Autor Tópico: Duvidas Clio IV  (Lida 4041 vezes)

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
Duvidas Clio IV
« em: 13 de Fevereiro de 2015, 10:29 am »
Bom dia! Adquiri recentemente um clio IV dynamique s dci 90 cv e devo dizer que sou bastante novato nisto e gostava de colocar umas perguntas.

1 - Ao manejar o carro a embreagem e um bocado perra. Nao e suave e sente-se quer ao arrancar quer a mudar de marcha. Sera falta de lubrificação? O carro tem poucos quilometros e provavelmente esteve algum tempo parado no stand.

2 - qual a rotação minima para que o motor esteja normal? É que aparece a luz de mudança de marcha sempre que chego as 2000 rpm e desce sempre para as 1000, 1100 mas sinto um ligeiro vibrar no motor. Apenas me manda reduzir quando baixo das 1000. Certamente n será normal quando o carro me manda colocar a quinta a 1000 rpm. Pelo que reparei, ele sente se confortavel das 1400 para cima, confirma se?

3 - este carro tem turbo? A partir das 2000 rpm sinto um boost do motor bem como um roncar maior. Presumo que seja um turbo.

Obrigado e desculpem qualquer erro e repetição  :grin:

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
Re: Duvidas Clio IV
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2015, 10:32 am »
Ah e mais uma coisa. Sei que este motor possui velas de pre aquecimento onde aparece uma luz  amarela com dois circulos abeira do ponteiro do combustível que indica que estao a aquecer o motor ou isso. Isso activa se ao meter o cartao? Ou preciso de dar start ao carro?

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2015, 11:34 am »
Quanto a embraiagem andei com um a pouco tempo e nao notei perra a embraiagem. Quanto ao turbo, sim tem turbo.

Offline anita89

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Luxemburgo
  • Garagem : Clio IV RS , Pontiac Firebird, Mercedes E220
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2015, 12:23 pm »
Embraiagem e super mole... Da a sensacao que esta alguma coisa partida mesmo  :laugh: Luz que acende onde esta o ponteiro de combustivel nunca me apareceu... Quando esta Frio ha Uma Luz azul do lado esquerdo... as rotacoes no teu nao estao muito correctas mas depende da conducao porque quando vais a 55km/h sempre no mesmo piso sem subir ou descer ele pede a 5a... Turbo normalmente so apartir das 3000rpm... Atencao o meu é um tce por isso deve haver algumas diferencas  :smiley:

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2015, 14:18 pm »
Obrigado pelas respostas! Vou deixar andar e ver se a embreagem vai ao sitio.. O meu a 55 por hora esta em 3 e nem a quarta pede  :laugh:  Mas como disse, acho estranho o carro mandar me subir uma e quando o faço vejo claramente que o motor fica sobre um pequeno stress o que certamente nao sera bom  :sad:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2015, 19:54 pm »
Essa é uma das alturas que se deve colocar a questão, quem é que sabe conduzir? o carro, ou o condutor?
Se fosse eu, barimbava-me para isso, e trocava as mudanças quando eu achasse conveniente e não quando o carro acha que deve ser colocada a mudança, por alguma razão eu não gosto das caixas auto :assobio:

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2015, 13:03 pm »
Sim, o condutor é que saberá melhor como conduzir  :laugh:

Fui a renault e falei da embreagem perra porque andei ontem durante meia hora na cidade com um bocado de transito e recorri um bom bocado a caixa durante o trajeto e tenho a dizer que foi uma frustração total conduzir com a embreagem quase a subir aos "solavancos". Não é uma transição suave e progressiva mas sim aos bocados, o que muitas vezes faz com que ao arrancar nem sempre seja facil e ao mudar a marcha nem sempre consigo faze-lo sem que haja aquela pancadita na transmissão ao engatar. Foi-me dito que poderia se tratar da bomba da embreagem ou bombito e que com os poucos km que o carro tinha (5000 e tal) seria estranho se passar algo. Entao pediram para andar um bocado com o carro para ver mas o problema é que continua.. A unica vez que possa ser suave e com o carro desligado e dps de estar parado um bocado de tempo.. 

Peço desculpa pela lenght da pergunta  :rolleyes: Mas não me deixa de nada contente esta situaçao!

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2015, 22:00 pm »
Isso da embraiagem realmente não é normal.
Quanto a questões de turbo sente-se por volta das 1.750 ele a entrar.
O carro gere as trocas de mudança consoante a pressão exercida no acelerador, se fores a fundo a esgotar mudanças ele manda trocar para a próxima quando chega à potência máxima.

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2015, 13:39 pm »
Muito obrigado a todos  :grin: