Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
26 de Abril de 2026, 03:41 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»
KIT Peças de Diagnostico Clio 1.2 16v D4F
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: KIT Peças de Diagnostico Clio 1.2 16v D4F (Lida 5152 vezes)
aset
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
KIT Peças de Diagnostico Clio 1.2 16v D4F
«
em:
08 de Janeiro de 2015, 11:42 am »
Bom dia,
Estou a abrir este Tópico porque como se sabe os clios MK2 1.2 16v de 2001 a 2008 tem alguns problemas bastantes conhecidos como bobines, captor. etc...
Gostaria de da vossa ajuda para elaborar um ""KIT de diagnostico de utilizador" claro já nem conto com as ferramentas para isto.
Dou o caso porque ainda ontem o meu carro começou a falhar a bobine e já tinha trocado as velas. Após isto verifiquei que era da bobine fui comprar a mesma, dps ia até ao mecânico amigo meu para me substituir a peça, então não é que fico agarrado quando ia começa a subir uma estrada.
Tive sorte que tava perto de casa cerca de 1 km fui buscar ferramenta e troquei ali na rua e ficou a bombar.
Após isto a pensar em comprar para o meu "KIT" isto:
Sistema de ignição:
1 bobine (talvez usada desde que esteja a trabalhar)
1 captor
1 kit velas
outros sistemas:
Sensor do liquido de refrigeração
termostato.
O que sugerem mais?
Thanks!!
Registado
palex
1.0 SCe
Re: KIT Peças de Diagnostico Clio 1.2 16v D4F
«
Responder #1 em:
08 de Janeiro de 2015, 14:11 pm »
Confesso que não estou a perceber bem a mais valia deste Kit. Penso que seria bem mais interessante é saber como diagnosticar e despistar potenciais problemas.
Pelo menos as peças que inumeras, são peças que cosidero caras para ter só como peças auxilares para diagnostico. E acho também pouco provavel de serem capazes de te auxiliar a desenrascar em alguma situação ( Tirando a bobine e velas que até é simples de substituir na hora, o resto já não é assim tão facil)
No entanto posso partilhar, dos problemas que ja tive, como diagnostiquei as situações.
- Captor: No meu caso o motor de arranque nem dava sinal, Retirei o captor e simplesmente limpei a peça.
- Bobine: Motor instável/irregular. No meu caso para verificar se era bobine ou velas, retirei os cachimbos um a um e verifiquei se havia grande alteração no trabalhar do motor. Aproximar o cachimbo de algum ponto de massa e verificar se a descarga também é irregular (ATENÇÂO com este teste para não se apanhar nenhum descarga no pelo
). No meu caso deu para ver que um dos cachimbos/cabo já não era muito regular.
-Velas: Motor instável. Fazer o teste de retirar o cachimbo e verificar em qual dos cilindros se nota menos variação do motor. Ou então retirar mesmo as velas e verificar o estado delas.
Registado
aset
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
08 de Janeiro de 2015, 15:10 pm »
Hehehehe sem duvida que tens razão. No entanto penso no sentido em me desenrascar numa viagem grande tipo 2000 km com a troca de sensores simples
caso aconteça algo
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #3 em:
08 de Janeiro de 2015, 16:59 pm »
Bem acho um pouco estranho fazer esse tipo de kit, apesar de as bobines dar problemas tambem não vais andar a trocar de bobine de 10 em 10mil kms. Quanto ao captor o meu deu uma vez problemas limpei e nunca mais deu problemas
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #4 em:
08 de Janeiro de 2015, 19:20 pm »
Eu tenho o meu à 11 anos e nunca deu problema no captor pms, e bobines já levou umas 2 para ai e sensores, ate agora ainda são os de origem, por isso tal como já foi dito é um investimento demasiado grande para a frequência em que é utilizado.
É bem mais útil, uma boa caixa de ferramentas, um multÃmetro, um kit de lâmpadas e fusÃveis
Registado
aset
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
04 de Maio de 2015, 21:13 pm »
Mas lá está, tento em conta que já tens um multimetro um kit de lampadas, se tivesses esses tais sensores, na altura de avaria já conseguias fazer o diagnostico rapidamente.
«
Última modificação: 04 de Maio de 2015, 21:54 pm por Tony do atrelado
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #6 em:
04 de Maio de 2015, 21:56 pm »
Lol. andar com sensores de temperatura de reserva para quê? seria muito mais útil, uma maquina de diagnóstico
por acaso ate tenho um ELM, e que está sempre em casa, só o uso se for realmente preciso, nunca anda comigo
Alem disso, há coisas simples mas que não se podem fazer assim a meio de uma viagem, por exemplo trocar um termostato, ou coisa do género, iria implicar o sangramento do circuito de refrigeração, e ai ias precisar de ter um garrafão de liquido anti congelante, ou agua destilada, etc, resumindo, tinhas que andar com uma oficina atrás de ti.
«
Última modificação: 04 de Maio de 2015, 22:00 pm por Tony do atrelado
»
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #7 em:
04 de Maio de 2015, 22:05 pm »
Não me parece que seja necessário tanta preocupação. Tenho um Scenic 1.4 16v que ao que parece tem uma assombração da parte de todos os entendidos (alguns fazem parecer) de Renaults, essa assombração é precisamente as bobines de ignição. Devo dizer que em 15 anos que o tenho nunca se trocou nenhuma. O captor por acaso deu sinal à pouco tempo, no entanto limpei e ficou bom.
O meu clio já deu cabe de tanta coisa e nunca me deixou a pé (tirando de quando bati com ele mas não interessa xD )
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
Xmarine
Visitante
«
Responder #8 em:
04 de Maio de 2015, 22:28 pm »
É mais facil comprar um carro suplente para tirar peças para testar quando avariar alguma. Depois pedes ao Tony do Atrelado para te montar um engate de reboque no carro e andas com o carro suplente atrás do teu para tirar as peças quando avariar algo...
Queres fazer diagnosticos ao carro, compra uma máquina de diagnóstico, um multÃmetro, busca polos e uma caixa de ferramentas e algum conhecimento mecânica/electrónica auto.
Ou então vai a uma oficina... que se calhar é esse o motivo da sua existência...
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #9 em:
04 de Maio de 2015, 22:58 pm »
uma coisa que deve de estar sempre à mão é o nº da assistência em viagem
a gente sai numa boa e nunca sabe quando é que pode precisar
Registado
Imprimir