Autor Tópico: Portagens nas SCUT  (Lida 173017 vezes)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Portagens nas SCUT
« Responder #195 em: 14 de Outubro de 2011, 16:09 pm »
Mas não acaba aqui. O método de cobrança nas scut, vai ser exportado para outras vias...
Citação de: Portal de Alverca
(13-10-2011)

Lanços da A3 e A4 poderão ser os primeiros a ser pagos, mas em cima da mesa está ainda a possibilidade de iniciar a cobrança na A1, entre Sacavém e Alverca, ou entre a Ponte 25 de Abril e o Fogueteiro.

O Executivo está a ponderar o arranque da cobrança de portagens num conjunto de troços da rede viária existente de forma a aumentar a aumentar as receitas da Estradas de Portugal (EP), a qual, segundo disse o ministro da Economia na semana passada no parlamento, atingirá em 2030 uma dívida de 14 mil milhões de euros.

De acordo com a edição de hoje do Público, os troços das auto-estradas que ligam o Porto a Valença (A3) – entre Águas Santas e Maia – e a Amarante (A4) – entre Águas Santas e Ermesinde deverão ser os primeiros a ser portajados.

A possibilidade de introdução de portagens nestes troços está inclusivamente prevista no contrato de concessão assinado entre o Estado e a Brisa no final de 2008, documento que prevê ainda que a partir de 2012 as tarifas da concessão Brisa possam aumentar até 100% do Índice de Preços ao Consumidor e não 90%. Esses 10 pontos percentuais extra seriam divididos entre a EP (8,5 pp) e a concessionária (1,5 pp).

Além destes, refere o jornal, o Executivo irá ainda ponderar a cobrança noutros troços que ainda não estejam previstos nos contratos. É o caso dos sublanços entre Sacavém e Alverca (na A1) ou entre a Ponte 25 de Abril e o Fogueteiro.

Por determinação do secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, a EP foi encarregue de fazer um levantamento dos troços de auto-estrada onde poderiam ser introduzidas portagens, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de nas novas subconcessões haver mais troços pagos do que estava inicialmente previsto.

Hoje o conselho de ministros vai aprovar o decreto-lei que determina a introdução de portagens nas SCUT do Algarve, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Interior Norte, medida que vai permitir à EP arrecadar receitas de 190 milhões de euros em 2012.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #196 em: 14 de Outubro de 2011, 16:13 pm »
Epah, se é pra pagar que seja só depois do final do mês, deixem-me ir de férias e apanhar as SCUTs lá de cima ainda à borla.... É que sem SCUTs o google diz-me que em vez de 1:30 levo 3:50, é um bocadinho diferente... Mas com certeza isto será considerada uma alternativa perfeitamente válida à SCUT, sem duvida nenhuma... :assobio: :assobio:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #197 em: 14 de Outubro de 2011, 16:20 pm »
terra batida...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #198 em: 14 de Outubro de 2011, 16:21 pm »
Lá vamos nós voltar aos tempos em que fazer uma viagem Faro-Lisboa demorava 5h... Mas enfim se é assim que querem é assim que será.
Ainda hoje estavam a dizer nas notícias que a circulação automóvel nas SCUTs do norte caiu 30%, continuem com as espertezas que a malta deixa de circular de vez nas AE. Aí sim vão ter um buraco nas contas da EP.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #199 em: 14 de Outubro de 2011, 16:24 pm »
Muita gente está a deixar de utilizar AE, e outras a encostarem os carros pelo preço da gasolina. Isto está a ficar giro.
E agora em algumas SCUTS lembraram-se de colocar radar também.

Offline sHinta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II 1.2 16v
« Responder #200 em: 14 de Outubro de 2011, 16:57 pm »
Pelo o andar da carruagem ainda vamos ter que pagar para andar nas Nacionais :P
Renault clio I 1.2 | 94

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #201 em: 14 de Outubro de 2011, 17:01 pm »
Já esteve mais longe, e não fales alto senão ainda é mais depressa do que se pensa :D

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
« Responder #202 em: 14 de Outubro de 2011, 17:07 pm »
Lá vamos nós voltar aos tempos em que fazer uma viagem Faro-Lisboa demorava 5h... Mas enfim se é assim que querem é assim que será.
Ainda hoje estavam a dizer nas notícias que a circulação automóvel nas SCUTs do norte caiu 30%, continuem com as espertezas que a malta deixa de circular de vez nas AE. Aí sim vão ter um buraco nas contas da EP.

Amigo, aqui à uns bons anos pra mais de 20 à vontade, num dia 1 de Agosto levei com os meus pais 11h!!! de Oeiras a Portimão!!!!!
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #203 em: 14 de Outubro de 2011, 19:58 pm »
Muita gente está a deixar de utilizar AE, e outras a encostarem os carros pelo preço da gasolina. Isto está a ficar giro.
E agora em algumas SCUTS lembraram-se de colocar radar também.

è prática comum enfiar o radar na SCUT pelo menos aqui na A28, e acho que também já o vi na A25....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline sHinta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II 1.2 16v
« Responder #204 em: 18 de Outubro de 2011, 11:14 am »

Fiscais das concessionárias com poderes acrescidos
Condutores podem ser parados em plena auto-estrada e obrigados a pagar portagem

Os agentes representantes das concessionárias e subconcessionárias vão ter poderes acrescidos nos actos de fiscalização e cobrança de portagens. Já não se limitam a levantar autos de noticia, mas ficam habilitados a poder parar o transito, com a ajuda de policia, "tendo em vista o pagamento imediato do valor da taxa de portagem devida e dos custos administrativos associados".

Na proposta de Orçamento do Estado para 2012 há alterações à lei que estabelece o regime sancionatório aplicável às transgressões ocorridas em estradas sujeitas ao regime de portagem, e que assumem particular relevância num quadro de introdução de portagens em todas as scut, sem a existência de barreiras físicas onde efectuar pagamentos de portagem.

Com o regime actualmente em vigor, os fiscais das subconcessionárias poderiam interromper a marcha do veículo e levantar uma contra-ordenação. Agora passam a poder cobrar no momento o valor da taxa devida, “e dos custos administrativos associados”. Se o condutor se recusar a pagar, o fiscal lavra, então, “o correspondente auto de notícia”.

Na semana passada a Estradas de Portugal indicou ter emitido 1,38 milhões de notificações por incumprimento de pagamento na passagem pelos pórticos das três antigas scut do Norte, só entre os períodos de 15 de Outubro de 2010 e Agosto desde ano. Já em Julho foi assinado um protocolo com a Direcção-Geral de Impostos (DGCI) que assumiu a cobrança coerciva das dívidas dos utentes que não procedem ao pagamento das taxas de portagem nas infra-estruturas rodoviárias.

O produto das coimas reverterá em 40% para o Estado, 35% para a DGCI, 10% para o InIR – Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias e 15% para “as concessionárias, subconcessionárias, entidades de cobrança das taxas de portagem e entidades gestoras de sistemas electrónicos de cobrança de portagens”, lê-se na proposta de OE.

Noticia tirada do Público
Renault clio I 1.2 | 94

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #205 em: 18 de Outubro de 2011, 11:29 am »
Atenção na A23 na zona de Castelo Branco que agora andam com a mania de la deixar o radar sozinho...

Tambem ja tratei da isenção, 10 passagens tambem :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline miguelbreakdci

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: oeiras
  • Garagem : megane II break fase II
« Responder #206 em: 18 de Outubro de 2011, 13:03 pm »
desculpem lá mas eu acho que só tem é que pagar!! se eu moro em oeiras e vou a cascais ou a lisboa tenho que pagar, porque é que um morador do algarve ou qualquer outro ponto de portugal vai ter auto estrada de borla!! não venhão com a historia de que uma scut não é auto estrada!!a crel tambem é de cimento e é paga ha muitos anos!!

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
« Responder #207 em: 18 de Outubro de 2011, 13:13 pm »
desculpem lá mas eu acho que só tem é que pagar!! se eu moro em oeiras e vou a cascais ou a lisboa tenho que pagar, porque é que um morador do algarve ou qualquer outro ponto de portugal vai ter auto estrada de borla!! não venhão com a historia de que uma scut não é auto estrada!!a crel tambem é de cimento e é paga ha muitos anos!!

Embora esteja a residir na zona Norte, sou de Lisboa e gostaria de chamar a atenção para todos em geral de que o erro já está feito.
Agora o único remédio é pagar, o grande problema foi estas estradas serem construídas da maneira que foram com características de auto-estrada.
Vejam o exemplo do reino unido, so existe autoestradas a volta de Londres, mal te afastas uns 100Km de Londres, acabou, passas a ter estradas principais que tanto podem ter 2 faixas, como podem ter 1 faixa, como te pode aparecer uma rotunda a qualquer momento.... mas as coisas funcionam e sem portagem.... circula-se bem o transito escoa sem problemas e não se paga nada....
O que está errado é estas malditas concessões e estes contratos milionários. Vejam quem administra estas empresas das concessões e depois digam-me qualquer coisa...
Quando descobrirem que é tudo ex-ministros e companhias...... depois falamos!!!!!
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
« Responder #208 em: 18 de Outubro de 2011, 15:16 pm »

Pois mas em Lisboa tens "N" alternativas que não são estradas nacionais perigosas como por exemplo no Algarve, que a única alternativa e a N125, e sabemos bem as condições dessa estrada. Para não falar dos dinheiros que foram usados para construir algumas dessas scuts. A Via do Infante a ser taxada em que sentido é bom para nós? já se vê no Norte que o tráfego Espanhol já diminui cerca de 40%, o aeroporto Sá Carneiro já perdeu quase 100 000 passageiros. Em que sentido essas medidas ajudam a nossa economia ao estarmos a taxar quem vem cá gastar dinheiro??

Eu não sou afectado, mas acho uma chulisse, e uma falta de respeito para com as pessoas que ja estão a ser severamente castigadas por quem não soube gerir o nosso dinheiro, sim porque as scuts é só mais uma maneira de nos virem ao bolso nada mais.

So mais um ponto, é ter em conta quem ganha o mal e tem obrigatoriamente de se deslocar de carro por falta de alternativas, alternativas essas que em Lisboa por exemplo tens. É só menos uns alimentos que entram em casa para muita gente.

Penso eu que apesar de serem estradas com características de AE, foram construídas para facilitar e retirar o tráfego dentro das localidades...e não para servir de mais um meio para encher o cu a gulosos. É se calhar o mesmo que se lembrarem de taxar a IC19, IC17, etc, que afim ao cabo também são estradas com características de AE, separador central 2 ou mais faixas, protecções...

Offline miguelbreakdci

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: oeiras
  • Garagem : megane II break fase II
« Responder #209 em: 18 de Outubro de 2011, 20:33 pm »
qual é a alternativa a A5??? marginal?? a nacional 125 é perigosa, e a marginal não? quanto a ic 19, não vão poder por portagens porque foi feita onde antigamente havia a estrada nacional sintra/ranholas lisboa!no algarve são menos uns alimentos que entram em algumas casas para pagar portagens e em oeiras não??já deviam era ser pagas ha muito tempo.tambem pago portagens na minha zona!!