempos: silencioso e suave. O que é normal, do topo dos seus 335000km.

As pistas que recolhi aqui no forum apontam para 2 coisas: ou apoio do motor, ou volante do motor. Não encontrei nenhum post que relatasse exactamente estes sintomas a acontecer ao mesmo tempo. Por isso ponho aqui a questão.

Onde poderá estar o problema?

Agradeço a vossa colaboração.

Xmarine

• Visitante
Re: Vibração + dificuldade em engatar 1ª e 2ª a frio.
« Responder #1 em: 01 de Janeiro de 2015, 20:37 pm »
Se a fuga de valvolina é pelo fole, não há razão para que ela vá parar à embraiagem.
Muito provavelmente o problema da primeira embraiagem (disco gorduroso) ainda persiste. Pode ser o retentor do veio da caixa com fuga, retentor da cambota, ou alguma fuga na parte superior do motor (cabeça, retentores das cames, tampa de válvulas...).

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2015, 21:34 pm »
A valvolina foi a indicada?

Quantos km's durou a fuga?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 01 de Janeiro de 2015, 22:12 pm »
Não terão colocado o disco de embraiagem na posição errada? É um erro frequente se não for prestada a devida atenção quando se está a fazer esta operação.

Offline Rufns

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 02 de Janeiro de 2015, 09:59 am »
Se a fuga de valvolina é pelo fole, não há razão para que ela vá parar à embraiagem.
Muito provavelmente o problema da primeira embraiagem (disco gorduroso) ainda persiste. Pode ser o retentor do veio da caixa com fuga, retentor da cambota, ou alguma fuga na parte superior do motor (cabeça, retentores das cames, tampa de válvulas...).

Ok, então o primeiro despiste está feito. Se a fuga do fole não influencia a existencia de óleo na embraiagem, vou ficar atento a alterações. Por agora a embraiagem está a portar-se bem. Tirando, claro está, o facto de a 1ª e 2ª não entrarem bem a frio.
Poderá haver alguma ligação entre os apoios do motor danificados e as mudanças custarem a entrar? As vibrações já percebi que têm ligação.

A valvolina foi a indicada?

Quantos km's durou a fuga?

Penso que tenha sido a indicada. Não fui eu que a adquiri e apliquei. Espero que os mecânicos tenham no mínimo essa atenção.
Não sei ao certo quantos km durou a fuga. Sei que comecei a ouvir ruídos na caixa e desde então devo ter andado, não querendo exagerar, uns 100km. Fui reparando ao longo de alguns dias que o barulho vinha a piorar. Devia ter parado logo o carro, bem sei.

Não terão colocado o disco de embraiagem na posição errada? É um erro frequente se não for prestada a devida atenção quando se está a fazer esta operação.

Não sei. Como posso saber se ficou bem colocado ou não? São estes os sintomas? O facto de o volante do motor não ter sido nunca mudado poderá ter influência?

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2015, 11:18 am »
O X falou de algo que pode vir a ser dor de cabeça para ti. Se a embraiagem estava cheia de óleo quase de certeza o retentor do veio da caixa está a fazer passagem. E se assim for devia ter sido mudado quando estava cá fora. Assim terás de tirar a caixa de novo para resolver o problema... Viste a caixa cá fora? Alem do disco cheio de óleo estava tudo à volta cheio de óleo tambem?? o óleo da caixa era pouco e sair por onde?? fole? retentor?? alavanca?? Não se evapora no ar... E foi feita alguma reparação na caixa??

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2015, 17:32 pm »
Se o disco for colocado ao contrario, alguns dos sintomas são barulhos e vibrações anormais.

Offline Rufns

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2015, 13:21 pm »
O X falou de algo que pode vir a ser dor de cabeça para ti. Se a embraiagem estava cheia de óleo quase de certeza o retentor do veio da caixa está a fazer passagem. E se assim for devia ter sido mudado quando estava cá fora. Assim terás de tirar a caixa de novo para resolver o problema... Viste a caixa cá fora? Alem do disco cheio de óleo estava tudo à volta cheio de óleo tambem?? o óleo da caixa era pouco e sair por onde?? fole? retentor?? alavanca?? Não se evapora no ar... E foi feita alguma reparação na caixa??

Como já tinha descrito anteriormente, a fuga era no fole. Eu não vi a caixa cá fora. Mas ao que parece todo o interior do compartimento da embraiagem estava sujo. O que posso fazer por agora é esperar por alterações no funcionamento da embraiagem causados pelo óleo, se ele ainda lá andar dentro.

Xmarine

• Visitante
« Responder #8 em: 03 de Janeiro de 2015, 14:47 pm »
Mas ao que parece todo o interior do compartimento da embraiagem estava sujo.

Como disse... a valvolina que sai do fole não costuma ir parar dentro da cloche. Provavelmente tem mesmo fuga no retentor do veio ou no retentor da cambota ;)

Offline Rufns

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2015, 15:29 pm »
Olá a todos,

Depois de mais uma semana a circular com o carro, continuo a notar vibrações intensas. E nestes dias mais frios foi pior. Ao ligar, e nos primeiros Km's, parece um motor a diesel antigo a trabalhar. Depois de rodar um bocado e depois do motor atingir a temperatura de funcionamento normal, tudo melhora. Especialmente depois de ter parado o carro por uns minutos e depois voltar a arrancar. Depois disto as vibrações quase desaparecem e as mudanças passam a entrar bastante melhor.
Posto isto, acham que o problema pode estar mais do lado dos apoios do motor, devido às vibrações a frio, que do disco de embraiagem?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2015, 16:28 pm »
O que eu acho? Acho que ganhavas mais se levasses o carro a quem te possa ver o que se passa, pois com isso assim, qualquer dia das cabo de  mais coisas no carro.
Sendo de odivelas, tens um parceiro do forum, mesmo ai ao lado, e que te pode ajudar a ver isso ;) - Vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0